Parque Nacional das Ilhas do Canal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Parque Nacional das Ilhas do Canal
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Localização nos Estados Unidos.
Localização Condado de Santa Bárbara e Condado de Ventura
 Califórnia
 Estados Unidos
Dados
Área 249 353,77 acres (km²)
Criação 5 de março de 1980 (41 anos)
Visitantes 537 716 (em 2004)
Gestão Serviço Nacional de Parques
Coordenadas 34° 0' 30" N 119° 25' O

O Parque Nacional das Ilhas do Canal (em inglês: Channel Islands National Park) é um parque nacional composto por cinco das oito ilhas constituintes do arquipélago das Ilhas do Canal, situadas ao largo da costa da Califórnia, Estados Unidos.

As ilhas que pertencem ao parque situam-se na zona compreendida entre Point Conception (perto de Santa Barbara) e o norte de Los Angeles. A sede do parque, assim como o Visitor's Center (centro de visitantes) localizam-se em Ventura.

História[editar | editar código-fonte]

A zona adquiriu o estatuto de "monumento nacional" a 26 de Abril de 1938, tendo sido considerada uma reserva natural em 1976. A promoção a parque nacional ocorreu a 5 de Março de 1980.

O parque possui diversas espécies de relevância nacional e internacional, sendo mais de duas mil espécies de plantas e animais endémicas. Das espécies animais endémicas, apenas quatro são mamíferos; cento e quarenta e cinco espécies são únicas no mundo. O rato veadeiro (Peromyscus maniculatus) é conhecido por ser portador de um tipo de hantavírus (sin nombre). Outras espécies animais presentes no parque incluem:

O parque é zona de passagem de algumas espécies de baleia, como a baleia azul e a baleia cinzenta do Pacífico.

Presença humana[editar | editar código-fonte]

São conhecidos vestígios arqueológicos e culturais com mais de dez mil anos. Embora próximas da costa californiana, as ilhas encontram-se relativamente isoladas e mantiveram-se subdesenvolvidas.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O parque estende-se por uma área de 1010 km², metade da qual é marítima. Inclui as ilhas:

  • San Miguel (38 km²)
  • Santa Rosa (214 km²)
  • Anacapa (2,8 km²)
  • Santa Barbara (2,6 km²)
  • Santa Cruz (245 km²), em que 76% da área é posse da Nature Conservancy e 24% pelo Serviço do Parque Nacional dos Estados Unidos.

Recreação[editar | editar código-fonte]

Cerca de trezentas mil pessoas visitam o centro de visitantes do parque em Ventura por ano. O número anual de visitantes das ilhas é mais baixo, cerca de trinta mil. Cerca de sessenta mil pessoas entram exclusivamente na zona marítima do parque por ano.

Durante o Inverno e a Primavera é possível avistar a baleia cinzenta do Pacífico, assim como apreciar a floração nas ilhas. As condições climatéricas da região, aliadas a águas transparentes, tornam o local muito apreciado para o mergulho.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  • The National Parks: Index 2001–2003. Washington: U.S. Department of the Interior.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Parque Nacional das Ilhas do Canal