Portal:Uruguai/Banco de destaques

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Região central de Montevidéu.

Montevidéu é a capital e maior cidade do Uruguai. De acordo com o censo de 2011, a cidade propriamente dita tem uma população de 1.319.108 em uma área de 201 quilômetros quadrados. Montevidéu, situa-se na costa sul do país, na margem nordeste do Rio da Prata. A cidade foi fundada em 1724 por um soldado espanhol, Bruno Mauricio de Zabala, como um movimento estratégico em meio à disputa hispano-portuguesa sobre a região da Bacia do Prata. Ela também esteve brevemente sob domínio britânico em 1807. Montevidéu foi anfitriã de todos os jogos da Copa do Mundo FIFA de 1930, a primeira edição deste evento esportivo. Montevidéu é a sede administrativa do Mercosul e da ALADI, os principais blocos comerciais da América Latina, posição que implicou comparações com o papel de Bruxelas, na Europa.

Em 2016, foi classificada como uma cidade global beta, oitava na América Latina e 78ª no mundo pela Universidade de Loughborough. Descrita como "um lugar vibrante e eclético com uma rica vida cultural" e "um próspero centro tecnológico de cultura empreendedora", Montevidéu ocupa a 8ª posição na América Latina no Índice MasterCard Global Destination Cities, de 2013.


Fuerte del Cerro, Uruguai

A Fortaleza General Artigas, popularmente conhecida como Fortaleza del Cerro ou Fuerte del Cerro, localiza-se na cidade e Departamento de Montevidéu, no Uruguai. Em posição dominante sobre o monte mais elevado da região (popularmente denominado como El Cerro (Cerro de Montevidéu) na altitude de 132 metros acima do nível do mar, no lado oposto da baía, tinha como função a defesa da povoação e seu porto, à margem esquerda do Rio da Prata. Trata-se da última fortificação espanhola construída no Uruguai.

A 3 de fevereiro de 1807, tropas britânicas sob o comando do general Sir Samuel Auchmuty e do almirante Sir Charles Stirling ocuparam Montevidéu, que seria libertada a 9 de setembro do mesmo ano, após a rendição de John Whitelocke diante das milícias combinadas de orientais e de argentinos oriundos de Buenos Aires. Posteriormente, na seqüência das lutas pela Independência da América Espanhola, na revolucão de Maio de 1810 e durante o levante revolucionário das Províncias do Rio da Prata, Montevidéu se manteve fiel às autoridades espanholas. Foi nesse contexto que se construiu o Fuerte del Cerro.



Fachada do Teatro Solís.

O Teatro Solís, da cidade de Montevidéu, Uruguai, foi inaugurado no ano de 1856 na presença do Presidente Gabriel Antonio Pereira, com a representação da ópera Ernani, de Verdi, embora o projeto de ter um teatro de nível internacional na capital da jovem república fosse muito anterior. Tem o nome do navegante espanhol Juan Díaz de Solís, que foi comandante da primeira expedição européia a penetrar no Río de la Plata. Antes do nome ser escolhido, tinham-se arranjado outros, como Teatro del Progreso, Teatro de la Empresa e Teatro del Sol (devido ao grande sol que coroa a fachada do edifício).

A fachada principal de Solís tem semelhanças à do Teatro Carlo Felice, Gênova, o teatro tem uma forma ligeiramente elíptica, como a do Teatro alla Scala, de Milão, embora o interior do Teatro Solís mantenha uma semelhança notável com outro teatro italiana, o Teatro Metastasio de Prato, próximo a Florença. O teatro possuí as características típicas dos teatros líricos, com orquestra e 4 anéis conhecidos como Baixo Tertulia, Tertulia alto, Panela e Paraíso.



Casapueblo, próximo de Punta del Este.

Casapueblo é a antiga casa de verão do artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró. Inicialmente foi casa de verão e a oficina do artista. O complexo inclui um museu, uma galeria de arte e um hotel chamado Hotel Casapueblo ou Club Hotel Casapueblo, que fica dentro da estrutura. Está localizada em Punta Ballena, próximo de Punta del Este, no Uruguai.

Construída ao redor de uma casa de lata chamada La Pionera, foi o arquiteto Carlos Páez Vilaró quem a desenhou, com um estilo semelhante ao das casas da costa mediterrânea de Santorini. Mas, o arquiteto geralmente referia-se ao forneiro, um pássaro típico do Uruguai, para explicar o tipo de construção.

A estrutura tem também um restaurante, chamado Las Terrazas (Os Terraços), que segue o estilo da construção original e oferece um saboroso cardápio internacional. Apresenta também uma homenagem a Carlos Miguel, filho do artista, e um dos dezesseis uruguaios sobreviventes do acidente aéreo da Força Aérea Uruguaia Voo 571 que caiu nos Andes, em 13 de outubro de 1972. A loja do museu recebeu algumas das mais importantes personalidades do mundo político e cultural.