Giovanni Paolo Pannini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pannini)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Giovanni Paolo Pannini
Nascimento 17 de junho de 1691
Placência
Morte 21 de outubro de 1765 (74 anos)
Roma
Cidadania Itália
Ocupação pintor, arquiteto

Giovanni Paolo Pannini (Placência, 17 de junho de 1691Roma, 21 de outubro de 1765) foi um pintor e arquiteto italiano, mais conhecido pelas veduta, pinturas de vistas de locais ou cidades.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Quando jovem, Pannini foi aprendiz de cenógrafo em Piacenza. Em 1711, mudou-se para Roma, onde estudou desenho com Benedetto Luti e ficou famoso como decorador de palácios, incluindo Villa Patrizia (17181725) e o Palazzo De Carolis (1720). Como pintor, é mais conhecido por suas vistas de Roma, que demonstravam especial interesse pelas antiguidades da cidade. Seus trabalhos mais famosos são as imagens do interior do Panteão e suas veduta, galerias de pinturas de vistas da cidade de Roma.

Em 1719, foi admitido na Congregazione dei Virtuosi al Pantheon. Ensinou em Roma, na Academia de São Lucas, a guilda dos pintores, e na Académie de France onde influenciou Jean-Honoré Fragonard. Seu estilo influenciou ainda vários pintores como Canaletto e Bernardo Bellotto, que supriram o desejo dos visitantes por pinturas que descreviam os cartões-postais romanos.

Portal A Wikipédia possui o(s) portal(is):
Portal da Arte