Pirates of Silicon Valley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Piratas do Vale do Silício)
Pirates of Silicon Valley
Piratas do Vale do Silício (PRT)
Piratas da Informática (BRA)
Pirates of Silicon Valley
Pôster promocional
 Estados Unidos
1999 •  cor •  95 min 
Género drama
Direção Martyn Burke
Elenco Anthony Michael Hall
Noah Wyle
Bodhi Elfman
Joey Slotnick
John Di Maggio
Josh Hopkins
Gema Zamprogna
Allan Royal
Idioma inglês

Pirates of Silicon Valley (Brasil: Piratas da Informática / Portugal: Piratas do Vale do Silício)[1][2][3][4] é um filme feito para a televisão, pela TNT, escrito e dirigido por Martyn Burke. Baseado no livro Fire in the Valley: The Making of The Personal Computer, de Paul Freiberger e Michael Swaine, o filme oferece uma versão dramatizada do nascimento da era da informática doméstica, desde o primeiro PC, através da histórica rivalidade entre a Apple Inc. e seu Macintosh e a Microsoft, indo desde o Altair 8800 da empresa MITS, passando pelo MS-DOS, pelo IBM PC e terminando no Microsoft Windows.

O filme começa no início da década de 1970 e termina em 1997, após o retorno de Steve Jobs ao comando da Apple, passando pela demissão em 1985 da própria empresa que ajudou a fundar, por John Sculley.

Começando no campus da UCB (Universidade da Califórnia em Berkeley) durante o período do Movimento Liberdade de Expressão, o filme expõe as aflições dos amigos Steve Jobs (Noah Wyle) e Steve Wozniak (Joey Slotnick), que formariam a Apple Computer; e os estudantes de Harvard, Bill Gates (Anthony Michael Hall), Steve Ballmer (John Di Maggio) e o amigo de Gates, Paul Allen (Josh Hopkins), que criariam a Microsoft.

Gates, Jobs e Wozniak deixariam a universidade[nota 1] para poder tomar o papel no crescimento da revolução dos computadores pessoais. O filme é narrado pelo ponto de vista de Wozniak e Ballmer.

Em 2001, foi transmitido no Brasil através do canal pago TNT com o título de Piratas de Silicon Valley.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. Jobs foi na realidade, um estudante do Reed College por um curto período, mas isto não é documentado no filme; Wozniak logo regressaria à UCB

Referências