Nova Itapirema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nova Itapirema
  Distrito do Brasil  
Estado  São Paulo
Município Nova Aliança
Criado em 1908
População (2010)
 - Total 1 320

Nova Itapirema é um distrito do município brasileiro de Nova Aliança, no interior do estado de São Paulo[1].

História[editar | editar código-fonte]

O distrito ao longo dos anos já teve três sedes diferentes. Foi criado no ano de 1901 como distrito policial de São Sebastião da Fartura, no povoado de mesmo nome no município de São José do Rio Preto. Em 1906 a sede do distrito policial foi transferida para o povoado de Santo Antônio de Monte Belo, mas mantendo a denominação de São Sebastião da Fartura. No ano de 1908 é criado o distrito de paz com a denominação de Itapirema[2], mas com a sede no povoado de São Sebastião da Fartura. Sendo assim esse povoado assume a denominação de Itapirema, e o povoado de Santo Antônio de Monte Belo continua sede de distrito policial, só que com o nome simplificado para Monte Belo.

Por ser localizado em local insalubre Itapirema não se desenvolveu ao passo que Monte Belo, melhor localizada, se desenvolvia cada vez mais, sendo por isso a sede do distrito transferida para Monte Belo[3] no ano de 1923, mas o distrito manteve a denominação de Itapirema. Ao mesmo tempo é fundado um novo patrimônio com a denominação de Nova Itapirema, que é elevado a distrito policial em 1930. No ano de 1935 a sede do distrito mais uma vez é transferida, desta vez para Nova Itapirema, assumindo essa denominação até os dias atuais. Pelo Decreto-Lei 14334 de 30/11/1944 o distrito de Nova Itapirema é transferido do município de São José do Rio Preto para o recém criado município de Nova Aliança.

Atualmente é formado pela vila de Nova Itapirema (sede do distrito) e pelo povoado de Monte Belo (antiga sede). O povoado original de São Sebastião de Fartura já não existe mais.

Pedido de emancipação[editar | editar código-fonte]

O distrito tentou emancipar-se e ser transformado em município no ano de 1963[4], mas não obteve êxito.

Comunicações[editar | editar código-fonte]

O distrito era atendido pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP)[5]. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica[6], sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo[7] para suas operações de telefonia fixa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.