Parque Nacional da Floresta Petrificada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parque Nacional da Floresta Petrificada
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Parque Nacional da Floresta Petrificada
The Tepees
Localização
País Estados Unidos
Estado Arizona
Condados Apache e Navajo
Localidade mais próxima Holbrook
Dados
Área 895,94 km²
Criação 9 de dezembro de 1962 (61 anos)
Visitantes 644 922 (em 2018)
Gestão Serviço Nacional de Parques
Sítio oficial http://www.nps.gov/pefo/index.htm
Coordenadas 35° 05' 17" N 109° 48' 23" O

O Parque Nacional da Floresta Petrificada (em inglês: Petrified Forest National Park), é um parque nacional estadunidense localizado no estado do Arizona, nos condados de Apache e Navajo. A cidade mais próxima ao parque é Holbrook.

Nomeado por seus grandes depósitos de madeira petrificada, o parque abrange cerca de 346 milhas quadradas (900 quilômetros quadrados).[1] A sede do parque é de cerca de 26 milhas (42 km) a leste de Holbrook. O local, cuja parte norte se estende até o Deserto Pintado, foi declarado monumento nacional em 1906 e parque nacional em 1962. O parque recebeu 644 922 visitantes recreativos em 2018.[2]

Com uma altitude média de cerca de 1 600 m, o parque tem um clima seco e ventoso com temperaturas que variam de máximas de verão de cerca de 100 °F (38 °C) a baixas de inverno bem abaixo de zero. Mais de 400 espécies de plantas, são encontradas no parque. A fauna inclui animais maiores, como coiotes e linces, muitos animais menores, como ratos, veados, cobras, lagartos, sete tipos de anfíbios e mais de 200 espécies de pássaros, alguns dos quais são residentes permanentes e muitos dos quais são migratório. Cerca de um terço do parque é designado como deserto - 50 260 acres (79 sq mi; 203 km2).[3]

Interstate 40 and U.S. Route 180 connect to the main park road, which runs between the park's north and south entrances and provides access to its main viewing points, trails, and public buildings.
Mapa do parque

A Floresta Petrificada é conhecida por seus fósseis, especialmente árvores caídas que viveram na Época do Triássico Superior, há cerca de 225 milhões de anos. Há cerca de 60 milhões de anos, o Planalto do Colorado, do qual o parque faz parte, foi empurrado para cima por forças tectônicas e exposto ao aumento da erosão. Além de troncos petrificados, os fósseis encontrados no parque incluem samambaias do Triássico Superior, cicadáceas, ginkgoes e muitas outras plantas, bem como fauna, incluindo répteis gigantes chamados phytossauros, grandes anfíbios e primeiros dinossauros. Os paleontólogos têm desenterrado e estudado os fósseis do parque desde o início do século XX.

Os primeiros habitantes humanos do parque chegaram há pelo menos 8000 anos. Há cerca de 2000 anos era cultivando milho na área e logo em seguida foram construídas fossas na região que se tornaria o parque. Os habitantes posteriores construíram moradias acima do solo chamadas pueblos. Embora uma mudança no clima tenha feito com que o último pueblos do parque fosse abandonado por volta de 1400, mais de 600 sítios arqueológicos, incluindo pinturas rupestres, foram descobertos no parque. No século XVI, exploradores espanhóis visitaram a área e, em meados do século XIX, uma equipe dos EUA pesquisou uma rota leste-oeste através da área onde o parque agora está localizado e notou a madeira petrificada. Mais tarde, estradas e uma ferrovia seguiram rotas semelhantes e deram origem ao turismo e, antes que o parque fosse protegido, à remoção em grande escala de fósseis. O roubo de madeira petrificada continua sendo um problema no século XXI.

Panorama of prairie covered with short brown and yellow grasses. Hills rise in the distance, and a large cloud shadow darkens a small part of the prairie.
Panorama da pradaria perto de Dry Wash na seção sul do parque. A vista é para o leste, perto da estrada principal do parque. A área escura no chão à direita é uma sombra de nuvem.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. "Park Acreage Reports (1997 – Last Calendar/Fiscal Year)" (PDF)
  2. «Stats Report Viewer». irma.nps.gov. Consultado em 24 de junho de 2021 
  3. «Wilderness.net - Petrified Forest National Wilderness Area - General Information». web.archive.org. 18 de maio de 2013. Consultado em 8 de dezembro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.