Per-Ingvar Brånemark

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Per-Ingvar Brånemark
Nascimento 3 de maio de 1929
Gotemburgo
Morte 20 de dezembro de 2014 (85 anos)
Gotemburgo
Nacionalidade Suécia Sueco
Alma mater Universidade de Lund
Prêmios National Inventors Hall of Fame (2016)
Instituições Universidade de Gotemburgo
Campo(s) Cirurgia ortopédica

Per-Ingvar Brånemark (Gotemburgo, 3 de maio de 1929 — Gotemburgo, 20 de dezembro de 2014[1]) foi um médico ortopedista sueco que iniciou estudos à frente de um grupo de pesquisadores da Universidade de Gotemburgo em 1965 que culminaram com a descoberta da Osseointegração. Na época, Brånemark estava interessado por pesquisa e protocolos de procedimentos cirúrgicos que resolvessem deficiências físico-funcionais de seres humanos.

Pesquisa[editar | editar código-fonte]

No início dos anos 1950, Brånemark investigou a microcirculação sangüínea em tíbias de coelho com ajuda de uma câmara de observação em titânio, quando percebeu que o metal e o osso se integravam perfeitamente, sem haver rejeição. Com base nesta observação, desenvolveu cilindros personalizados para serem implantados na tíbia de coelhos e cães. Tornando-se mais tarde uma base segura, modificada e otimizada para receber próteses fixas de longa duração em maxila e mandíbula para aplicação humana.


Referências

  1. «Per-Ingvar Brånemark». Nobel Biocare. 21 de dezembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.