Pedra do Tendó

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde outubro de 2015). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pedra do Tendó
Coordenadas
Altitude Aprox, 800 m
Localização Teixeira, Paraíba
Cordilheira Serra do Teixeira,
Planalto da Borborema

Pedra do Tendó, também conhecida como Pedra Que Geme é uma formação rochosa e ponto turístico da cidade de Teixeira, Paraíba.

Trata-se de um bloco cristalino circulado por rochas graníticas, situado a aproximadamente 800 metros de altitude, de onde pode-se observar grande parte do sertão paraibano, além de ser possível a prática de rapel, trilhas ecológicas, romaria e também degustação da culinária local. Localiza-se a aproximadamente 3 quilômetros do centro da cidade de Teixeira, às margens da BR-110, estrada que liga Teixeira a Patos, dentro da área de proteção da Reserva Ecológica Pico do Jabre, criada em 16 de outubro de 1992.[1]

Lendas e significado do nome[editar | editar código-fonte]

A Pedra do Tendó é cercado de lendas e belezas naturais, tendo servido de inspiração a vários poetas e sobre ela correm inúmeras lendas.

Diz-se que o nome Tendó é atribuído ao grito desesperado de uma vítima que, após ter discutido e lutado com um inimigo, teria caído no abismo.

"Tem dó" foi então o apelo que ecoava ao longe e foi ouvido por moradores locais.

Outro registros da palavra "Tendó" significam abrigo, visto que o local era usado pelos tropeiros, servindo de pouso durante as viagens feitas pelos comerciantes que partiam das Espinharas em destino a Pernambuco.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. TEIXEIRA. A Pedra do Tendó. Disponível em [1]. Acesso em Nov de 2012
  2. ESPAÇO ECOLÓGICO. Teixeira. As Várias Lendas da Pedra do Tendó. Disponível em [2] Acesso em Nov de 2012