Praia do Francês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Praia do Francês
Localização Municipio Marechal Deodoro.png Marechal Deodoro, em Bandeira de Alagoas.svg

Alagoas, no  Brasil

Água e ondas fortes no lado direito e fracas no lado esquerdo
Faixa de areia clara e fofa
Lista de praias de Alagoas

A Praia do Francês é uma praia localizada no município de Marechal Deodoro, no estado de Alagoas, no Brasil e fica a aproximadamente vinte quilômetros da capital, Maceió.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Poucos relatos históricos existem sobre a Praia do Francês. Região habitada por índios Caetés na época da colonização, os habitantes naturais da Pindorama, a Terra das Palmeiras. Pela sua estratégica enseada natural, a Praia serviu de porto para navios piratas, inicialmente franceses, que faziam exploração do Pau-Brasil abundante na vasta Mata Atlântica da época colonial. Daí a origem do nome, inicialmente chamada de Porto dos Franceses, derivou para Praia dos Franceses até o atual Praia do Francês.

Alguns conflitos existiram entre índios e invasores, posteriormente entre Franceses, Holandeses e Portugueses em disputas por bens e territórios.

Praia pertencente ao Município de Marechal Deodoro, berço do Proclamador da república, assim como do Marechal Floriano Peixoto, ex-presidente do Brasil e famoso por suas conquistas bélicas.

Ruínas do leprosário

A praia possui ruínas de um antigo leprosário, que segundo alguns historiadores locais, abrigavam os leprosos que chegavam em navios estrangeiros no porto do Francês.

Turismo[editar | editar código-fonte]

A praia do Francês é uma das praias mais procuradas de Alagoas, recebendo muitos turistas tanto na alta estação quanto na baixa. A praia possui desde as pousadas mais simples, até hotéis de grande porte para recepção de seus visitantes. O canto esquerdo da praia possui infraestrutura com bares, restaurantes, piscinas naturais e ondas calmas, pois é protegido pelos arrecifes. O lado oposto é mais selvagem, com ondas fortes, razão pela qual é procurado por surfistas e para campeonatos de surfe. As suas águas variam do azul-turquesa ao verde-escuro e a areia é clara e fofa. Entre as várias atrações, estão disponíveis voos de ultraleve, passeios de banana boat, barco e jet-skis, além de diversas lojas de artesanato.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Surf-forecast. «Praia do Frances Surf Forecast and Surf Reports (Brazil – Alagoas)». Surf-forecast.com. Consultado em 1 de Agosto de 2013. 


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.