Os Meninos da Rua Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Os Meninos da Rua Paulo (desambiguação).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Paul Street Boys
A Pál utcai fiúk
Os Meninos da Rua Paulo (BR)
Autor(es) Ferenc Molnár
Idioma húngaro
País  Hungria
Género drama e comédia
Linha temporal 1889
Localização espacial Hungria
Lançamento 1907
Edição brasileira
Tradução Paulo Rónai
Editora Saraiva
Lançamento 1952

Os Meninos da Rua Paulo (em húngaro A Pál utcai fiúk) é uma novela juvenil escrita pelo jornalista e escritor húngaro Ferenc Molnár, publicada pela primeira vez em 1907. É considerado o livro húngaro mais conhecido ao redor do mundo, tendo sido adaptado para o cinema em diversas línguas. Também alveja o público adulto para denunciar a falta de espaço para jovens na sociedade, e a violência psicológica que os meninos sofreram pelo "sistema de guerra" vivido no contexto histórico.

A popularidade internacional se intensificou por ser uma história não só metafórica em relação a transição a vida adulta, como também por ser considerada uma narrativa que poderia ter acontecido em qualquer lugar do mundo. Foi traduzido para o português por Paulo Rónai.

No Brasil, a edição da Coleção Saraiva é a que deu mais visibilidade para o livro. Em 2005, a editora Cosac Naify relançou a obra. Posteriormente, em 2017, a Companhia das Letras, após comprar os direitos da Cosac, reeditou a obra[1].

Legado[editar | editar código-fonte]

Escultura dos Meninos da Rua Paulo em Budapeste, de Szanyi Péter
  • O livro tem sido considerado o mais conhecido livro húngaro através do mundo. Foi traduzido para várias línguas e em diversos países tem sido recomendado nas escolas. Ernesto Nemecsek tem estado no ranking dos heróis da literatura juvenil, tais como Oliver Twist, Tom Sawyer e Huckleberry Finn.
  • Constantemente a história tem sido transformada em peça.
  • O livro foi inspiração para a banda Ira! no álbum e música de mesmo título.
  • A história foi adaptada para o teatro em 1992, no Brasil, com enorme sucesso. No elenco, atores como Selton Mello, Marcelo Serrado, Oberdan Junior e Michel Bercovith, entre outros. Houve uma montagem teatral, no começo dos anos 70, em São Paulo.
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «OS MENINOS DA RUA PAULO - - Grupo Companhia das Letras». www.companhiadasletras.com.br. Consultado em 19 de julho de 2017