Margarida da Suécia (1934)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outras pessoas de mesmo nome, veja Margarida da Suécia.
Margarida
Princesa da Suécia e Sra. Ambler
Margarida da Suécia (1934)
Nascimento 31 de outubro de 1934 (89 anos)
  Palácio de Haga, Solna, Suécia
Nome completo Margarida Desidéria Vitória
Marido John Ambler
Descendência Sibila Luísa Ambler
Carlos Eduardo Ambler
Jaime Patrício Ambler
Casa Bernadotte
Pai Gustavo Adolfo, Duque da Bótnia Ocidental
Mãe Sibila de Saxe-Coburgo-Gota

Margarida Desidéria Vitória (Solna, 31 de outubro de 1934) é uma princesa sueca e a irmã mais velha do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia. Ela é filha do príncipe Gustavo Adolfo, Duque da Bótnia Ocidental, e sua esposa a princesa Sibila de Saxe-Coburgo-Gota.

Vida e casamento[editar | editar código-fonte]

Nos anos 1950, Margarida teve um relacionamento com Robin Douglas-Home, um aristocrata escocês. Robin foi até à Suécia para visitar Margarida, mas os dois nunca se casaram. Houve especulação na imprensa de que a separação deveu-se ao facto de a princesa Sibila ter proibido a união,[1] mas a ama da princesa Margarida, Ingrid Björnberg afirmou categoricamente nas suas memórias que a separação entre os dois se deveu ao facto de Margarida não querer ficar noiva de Douglas-Home.[2]

Margarida conheceu o seu futuro marido, o plebeu John Ambler, num jantar de gala no Reino Unido em 1963. No dia 28 de fevereiro de 1964 foi anunciado o noivado da princesa Margarida com o cidadão britânico John Kenneth Ambler, filho do capitão Charles Ambler e da sua esposa Louise Gwendolen Cullen. Casaram-se no dia 30 de Junho de 1964, na Igreja de Gärdslösa, na ilha de Öland. Como resultado do seu casamento morganático, Margarida perdeu o seu estilo de "Alteza Real" e passou a ser referida como princesa Margarida, senhora Ambler.

Com o seu casamento, a princesa Margarida pôs fim à sua vida pública, uma vez que se mudou para o Reino Unido. Vive uma vida anónima e não participa em nenhum evento público em nome da família real.

Margarida e o marido acabaram por se separar, embora nunca se tenham divorciado.[3]

Referências

  1. The Princess & the Pianist". Time. 1957-20-05. http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,809494,00.html. Retrieved 2009-04-25.
  2. Björnberg, Ingrid. 1975. Dagbok från Haga och Stockholms slott. Stockholm: Bonniers. p 163
  3. Expressen 16 September 2004

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Margarida da Suécia (1934)