Palácio de Haga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Palácio de Haga

O Palácio de Haga (Haga slott em sueco), também conhecido como Pavilhão da Rainha, está localizado em Hagaparken, Solna, Estocolmo, Suécia. Foi construído entre 1802 e 1804 para Gustavo IV Adolfo, pelo arquiteto Carl Christoffer Gjörwell.[1][2]

O atual rei da Suécia, Carlos XVI Gustavo, e suas irmãs nasceram no Palácio de Haga. Depois da morte do Príncipe Gustavo Adolfo, Duque de Västerbotten, em 1947, a família real mudou-se para o Palácio Real de Estocolmo. Em 1966, Gustavo VI Adolfo permitiu que o Governo da Suécia usasse o palácio para acomodar seus convidados.

Em 19 de Junho de 2010 após seu casamento, a Princesa Vitória e o seu consorte Daniel mudaram-se para o Palácio de Haga.

Fotos históricas[editar | editar código-fonte]

Piso representativo do governo[editar | editar código-fonte]

Reversão de contorno real em 1966 para o governo do rei Gustavo VI Adolfo, o palácio foi usado como uma casa de hóspedes para convidados, como durante as visitas de estado ou como o rei disse: como uma residência para pessoas de destaque do exterior, que os hóspedes do governo ou caso contrário deve beneficiar desta residência. Em relação à renovado ala direita do palácio ficou com uma nova tarefa para a arte e mobiliário foram movidos do extinto Utrikesministerhotellet na Península de Blasieholmen de Estocolmo.

Moradia para os Principes Vitoria e Daniel[editar | editar código-fonte]

A Princesa Vitória e Daniel na carruagem real.

Em 23 de abril de 2009, o primeiro-ministro anunciou que o direito à disposição (dispositionsrätten) do Palácio de Haga seria atribuído à família real, passando assim o referido palácio a ser a residência oficial da Vitória, Princesa Herdeira da Suécia. [3]

Referências

  1. Ernby, Birgitta; Martin Gellerstam, Sven-Göran Malmgren, Per Axelsson, Thomas Fehrm (2001). «Hagaparken». Norstedts första svenska ordbok (em sueco) (Estocolmo: Norstedts ordbok). p. 232. ISBN 91-7227-186-8. 
  2. «Haga». Norstedts uppslagsbok (em sueco) (Estocolmo: Norstedts). 2007-2008. p. 470-471. ISBN 9789113017136. 
  3. «Haga slott» (em sueco). Casa Real da Suécia. Consultado em 12 de dezembro de 2015.