Portal:Anfíbios e répteis/Artigo selecionado/8

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dois sapos-de-wyoming adultos
Dois sapos-de-wyoming adultos

O sapo-de-wyoming (nome científico: Anaxyrus baxteri, antiga nomenclatura: Bufo baxteri) é uma espécie de anfíbio anuro da família Bufonidae. É marrom-escuro, cinza ou esverdeado, com cinco centímetros de comprimento. Os machos são ligeiramente menores que as fêmeas e possuem pequenas elevações nos dedos. Os girinos são escuros com pintas.

Reproduz-se entre maio e julho, reunindo em pequenos grupos para acasalar. Sua desova contém entre 1 000 a 6 000 ovos, que são depositados em plantas específicas de lagoas e pântanos.

Seu desenvolvimento larval dura um mês. Durante esse período, alimenta-se de detritos orgânicos e inorgânicos, como algas e sedimentos de rochas. Quando adulto, alimenta-se de insectos, de preferência, besouros e formigas. Possui inúmeros predadores em todas suas fases da vida, desde o ovo ao indivíduo adulto.

A espécie foi declarada extinta na natureza pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). As causas para sua extinção são atividades antrópicas (como o uso de inseticidas) e naturais (como a dificuldade em se dispersar). A espécie ainda pode ser encontrada em alguns lugares em Laramie Basin e é reproduzida em cativeiro em zoológicos, na Universidade de Wyoming e em refúgios naturais, como Mortenson Lake National Wildlife Refuge. (leia mais...)