Paulo Skaf: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Gvenaglia (discussão | contribs)
Linha 60: Linha 60:


Em [[2009]], uma das ações mais bem sucedidas foi ter pressionado os bancos públicos a reduzirem, em até 30%, os spreads, facilitando o crédito e, assim, gerando emprego e produção. Outro destaque foi a liderança da Fiesp na defesa do recebimento, pelos exportadores, dos créditos referentes ao ressarcimento legal do [[IPI]] previsto nas vendas ao Exterior.
Em [[2009]], uma das ações mais bem sucedidas foi ter pressionado os bancos públicos a reduzirem, em até 30%, os spreads, facilitando o crédito e, assim, gerando emprego e produção. Outro destaque foi a liderança da Fiesp na defesa do recebimento, pelos exportadores, dos créditos referentes ao ressarcimento legal do [[IPI]] previsto nas vendas ao Exterior.

Ainda em 2009, Paulo Skaf filiou-se ao [[Partido Socialista Brasileiro]] e em 31 de maio de 2010, afastou-se da presidência da Fiesp para se candidatar ao [[governo do Estado de São Paulo]].
== Candidatura a Governador - 2010 ==
No ano de [[2009]], Skaf foi convidado pelo deputado federal [[Ciro Ferreira Gomes|Ciro Gomes]] ([[Partido Socialista Brasileiro|PSB]]-[[Ceará|CE]]), então pré-candidato a presidência e também ex-governador do Ceará, e o presidente nacional do [[Partido Socialista Brasileiro|PSB]] e governador do estado de [[Pernambuco]] (além de segundo governador mais bem aprovado do Brasil) a ser candidato a Governador do Estado de São Paulo em [[2010]] pelo PSB (ao qual se filiou) dando sustentação aqui a candidatura de Ciro a Presidência. Aceitou o convite

Mesmo após Ciro desistir da candidatura, Skaf decidiu manter-se no páreo, em coligação com o [[Partido Social Liberal|PSL]], tendo a ''Dra. Marianne Pinotti'' (PSB) como candidata a vice-governadora.

Para disputar o Senado ele convidou seu amigo ''Alexandre Serpa'', também pelo PSB, e indicado pelo PSL,o conhecidíssimo humorista e apresentador de TV brasileiro [[Moacyr Franco]].

Seu marketeiro de campanha é [[Duda Mendonça]], o mesmo que elegeu o Presidente [[Luiz Inácio Lula da Silva]] em [[2002]]. Duda compôs a música ''O Skaf Chegou!'' para a campanha.

=== Jingle da Campanha ===
Música: ''O Skaf Chegou!''
Autoria: Peri e Duda Mendonça

"{REFRÃO}
O Skaf chegou, chegou pra te falar o que ninguém te falou.
O Skaf chegou, chegou pra te contar o que ninguém te contou.

Preste Atenção Nesse Cara.

O que ele fala não se joga fora não.
E não se esqueça que o seu futuro é você quem manda, tá na sua mão

{REFRÃO}

Skaf conhece Sâo Paulo.
Skaf sabe tomar decisão.
Skaf sabe que o maior problema tá é na saúde e na Educação.

{REFRÃO}

Skaf conhece Sâo Paulo.
Skaf sabe tomar decisão.
Skaf além de sacar o problema,
Skaf sabe dar a solução.

{REFRÃO}

Enquanto o Brasil tá crescendo.
Sâo Paulo tá mais devagar.
Levanta a cabeça Sâo Paulo.
Se Liga isso pode mudar.

{REFRÃO}"









==Ligações externas==
==Ligações externas==
Linha 74: Linha 124:
*[http://www.istoe.com.br/reportagens/61832_SOU+CANDIDATO+AO+GOVERNO+DE+SAO+PAULO+?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage Perfil de Paulo Skaf na revista ISTOÉ - Abril de 2010]
*[http://www.istoe.com.br/reportagens/61832_SOU+CANDIDATO+AO+GOVERNO+DE+SAO+PAULO+?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage Perfil de Paulo Skaf na revista ISTOÉ - Abril de 2010]
*[http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/3-por-quatro-paulo-skaf-o-brasil-esta-na-vitrine-do-mundo/142303 "O Brasil está na vitrine do mundo", diz Paulo Skaf em entrevista à Tribuna do Norte]
*[http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/3-por-quatro-paulo-skaf-o-brasil-esta-na-vitrine-do-mundo/142303 "O Brasil está na vitrine do mundo", diz Paulo Skaf em entrevista à Tribuna do Norte]
*[http://perspectivapolitica.wordpress.com/2009/03/25/aprovacao-dos-governadores-aecio-lidera-o-ranking/ Aécio lidera ranking de governadores, Campos é o segundo]

{{esboço-biografia}}
{{esboço-biografia}}



Revisão das 20h31min de 2 de setembro de 2010

Paulo Skaf
Paulo Skaf
Paulo Skaf
Presidente Licenciado da FIESP São Paulo
Dados pessoais
Nascimento 7 de agosto de 1955 (68 anos)
São Paulo
Partido PSB
Profissão Empresário

Paulo Antônio Skaf (São Paulo, 7 de agosto de 1955) é um empresário e político brasileiro filiado ao PSB de São Paulo desde setembro de 2009.

Presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) entre setembro de 2004 e maio de 2010, Skaf construiu sua carreira entre os estudos e os negócios – tendo sempre exercido função de líder tanto em grêmios estudantis quanto em entidades empresariais de peso, Sinditêxtil, Abit, Fiesp, Ciesp, IRS, Sesi e Senai de São Paulo.

Nascido no bairro da Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo (SP), Paulo Antônio Skaf construiu na mesma cidade boa parte de sua trajetória profissional e de homem público. Skaf é casado e pai de 5 filhos.

Trajetória empresarial

No ano de 1970, ainda adolescente, Paulo Skaf realizou o que poderia ser classificado como primeira negociação, num acordo que lhe renderia lucro suficiente para se tornar sócio de uma tecelagem no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo. Ao longo dos anos 1980, Skaf foi um próspero empresário do ramo têxtil, que teve seus negócios duramente afetados pela crise nesse setor, o que fez com que o Skaf mudasse o endereço: de São Paulo para a cidade de Pindamonhangaba, a 136 quilômetros de distância da capital.

Apesar dos contratempos, Paulo Skaf marcou posição como líder do setor têxtil. Assim, em agosto de 1998, obteve votos suficientes para presidir a Associação Brasileira da Indústria Têxtil, a Abit. Na ocasião, assumiu uma associação que representa 30 mil empresas, 1,5 milhão de trabalhadores, com um faturamento na casa dos 22 bilhões de dólares.

Na última década, Skaf se notabilizou pela defesa dos princípios da indústria e dos empresários, assim como por estar ao lado de projetos vinculados à educação. Com isso, a partir de 2004, quando foi eleito presidente da Fiesp, Paulo Skaf protagonizou embates ferrenhos contra a CPMF (taxação que foi abolida em 2007), do mesmo modo que passou a priorizar a educação como porta de entrada para o emprego dos jovens – neste último caso, investindo na capacitação de jovens a partir dos programas do Sesi e do Senai, instituições que também presidiu no período.

Trajetória política

A carreira política de Paulo Skaf remonta à década de 1970, quando, ainda jovem, Skaf decidiu ingressar no Centro Preparatório de Oficiais de Reserva de São Paulo (CPOR/SP). “Minha vocação sempre foi a de servir o Brasil”, disse, certa vez, em entrevista. Assim, além dos negócios, Paulo Skaf se destacou pela sua liderança como dirigente de entidades do setor, como o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo (Sinditêxtil) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).

Em 27 de setembro de 2004, assumiu a Presidência da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Também presidiu o Ciesp, o Sesi-SP, o Senai-SP e o Instituto Roberto Simonsen (IRS), além de ser o primeiro vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Também é membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República.

Na Fiesp, sua gestão foi marcada por várias conquistas que buscam o crescimento sustentado do Brasil. O foco sempre foi lutar e obter as reformas estruturais, capazes de oferecer à sociedade serviços públicos com qualidade, em especial nas áreas da educação, saúde e segurança. Assim, à frente da instituição, Skaf inovou com medidas como a implantação da educação em tempo integral e a articulação do ensino médio com o técnico. Atualmente, o Sesi é a maior rede de ensino privado do País. Em 2009, foi contabilizado 1,2 milhão de matrículas no Senai-SP e 120 mil no ensino regular do Sesi-SP. Afora isso, Skaf também atuou no sentido de desonerar impostos, desburocratizar processos, aumentar investimentos na infraestrutura, ampliar mercados externos (criou a “Diplomacia Empresarial”). Outro ponto marcante da trajetória de Paulo Skaf foi o combate à CPMF. Instituída como taxação provisória a partir de 1997, o imposto foi abolido somente em 2007, após disputa acirrada no Senado. Em São Paulo, Skaf dedicou-se de maneira total para acabar com o imposto, tanto nas entrevistas aos meios de comunicação quanto em debates sobre o tema, em organismos especializados do setor empresarial. Foi também durante sua gestão que a Fiesp liderou a campanha para aprovação de duas conquistas de peso: a criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (2006) e a desoneração de impostos sobre produtos derivados da farinha de trigo, o que acarretou a diminuição do preço de itens como pão e macarrão (2005).

Em 2009, uma das ações mais bem sucedidas foi ter pressionado os bancos públicos a reduzirem, em até 30%, os spreads, facilitando o crédito e, assim, gerando emprego e produção. Outro destaque foi a liderança da Fiesp na defesa do recebimento, pelos exportadores, dos créditos referentes ao ressarcimento legal do IPI previsto nas vendas ao Exterior.

Candidatura a Governador - 2010

No ano de 2009, Skaf foi convidado pelo deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), então pré-candidato a presidência e também ex-governador do Ceará, e o presidente nacional do PSB e governador do estado de Pernambuco (além de segundo governador mais bem aprovado do Brasil) a ser candidato a Governador do Estado de São Paulo em 2010 pelo PSB (ao qual se filiou) dando sustentação aqui a candidatura de Ciro a Presidência. Aceitou o convite

Mesmo após Ciro desistir da candidatura, Skaf decidiu manter-se no páreo, em coligação com o PSL, tendo a Dra. Marianne Pinotti (PSB) como candidata a vice-governadora.

Para disputar o Senado ele convidou seu amigo Alexandre Serpa, também pelo PSB, e indicado pelo PSL,o conhecidíssimo humorista e apresentador de TV brasileiro Moacyr Franco.

Seu marketeiro de campanha é Duda Mendonça, o mesmo que elegeu o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Duda compôs a música O Skaf Chegou! para a campanha.

Jingle da Campanha

Música: O Skaf Chegou! Autoria: Peri e Duda Mendonça

"{REFRÃO} O Skaf chegou, chegou pra te falar o que ninguém te falou. O Skaf chegou, chegou pra te contar o que ninguém te contou.

Preste Atenção Nesse Cara.

O que ele fala não se joga fora não. E não se esqueça que o seu futuro é você quem manda, tá na sua mão

{REFRÃO}

Skaf conhece Sâo Paulo. Skaf sabe tomar decisão. Skaf sabe que o maior problema tá é na saúde e na Educação.

{REFRÃO}

Skaf conhece Sâo Paulo. Skaf sabe tomar decisão. Skaf além de sacar o problema, Skaf sabe dar a solução.

{REFRÃO}

Enquanto o Brasil tá crescendo. Sâo Paulo tá mais devagar. Levanta a cabeça Sâo Paulo. Se Liga isso pode mudar.

{REFRÃO}"





Ligações externas


Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.