Saltar para o conteúdo

Política da Nova Zelândia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Ripchip Bot (discussão | contribs)
Wikinatan (discussão | contribs)
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:John Key National Party2.jpg|thumb|John Key, atual Primeiro-ministro.]]
[[Ficheiro:John Key National Party2.jpg|thumb|John Key, atual Primeiro-ministro.]]
A '''[[Nova Zelândia]]''' é uma [[democracia parlamentar]] independente. O país é oficialmente uma [[monarquia constitucional]], do qual o [[Chefe de Estado]] titular é a [[Rainha (título)|rainha]] [[Elizabeth II do Reino Unido]], que é representada pelo [[Governador-Geral]], [[Anand Satyanand]].
A '''[[Nova Zelândia]]''' é uma [[democracia parlamentar]] independente. O país é oficialmente uma [[monarquia constitucional]], do qual o [[Chefe de Estado]] titular é a [[Rainha (título)|rainha]] [[Elizabeth II do Reino Unido]], que é representada pelo [[Governador-Geral]], [[Anand Satyanand]].
Históricamente, a Nova Zelândia seguiu o sistema "Westminster" britânico de governo parlamentar, mas já não há uma câmara alta, desde a abolição do Conselho Legislativo, um corpo não elegido, em [[1951]]. O [[Parlamento]], que se reúne nos [[Prédios do Parlamento da Nova Zelândia]] em [[Wellington]], é agora composto somente da Câmara dos Representantes, que é composto por 120 membros, elegidos por um sistema de representação proporcional desde [[1996]].
Históricamente, a Nova Zelândia seguiu o sistema "Westminster" britânico de governo parlamentar, mas já não há uma câmara alta, desde a abolição do Conselho Legislativo, um corpo não elegido, em [[1951]]. O [[Parlamento]], que se reúne nos [[Prédios do Parlamento da Nova Zelândia]] em [[Wellington]], é agora composto somente da Câmara dos Representantes, que é composto por 120 membros, eleitos por um sistema de representação proporcional desde [[1996]].
Neste sistema, há 65 membros que representam distritos eleitorais, do qual cinco são reservados para a população Maori, e os outros são seleccionados de listas de candidatos dos partidos, para produzir um resultado proporcional. Uma consequência do novo sistema é que os partidos maiores agora precisam do apoio dos partidos menores para formar os governos de coalizão.
Neste sistema, há 65 membros que representam distritos eleitorais, do qual cinco são reservados para a população Maori, e os outros são selecionados de listas de candidatos dos partidos, para produzir um resultado proporcional. Uma consequência do novo sistema é que os partidos maiores agora precisam do apoio dos partidos menores para formar os governos de coalizão.
Dessa Câmara é seleccionado um gabinete executivo de 20 membros, que é dirigido pelo actual Primeiro-Ministro, [[John Key]], do [[Partido Nacional]], de [[centro-direita]]. Actualmente, cinco outros partidos têm representação na Câmara, do qual o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, é a oposição oficial.
Dessa Câmara é seleccionado um gabinete executivo de 20 membros, que é dirigido pelo actual Primeiro-Ministro, [[John Key]], do [[Partido Nacional]], de [[centro-direita]]. Atualmente, cinco outros partidos têm representação na Câmara, do qual o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, é a oposição oficial.
{{Política da Nova Zelândia}}
{{Política da Nova Zelândia}}
{{Nova Zelândia/Tópicos}}
{{Nova Zelândia/Tópicos}}

Revisão das 03h40min de 24 de setembro de 2011

John Key, atual Primeiro-ministro.

A Nova Zelândia é uma democracia parlamentar independente. O país é oficialmente uma monarquia constitucional, do qual o Chefe de Estado titular é a rainha Elizabeth II do Reino Unido, que é representada pelo Governador-Geral, Anand Satyanand. Históricamente, a Nova Zelândia seguiu o sistema "Westminster" britânico de governo parlamentar, mas já não há uma câmara alta, desde a abolição do Conselho Legislativo, um corpo não elegido, em 1951. O Parlamento, que se reúne nos Prédios do Parlamento da Nova Zelândia em Wellington, é agora composto somente da Câmara dos Representantes, que é composto por 120 membros, eleitos por um sistema de representação proporcional desde 1996. Neste sistema, há 65 membros que representam distritos eleitorais, do qual cinco são reservados para a população Maori, e os outros são selecionados de listas de candidatos dos partidos, para produzir um resultado proporcional. Uma consequência do novo sistema é que os partidos maiores agora precisam do apoio dos partidos menores para formar os governos de coalizão. Dessa Câmara é seleccionado um gabinete executivo de 20 membros, que é dirigido pelo actual Primeiro-Ministro, John Key, do Partido Nacional, de centro-direita. Atualmente, cinco outros partidos têm representação na Câmara, do qual o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, é a oposição oficial.

Parte da série sobre
Política da
Nova Zelândia
Constituição
Portal da Nova Zelândia