Partido Comunista do Chile

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Partido Comunista do Chile
Presidente Guillermo Teillier
Fundação 4 de junho de 1912 (Partido Operário Socialista)
2 de janeiro de 1922 (Partido Comunista do Chile)
Sede Vicuña Mackenna 31, Santiago
Ideologia política Comunismo, marxismo, leninismo
Afiliação internacional Foro de São Paulo
Site www.pcchile.cl

O Partido Comunista do Chile (PCCh) é um partido político chileno de orientação marxista. Fundado em 1912 por Luis Emilio Recabarren sob o nome de Partido Operário Socialista, o PCCh é atualmente liderado por Guillermo Tellier. O partido publica um jornal chamado El Siglo.

A organização juvenil do partido é a Juventudes Comunistas do Chile (JJCC), cujo integrante mais famoso foi o cantor e compositor Víctor Jara, assassinado em 16 de setembro de 1973, logo após a deflagração do golpe militar liderado pelo general Augusto Pinochet. Outros membros famosos do partido incluem o poeta vencedor do Prêmio Nobel Pablo Neruda e a cantora e compositora Violeta Parra. Atualmente, Camila Vallejo, é uma das dirigentes do Comitê Central da entidade, era Presidenta da Federação de Estudantes da Universidade do Chile (FECh) e uma liderança dos protestos contra o sistema neoliberal na educação do Chile.[1]

O partido contestou as eleições parlamentares de 2005, quando obteve 5,14% dos votos válidos e não ganhou assento algum na Câmara dos Deputados. Em 2008, o PCCh conseguiu eleger os governantes de quatro comunas (Diego de Almagro, La Ligua, Til-til e Pedro Aguirre Cerda). A coligação da qual o partido fez parte, a Juntos Podemos Más, conseguiu eleger outros três governantes e representantes legislativos em 80 comunas.

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Partido Comunista do Chile

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.