Portal:Aviação/Artigo bom/Arquivo/Tropas Paraquedistas de Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paraquedistas no RPára, durante as cerimónias do Dia do Paraquedista (23 de maio).

Tropas Paraquedistas (ou Corpo de Tropas Paraquedistas) MHTEMOVMMPCGMHCMHAMOSD é a designação genérica das tropas portuguesas especializadas em operações militares aerotransportadas, especialmente, naquelas que envolvem saltos de paraquedas, assaltos aéreos ou lançamento de cargas.

Criadas originalmente em 1956, na Força Aérea Portuguesa (FAP), as Tropas Paraquedistas têm a sua génese nos cursos de paraquedismo da École des Troupes Aeroportées (França) e Escuela Militar de Paracaidismo, em Alcantarilla (Espanha), frequentados durante o início da década de 50 pelos primeiros paraquedistas portugueses. Posteriormente, seria criado o curso de paraquedismo português, com influências não só destes países, como também dos cursos ministrados no Brasil e Estados Unidos da América.

Durante a Guerra Colonial Portuguesa, os Páras foram a primeira força projetada pela metrópole para o Teatro de Operações Africano, em 1961, e a última força a abandonar as ex-colónias, executando o último o arrear da Bandeira Nacional em África, em 10 de novembro de 1975.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter