Yoshihito Mikasa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Príncipe Katsura)
Ir para: navegação, pesquisa
Katsu
Príncipe do Japão
Prince Katsu of Japan (1948-2014)
Casa Casa Imperial do Japão
Nome completo
桂宮宜仁親王
Nascimento 11 de fevereiro de 1948
  Tóquio, Japão
Morte 8 de junho de 2014 (66 anos)
  Universidade do Hospital de Tóquio, Tóquio, Japão
Enterro Toshimagaoka imperial Cemetery, Bunkyo, Tóquio
17 de junho de 2014
Religião Xintoísmo
Pai Príncipe Takahito Mikasa
Mãe Princesa Yuriko Mikasa
Casa Imperial do Japão
Dinastia Yamato
Imperial Seal of Japan.svg


SAI a Princesa Mikasa

Yoshihito Mikasa (桂宮 宜仁親王, Katsura-no-miya Yoshihito shinnō; nascido em (11 de fevereiro de 1948 - 08 de junho de 2014) foi o segundo filho do príncipe Takahito Mikasa e da princesa Yuriko Mikasa. O imperador Akihito é seu primo direto, e sexto na linha de sucessão imperial. Seu pai, o príncipe Mikasa, é o irmão mais novo do imperador Hirohito, postumamente conhecido como o imperador Showa. Originalmente conhecido como o príncipe Yoshihito de Mikasa, ele recebeu o título "Príncipe Katsura"[1] (Katsura-no-miya) no dia 1 de janeiro de 1988, para começar um novo ramo da Família Imperial do Japão.

Educação[editar | editar código-fonte]

O Príncipe é formado pelo Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Direito da Universidade Gakushuin em 1971. De 1971 a 1973, estudou na Escola de Pós-Graduação da Universidade Nacional Australiana, em Canberra, na Austrália. Após seu retorno ao Japão, ele trabalhou como administrador na Japan Broadcasting Corporation de 1974 a 1985.

Serviço Publico[editar | editar código-fonte]

Em 1982, o Príncipe retornou à Austrália como parte da delegação japonesa em homenagem ao décimo aniversário da Sociedade Austrália-Japão. Ele também visitou a Nova Zelândia para fortalecer laços e relações diplomáticas amigáveis.

O príncipe Katsura era paralitico da cintura para baixo, já que sofreu uma série de derrames em maio de 1988 e usa uma cadeira de rodas. Apesar de sua deficiência, ele assume um papel ativo no serviço público, e aparece regularmente em cerimônias de premiação, eventos diplomáticos e como presidente de várias organizações de caridade.

Em 1994, ele visitou a Austrália junto com a Princesa Tomohito de Mikasa para um evento de caridade para crianças com deficiência auditiva ou visível.

Em julho de 1997, o Príncipe Katsura voltou a visitar a Austrália, para ajudar a promover uma exposição do esporte tradicional do sumo, com exibições realizadas em Sydney e Melbourne.

Notas de falecimento[editar | editar código-fonte]

O Príncipe faleceu solteiro.[2]

Os procedimentos funerários para o Príncipe Yoshihito de Katsura fizeram um ritual no qual o corpo foi colocado em um caixão. O príncipe faleceu domingo devido à insuficiência cardíaca aguda aos 66 anos. Seu enterro foi programado para ter lugar no dia 17 de junho no Cemitério Toshimagaoka. O príncipe teve problemas de saúde depois de supostamente ter sofrido um hematoma subdural agudo em 1988. Ele estava usando uma cadeira de rodas ao fazer aparições públicas.

O imperador e a imperatriz disseram que começaram um período de luto de cinco dias. O primeiro-ministro Shinzo Abe também divulgou uma declaração dizendo que ficou profundamente triste com a morte do príncipe.

De acordo com a Agência Imperial da Casa, o Príncipe Katsura foi levado ao Hospital da Universidade de Tóquio no domingo às 9:00 da manhã com parada cardiorrespiratória. Embora os médicos tentassem ressuscitar o príncipe, ele foi declarado morto às 10:55 a.m.

O príncipe Katsura foi o segundo de três filhos nascidos do príncipe Mikasa. Seu irmão mais velho, o Príncipe Tomohito, faleceu em 2012 devido a câncer de garganta e língua. O príncipe Takamado, o mais jovem dos três irmãos, morreu em 2002 de insuficiência cardíaca.

A morte do príncipe Katsura deixa 21 membros da família imperial, incluindo cinco homens que são elegíveis para sucessão ao Crisântemo Trono. Por ordem de sucessão, eram Príncipe herdeiro Naruhito e Príncipe Akishino, filhos do imperador; Príncipe Hisahito, o neto do imperador; O príncipe Hitachi, o irmão mais novo do imperador; e Príncipe Mikasa.

Passatempos e interesses[editar | editar código-fonte]

A agência se recusou a comentar sobre os passatempos privados do príncipe, mas o príncipe Katsura foi relatado como fã dos Beatles e guitarrista nas horas vagas.

Estilo real de tratamento de
Príncipe Katsura
Japanese Crest of Katura no miya Yosihito.svg
Estilo real Sua Alteza Imperial
Estilo alternativo Senhor

Títulos e estilos[editar | editar código-fonte]

  • 11 de fevereiro de 1948 - 1 de Janeiro de 1988: Sua Alteza Imperial o príncipe Yoshihito de Mikasa
  • 01 de janeiro de 1988 - 08 de junho de 2014: Sua Alteza Imperial o príncipe Katsura

Honras[editar | editar código-fonte]

Honras nacionais[editar | editar código-fonte]

Distinções no exterior[editar | editar código-fonte]

Posições honorários[editar | editar código-fonte]

  • Presidente do Japão Austrália Nova Zelândia Society, Inc.
  • Presidente da Sociedade Agrícola do Japão
  • Presidente do Japão Associação Florestal
  • Presidente da Japan Art Association Crafts
  • Presidente do japonês Urushi Craft • Associação de Arte

Ver também[editar | editar código-fonte]