Mariana Aydar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mariana Aydar

Mariana se apresenta em São Paulo, durante a
Virada Cultural de 2008.
Informação geral
Também conhecido(a) como Kavita
Nascimento 8 de maio de 1980 (43 anos)
Origem São Paulo, SP
País  Brasil
Gênero(s) MPB
Instrumento(s) voz, baixo
Período em atividade 2000 - Presente
Página oficial marianaaydar.com.br

Mariana Aydar (São Paulo, 8 de maio de 1980) é uma cantora brasileira, vencedora do prêmio Grammy Latino.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A trajetória musical de Mariana Aydar teve início em 2000, aos 20 anos, quando começou a cantar profissionalmente como backing vocal de Miltinho Edilberto, cujo repertório era basicamente de forró. Logo depois, comandou sua primeira banda, Caruá, também de forró, durante três anos. Foi backing vocal no trio elétrico de Daniela Mercury, no carnaval de 2004. Em paralelo, integrava a banda do compositor paulistano Dante Ozzetti.

Em 2004, após anos de estudo no Brasil e na Berklee School of Music, em Boston, morou em Paris por um ano. Lá conheceu Seu Jorge, que a convidou para abrir os shows na turnê européia.

De volta ao Brasil em 2005, passou a investir no disco de estréia, Kavita 1, lançado em setembro de 2006.

Mariana, que estudou violoncelo, violão e canto, já esteve no palco com Seu Jorge, Elba Ramalho, Dominguinhos, Arnaldo Antunes, Toni Garrido, Samuel Rosa, Daniela Mercury, Céu, João Donato, Leci Brandão, Ivan Lins, Vanessa da Mata, Emílio Santiago, entre outros.

Em abril de 2007, a música "Deixa o Verão" foi convocada para entrar na trilha sonora do seriado adolescente Malhação 2007, da Rede Globo.

Em setembro de 2007, Mariana Aydar foi indicada ao prêmio de Revelação no VMB (Video Music Brasil), realizado pela MTV.

Em janeiro de 2008, realizou o primeiro show em Salvador, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho, para um público superior a mil pessoas totalmente envolvido e conhecedor das músicas do repertório da cantora. O show foi uma parceria entre o Projeto Pelourinho Cultural, do IPAC - SECULT, com o produtor baiano Chicco Assis e o Movimento ChA Com Cultura.

Em 2009, lançou seu seu segundo álbum, “Peixes, Pássaros, Pessoas”. Em 2011, o terceiro, "Cavaleiro Selvagem Aqui Te Sigo", em parceria com o maestro, compositor e arranjador Letieres Leite, da Orkestra Rumpilezz. O CD gravado ao vivo em estúdio revela ritmos afro-brasileiros, além da busca pelas origens sem perder o caráter contemporâneo.[1]

Em 2009, a música "Prainha" entrou para a trilha de Malhação 2009, sendo tema do Ceará.

Em 24 de setembro de 2011, fez uma participação no show do Snow Patrol, no Rock in Rio, cantando Set the fire to the third bar.

Em 2012, foi indicada ao prêmio de Melhor Show Nacional com o "Cavaleiro Selvagem Aqui te Sigo" pelo Jornal Folha de S.Paulo.

Em 2013, fez uma participação na música "Coração" do disco Ainda Bem que Eu Segui as Batidas do Meu Coração, de Rael.

Em 2014, estreou o documentário "Dominguinhos",[2] idealizado e produzido por Mariana Aydar, Eduardo Nazarian e Joaquim Castro.

Em agosto de 2015, lançou seu quarto álbum, "Pedaço Duma Asa", em parceria com o artista plástico Nuno Ramos.

Atualmente, a banda que a acompanha conta com Magno Vito, no baixo, Bruninho Marques, na bateria e Rafa Moraes, na guitarra.

Em 2016, a cantora se uniu à Heloisa Aidar, empresária, e Marcio Arantes, produtor musical, criando a empresa Brisa Sons + Idéias.Responsável por criar trilhas sonoras originais e inovadoras para a publicidade, cinema, TV e internet.

Em dezembro de 2019, Mariana Aydar lançou o álbum Veia Nordestina,[3] o disco foi lançado ao longo do ano em formato de EPs, Veia Nordestina (I), Veia Nordestina (II) e Veia Nordestina (III) e finalmente culminou no lançamento do álbum completo em 6 de dezembro de 2019.

Em 2020 a cantora lançou o single Foguete em junho, já em 29 de setembro a cantora foi indicada e venceu o prêmio Grammy Latino de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa,[4] a premiação ocorreu em novembro.

E, apesar de sua tenra idade, a produtora de áudio já acumula bons clientes como Schin, Farm, Reinaldo Lourenço e Gol.

Mariana Aydar é filha de Mario Manga, integrante do grupo Premê, e de Bia Aydar, ex-produtora de diversos artistas brasileiros, entre os quais Lulu Santos e Luiz Gonzaga. Nesse ambiente ficava atrás dos palcos, dormia nos camarins[5] e ia junto com os cantores para o estúdio, aprendendo muita coisa só observando.

Foi casada com o multi-instrumentista Duani, que também era seu produtor musical.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Álbum Detalhes Vendas
Brasil, Sons e Sabores
Kavita 1
  • Brasil: + 10 000
Peixes Pássaros Pessoas
  • Brasil: + 10 000
Cavaleiro Selvagem Aqui te Sigo
  • Brasil: + 10 000
Pedaço Duma Asa
  • Brasil: + 3 000
Veia Nordestina

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Single Charts Álbum
BRA Hot 100 BRA Hit Parade BRA Radio Kids
2002 "Lá Vem a Menina" (feat. Carlos Careqa) 15 Ilha Rá-Tim-Bum: Trilha Sonora
2007 "Deixa o Verão" 36 42 Kavita 1
"Zé do Caroço" 85 88
2008 "Na Gangorra" 60 58
"Prainha" 45 42
2009 "Palavras Não Falam" 58 64 Peixes, Pássaros e Pessoas
"Aqui em Casa"

Referências[editar | editar código-fonte]



Ligações externas[editar | editar código-fonte]