PianOrquestra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
PianOrquestra
PianOrquestra
PianOrquestra no Teatro XP Investimentos, Rio de Janeiro, 2018.
Informação geral
Origem Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
País  Brasil
Gênero(s) MPB, música experimental, jazz
Instrumento(s) piano preparado
Período em atividade 2003 - presente
Afiliação(ões) João Bosco

Monica Salmaso

Teresa Cristina

Mariana Aydar

Tulipa Ruiz

Marcelo Jeneci

Ana Cañas

Maíra Freitas

Mariana Baltar

Manu Santos

Integrantes Claudio Dauelsberg
Verónica Fernandes
Marina Spoladore
Masako Tanaka
Priscilla Azevedo
Amanda Kohn
Nathália Martins
Verônica Bonfim
Ex-integrantes Claudia Castelo Branco
Gisele Sant'Ana
Maíra Freitas
Jadna Zimmermann
Késia Decoté
Rebeca da Coll
Página oficial pianorquestra.com.br

PianOrquestra é um grupo de música instrumental, criado em 2003 no Rio de Janeiro. Formado por quatro pianistas, uma percussionista e um piano preparado, exploram técnicas de preparação, expansão do piano e processamento eletrônico.

Grupo[editar | editar código-fonte]

O trabalho idealizado pelo pianista Claudio Dauelsberg é fruto de uma pesquisa iniciada com alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com base nas técnicas de piano preparado e piano expandido popularizadas por John Cage no início do século[carece de fontes?]. As técnicas são aplicadas de maneira lúdica e criativa[carece de fontes?], resultando num trabalho pioneiro[carece de fontes?] na música popular brasileira, visando expandir a comunicação com plateias de todas as faixas etárias.

Exploram o sincronismo na performance que envolve dez mãos tocando simultaneamente.[1] A execução acontece no interior e na parte inferior da caixa do piano, inserindo objetos sobre as cordas, além de usar baquetas de feltro, madeira e metal para efeitos percussivos. Os timbres variam de acordo com a densidade, peso e textura dos objetos inseridos, especialmente construídos para as sonoridades desejadas. Desta forma, procuram sonoridades no piano, que se assemelham a um cavaquinho, cravo, contrabaixo, cuíca, rabeca, tradicionais da música brasileira,[2] além de variados timbres percussivos com objetivo de fazer do piano sua própria orquestra de sons. O espetáculo[3] explora projeção visual [4]e momentos interativos com a participação do público, alternando sessões rítmicas características da cultura brasileira e elementos lúdicos.

Referências

  1. Luna, AD. «PianOrquestra mostra novas maneiras de explorar o instrumento». Diário de Pernambuco. Consultado em 27 de outubro de 2013 
  2. Haubrich, Alexandre. «João Bosco e PianOrquestra surpreendem Teatro Renascença». Jornal Já. Consultado em 12 de dezembro de 2007 
  3. Patterson, Ian. «PianOrquestra At Belfast Festival 2013». All About Jazz. Consultado em 24 de outubro de 2013 
  4. Ponce, David. «Musica, espetáculo, aroma y café». Emol Musica. Consultado em 7 de agosto de 2009 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]