Portal:Lady Gaga/Canção seleccionada/9

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Born This Way" é uma canção da cantora norte-americana Lady Gaga, contida no seu segundo álbum de estúdio de mesmo título. Foi lançada como o primeiro single do disco em 11 de fevereiro de 2011. A faixa foi escrita e produzida por Lady Gaga e Jeppe Laursen, com o auxílio de Fernando Garibay e DJ White Shadow. A canção fala sobre o amor e a igualdade na sociedade, tanto de homossexuais e heterossexuais, e de acordo com a MTV, é "o hino dos marginalizados".

"Born This Way" recebeu críticas diversas, sendo descrita como um "hino de discoteca", embora tenha sido criticada por ter semelhanças com "Express Yourself", sucesso de Madonna lançado em 1989. Ela alcançou o número um em trinta países, incluindo a Áustria, a Austrália, o Canadá, a Alemanha, a Irlanda, a Nova Zelândia, a Suíça e a Suécia. Nos Estados Unidos, tornou-se o terceiro single da artista no topo da Billboard Hot 100. Além disso, "Born This Way" é a milésima canção a chegar ao topo da lista, sendo a primeira música em mais de 13 anos a estrear no topo e permanecer nesta posição por mais de duas semanas, contando um total de seis semanas no topo. É o single mais rápido a ser vendido na história da iTunes Store, vendendo um milhão de cópias em cinco dias.

"Born This Way" foi apresentada por Gaga no 53º Grammy Awards, onde ela saiu de uma espécie de ovo. A música também foi interpretada durante a última etapa da turnê The Monster Ball Tour na América do Norte. A cantora Katy Perry e a sensação da internet Maria Aragon, também fizeram as suas versões da canção.

Ler mais