Permanently protected template

Predefinição:Info/Canção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Documentação da predefinição[ver] [editar] [histórico] [purgar]
"O Single"
Single de Artista
Lado B "Outro Lado"
Lançamento 15 de março de 2004 (2004-03-15)
Formato(s) CD single
Gravação 2003
Estúdio(s) Record Plant, Califórnia
Género(s) Pop rock
Duração 4:17
Editora(s) Epic
Composição Compositor
Produção Produtor
Cronologia de singles de Artista
"Último single"
(2018)
"Próximo single"
(2020)
"A Canção"
Canção de Artista
do álbum Álbum
Lançamento 14 de setembro de 1993 (1993-09-14)
Formato(s) CD
Gravação março de 1993
Gênero(s) Rock alternativo
Duração 5:00
Editora(s) Epic
Letra Letrista
Composição Compositor
Produção Produtor
Faixas de Álbum
Faixa anterior
(1)
Faixa próxima
(3)

Esta predefinição é uma caixa de informação para páginas sobre canções, de forma a fornecer informações gerais sobre a obra. A Info/Canção, no geral, serve o propósito de registos fonográficos que foram lançados comercialmente. Para músicas tradicionais ou clássicas, {{Info/Composição}} e {{Info/Hino}} poderão ser caixas de informação mais apropriadas. Os exemplos apresentados à direita utilizam os parâmetros comummente preenchidos.

Uma caixa de informação serve para demonstrar factos necessários e sucintos para a compreensão do leitor que estejam detalhados no artigo, logo não deve conter textos extensos.

O código abaixo pode ser copiado e preenchido com informação pertencente à canção de que trata a página. A secção de documentação sobre os parâmetros guia na forma de uso dos campos.

Código

A maioria dos artigos não necessitará de muitos dos seguintes campos; se as informações não estiverem incluídas na página para suportá-las, deixe em branco. Note que adicionar parâmetros que não estejam indiciados abaixo, como |arranjos= ou |engenheiro de gravação=, estes não serão exibidos.

Parâmetros

Lembre-se de sempre colocar o máximo de informações que puder, sempre que estas sejam suportadas no corpo do artigo. Caso não encontre alguma informação, deixe o campo em branco ou com o sinal "???" para que algum outro editor possa adicionar as informações que faltam.

nome

Corresponde ao nome da canção. Não é necessário colocar aspas pois estas serão geradas automaticamente. No caso do seu preenchimento não ser efetuado, a caixa assumirá o título da página através de {{PAGENAMEBASE}}.

imagem/capa

Carregue a imagem oficial respetiva que representa o lançamento, recorrendo às regras da política de conteúdo restrito. Coloque apenas o nome do ficheiro (exemplo: <nome da imagem>.jpg). Nem sempre uma canção possui uma capa a acompanhar o seu lançamento ou publicação, não utilize a capa do álbum para substituir.

borda

Coloque "sim" neste campo para colocar uma borda de 1px na imagem.

legenda

Preencher apenas se for necessário adicionar algum tipo de informação à imagem.

alt

Descrição alternativa para a imagem, quando esta não estiver disponível. Ver WP:ALT para mais informações.

tipo

CódigoCorLigação Resultado
singlekhakiSingle
Single de artista
canção #C7CBF3Canção
Canção de artista
promocional #C7CBF3Single promocional
Single promocional de artista
demo #C7CBF3Demo
Demo de artista
remistura #C7CBF3Remistura
Remistura de artista
remix #C7CBF3Remix
Remix de artista
instrumental #C7CBF3Instrumental
Instrumental de artista
hino #C7CBF3Hino
Hino de artista
ringle #C7CBF3Ringle
Ringle de artista
vingle #C7CBF3Vingle
Vingle de artista
outro #C7CBF3outro
outro de artista

Especifique se a obra é um "single", uma "canção", um "instrumental", etc., tal como mostrado na tabela de código à direita. Este parâmetro é usado para preencher o cabeçalho e a cor correspondente; Note que não deve ser usado para o género ou formato, que são descritos em |género= e |formato=.

artista

Este campo deverá conter o nome do artista. O seu preenchimento é obrigatório.

álbum

Se a música foi lançada num álbum, insira o nome e a respetiva ligação interna. A predefinição irá colocar em itálico o nome do álbum e produzir automaticamente o cabeçalho. Se foi originalmente lançada como single com bastante antecedência do álbum, o parâmetro não deve ser utilizado, uma vez que a obra só foi incluída mais tarde num disco e não serve como promoção ao mesmo. Por exemplo, "Beck's Bolero" foi lançada como single cerca de 16 meses antes de ser incluída no álbum, acabando por atingir notoriedade previamente ao lançamento do disco.

EP

Se a música foi lançada pela primeira vez num EP ou Extended play, adicione o nome do EP neste parâmetro. O nome será mostrado em itálico, etc., e deve ser usado conforme descrito na subsecção do álbum acima. Observação: somente o álbum ou EP deve ser utilizado, dependendo da sua origem de lançamento primária.

idioma

Refira o idioma da obra apenas se for em língua estrangeira.

lado A e lado B

Alguns singles são distribuídos junto com uma outra canção, que não necessariamente é lançada também, sendo conhecida como lado B. Caso o single possua um lado B, utilize apenas este campo. Caso a faixa seja lado B de outro single, utilize apenas o campo para o lado A. Veja também Lado A e lado B.

publicada

O ano em que a obra foi publicada pode ser incluído, se estiver detalhado no artigo. Este campo serve maioritariamente para canções clássicas, cujas partituras foram por editadas e comercializadas por uma editora musical.

lançada

Este parâmetro deve conter a primeira data de lançamento/publicação conhecida, utilizando as datas na seguinte ordem: Dia, Mês e Ano (por exemplo: 30 de janeiro de 2000). A data de impacto nas rádios apenas deve ser utilizada caso a canção não possua lançamento individual digital ou físico.

formato

Este campo deverá informar o(s) formato(s) no(s) qual(is) a canção foi lançada. Exemplos: vinil, CD, CD single, cassete, descarga digital.

gravada

Deverá informar a data em que a canção foi gravada.

estúdio

Local(is) onde a obra foi gravada (se possível, adicionar cidade e país).

gênero/género

Deverá conter o género musical da canção, que não necessariamente é o mesmo ao qual o artista está associado. Esta informação deverá estar referenciada adequadamente e inclusa apenas na secção "Composição", sem constituir pesquisa inédita.

duração

Utilize este parâmetro para ilustrar o tempo da canção (por exemplo: 3:45, sendo equivalente a 3 minutos e 45 segundos).

gravadora/editora

Deverá conter informação sobre a(s) editora(s) discográfica(s) pela(s) qual(is) a canção foi lançada. Não inclua palavras como "Records" no final do nome da organização (exemplo: utilize Island invés de Island Records).

compositor

Nome do(s) compositor(es) da canção, se diferente do autor da respetiva letra. Não deve conter nomes artísticos, e sim os nomes reais das pessoas, do mesmo modo que está presente nos créditos da obra.

letrista

Nome do(s) letrista(s) da canção, se diferente do seu compositor.

produtor

Nome do(s) produtor(es) da canção. Deverá ser usado o nome artístico de cada um.

cronologia

Por definição, a secção de cronologia utiliza a informação do parâmetro "artista". Caso o single possua mais do que um artista participante, deverá recorrer a este parâmetro para indicar o nome do músico principal e à predefinição {{Cronologia extra}} para os restantes.

título anterior

O nome do single anterior da cronologia do artista. Caso seja o primeiro, não preencha o parâmetro.

ano anterior

Ano de lançamento do single anterior. O livro de estilo da Wikipédia recomenda que os anos não devem estar assinalados com ligações internas.

título seguinte

O nome do single seguinte da cronologia do artista, se aplicável.

ano seguinte

Ano de lançamento do single seguinte. O livro de estilo da Wikipédia recomenda que os anos não devem estar assinalados com ligações internas.

faixas

Consulte abaixo a secção de exemplos para informações mais detalhadas sobre o uso deste parâmetro.

miscelânea

Deverá conter predefinições extras, como {{Cronologia extra}}, {{Capa álbum extra}}, {{Lista de faixas extra}} e {{Amostra de áudio}}. Consulte a página de cada predefinição para maiores informações sobre o uso destas.

Exemplos de listagem de faixas

Nem todas as caixas de informação devem incluir a lista de faixas do álbum. Artigos sobre músicas tradicionais ou históricas podem não se concentrarem numa gravação específica, portanto, detalhes sobre uma versão mais recente, incluindo lançamentos em álbuns, são inadequados. Além disso, pode haver uma lista de faixas com ligações internas para outras músicas em predefinições ou caixas de navegação no final da página. Estas incluem uma caixa de navegação de álbum (por exemplo, {{Thriller (álbum)}}), uma predefinição de navegação de canções de certo artista ({{Canções de Rihanna}}), ou simplesmente uma sobre o artista e na qual estejam incluídas as suas obras ({{Prince Royce}}).

Uma lista de faixas de álbum pode ser adicionada à caixa de informação desde que respeite os seguintes critérios: 1) o artigo não tem uma caixa de navegação na qual a música está listada; e 2) a maioria das músicas do álbum possui ligação interna. Atualmente, existem três abordagens diferentes para listar as faixas de um álbum.

Lista completa de faixas oculta

"A Canção"
Canção de Artista
do álbum Álbum
Lançamento 1 de abril de 2019 (2019-04-01)
Gravação março de 1993
Género(s) Rock alternativo
Duração 5:00
Editora(s) Geffen
Composição Compositor
Produção Produtor
Faixas de Álbum
11 faixas
  1. "Round Here"
  2. "Omaha"
  3. "Mr. Jones"
  4. "Perfect Blue Buildings"
  5. "Anna Begins"
  6. "Time and Time Again"
  7. "Rain King"
  8. "Sullivan Street"
  9. "Ghost Train"
  10. "Raining in Baltimore"
  11. "A Murder of One"

Duas opções estão disponíveis para adicionar uma listagem de faixas de álbum oculta. Ambas utilizam {{Oculto}} e a lista permanece fechada até clicar em "mostrar". A primeira opção passa por incluir uma predefinição separada nomeada "Lista de faixas do álbum", posteriormente adicionada à caixa de informações em |faixas= ({{Faixas de August and Everything After}} são usadas como exemplo). Esta opção é mais conveniente para discos com múltiplos CD ou para os que tenham muitas canções.

A segunda opção coloca a predefinição {{Oculto}} diretamente na caixa de informação no campo |faixas=. Isso pode ser copiado e adicionado a outras caixas de informação de músicas do mesmo álbum.

Código
{{Info/Canção
...
| faixas        = {{Oculto
| expandido    =
| título       =
| conteúdo     =
#
#
# etc.
}}
expandido

Deixar em branco para ser ocultada. Ao preencher o campo com "sim" (ou outro texto), a lista será mostrada logo de início.

título

Introduza o número de faixas, por exemplo "11 faixas". O cabeçalho será gerado automaticamente ("Lista de faixas de Álbum").

conteúdo

Neste campo, adicione as faixas do álbum utilizando # para gerar uma sequência numérica. Os títulos das obras devem estar entre "aspas", com o nome do artigo em negrito. Faça ligação interna nas canções que possuam ligação interna na Wikipédia, exceto na da qual a página trata.

Para CD duplos ou múltiplos, subcabeçalhos "Disc 1", "Disc 2", etc. podem ser acrescentados. A fim de assegurar a contínua sequência numérica das faixas após o subcabeçalho (em vez de ser iniciada novamente por "1"), utilize <li value="x"> em que "x"=o número da faixa seguinte.

Código
{{Info/Canção
...
| faixas        = {{Oculto
| expandido    =
| título       =
| conteúdo     =
;Disco 1
#
#
# etc.
;Disco 2
#<li value=>
#
#
# etc.
}}

Lista completa de faixas em exibição

"A Canção"
Canção de Artista
do álbum Álbum
Lançamento 1 de abril de 2019 (2019-04-01)
Gravação março de 1993
Género(s) Rock alternativo
Duração 5:00
Editora(s) Geffen
Composição Compositor
Produção Produtor
Faixas de Álbum
  1. "Round Here"
  2. "Omaha"
  3. "Mr. Jones"
  4. "Perfect Blue Buildings"
  5. "Anna Begins"
  6. "Time and Time Again"
  7. "Rain King"
  8. "Sullivan Street"
  9. "Ghost Train"
  10. "Raining in Baltimore"
  11. "A Murder of One"

Uma lista completa das faixas do álbum em exibição pode ser adicionada ao incluir as músicas no campo |faixas= em sequência usando a notação de lista numerada. A música atual deve ser adicionada utilizando as marcas de citação e negrito ("Exemplo"). O título da canção sobre a qual o artigo trata não deve possuir marcação de ligação interna; as restantes devem possuir as aspas e respetiva ligação para página na Wikipédia, caso a última exista.

Código
{{Info/Canção
...
| faixas        =
#
#
#
#
#
#
#
#
#
#

Lista de faixas parcial

"A Canção"
Canção de Artista
do álbum Álbum
Lançamento 1 de abril de 2019 (2019-04-01)
Gravação março de 1993
Género(s) Rock alternativo
Duração 5:00
Editora(s) Geffen
Composição Compositor
Produção Produtor
Faixas de Álbum
"Mr. Jones"
(3)
"Anna Begins"
(5)

Para criar uma lista de faixas parcial, oculte o parâmetro |faixas= e substitua pelo código abaixo descrito para listar as músicas anterior e seguinte da cronologia do álbum. Caso a obra de que trata o artigo seja a primeira canção ou última do álbum, deixe o respetivo parâmetro em branco.

Código
{{Info/Canção
...
| faixa anterior     =
| faixa anterior pos =
| faixa próxima      =
| faixa próxima pos  =

Cronologias para singles com duplo lado A

"O Single"
Single de Artista
do álbum Álbum
Lado A "Outro lado" (lado A duplo)
Lançamento 1 de abril de 2019 (2019-04-01)
Formato(s) CD single
Gravação janeiro de 2019
Estúdio(s) Record Plant, Nova Iorque
Género(s) R&B
Duração 3:01
Editora(s) Columbia
Composição Compositor
Produção Produtor
Cronologia de singles de Artista
"Último Single" / "Último Outro"
(2018)
"Próximo Single" / "Próximo Outro"
(2020)
Código
{{Info/Canção
...
| ladoA             =
| título anterior   =
| título anterior2  =
| ano anterior      =
| título seguinte   =
| título seguinte2  =
| ano seguinte      =

}}
ladoA

Insira o nome do segundo lado da canção que é tratada no presente artigo.

título anterior

O nome do single anterior. Se tiver artigo na Wikipédia deve possuir ligação interna.

título anterior2

Se o título anterior é um single com lado A duplo, insira o nome do segundo lado e ligação interna respetiva se aplicável.

ano_anterior

Apenas o ano de lançamento do single anterior.

título seguinte

O nome do single seguinte. Se tiver artigo na Wikipédia deve possuir ligação interna.

título seguinte2

Se o título seguinte é um single com lado A duplo, insira o nome do segundo lado e ligação interna respetiva se aplicável.

ano seguinte

Apenas o ano de lançamento do single seguinte.

Cabeçalho de TemplateData

As informações a seguir (editar) são definidas com TemplateData. Isso possibilita o seu uso pelo Editor Visual e por outras ferramentas.

Caixa de informação para artigos sobre canções.

Parâmetros da predefinição

Esta predefinição prefere a formatação em bloco dos parâmetros.

ParâmetroDescriçãoTipoEstado
Nome da cançãonome

O nome da canção (será automaticamente formatado com aspas).

Padrão
(PAGENAMEBASE)
Stringobrigatório
Capa da cançãoimagem capa

A imagem oficial da versão física ou digital da canção. A imagem deve ser carregada na Wikipédia sob a política de conteúdo restrito. Se não existir capa, pode-se deixar o parâmetro em branco.

Ficheirorecomendado
Texto alternativo da imagemalt

Texto alternativo à imagem de capa, quando esta não puder ser vista.

Stringrecomendado
Artista(s)artista

Nome(s) do(s) artista(s) que participam na canção.

Stringobrigatório
Álbumálbum

Nome álbum do qual é extraída a canção.

Stringopcional
EPEP

Caso a canção seja antes extraída de um extended play.

Stringopcional
Tipotipo

O tipo de lançamento, seja "canção", "single", "instrumental", "promocional" etc.

Stringrecomendado
Data de lançamentolançada

A primeira data de lançamento conhecida da canção, no formato {{Data de início|AAAA|MM|DD}}.

Exemplo
{{Data de início|2002|10|29}}
Stringrecomendado
Formatoformato

O(s) formato(s) pelo(s) qual(ais) foi lançada a canção. Exemplo: "Descarga digital", etc.

Stringrecomendado
Género musicalgênero género

O(s) género(s) musical(ais) da canção.

Stringrecomendado
Data de gravaçãogravada

O ano (mês e dia, se disponíveis) em que a canção foi gravada.

Stringrecomendado
Estúdio de gravaçãoestúdio

Nome do estúdio, e respetiva localização, onde a canção foi gravada.

Stringopcional
Duraçãoduração

A duração total, no formato {{Duração|m=MM|s=SS}}.

Exemplo
{{Duração|m=4|s=30}}
Stringrecomendado
Idiomaidioma

Se a canção for estrangeira, indicar a sua língua.

Exemplo
[[Língua inglesa|Inglês]]
Stringopcional
Lado AladoA

O lado A da música, caso seja diferente do título do artigo. Se tiver ligação interna, use-a. Apenas deve ser utilizado um parâmetro para o lado A ou B.

Stringopcional
Lado BladoB

O lado B da música, normalmente uma canção oposta à principal. Se tiver ligação interna, use-a. Apenas deve ser utilizado um parâmetro para o lado A ou B.

Stringopcional
Gravadoragravadora editora

Nome(s) da(s) editora(s) principal(is) que lançou(aram) a canção. Não use a extensão "Records"; exemplo: use "Universal", e não "Universal Records".

Exemplo
[[Universal Records|Universal]]
Stringrecomendado
Compositorcompositor

Nome(s) do(s) compositor(es) da canção. Se houver mais de um, devem ser separados por virgula.

Stringrecomendado
Letristaletrista

Nome(s) do(s) letrista(s) da canção. Normalmente, são os mesmos responsáveis pela composição, por isso, só utilize este parâmetro caso os profissionais sejam diferentes.

Stringopcional
Produtorprodutor

Nome(s) do(s) produtor(es) da canção. Se houver mais de um, devem ser separados por virgula.

Stringrecomendado
Miscelâneamiscelânea

Espaço para outras predefinições adequadas.

Stringopcional
Título anteriortítulo anterior

Nome do single anterior (automaticamente formatado com aspas).

Stringopcional
Título anterior 2Título anterior2

Nome do outro lado do single anterior se este for um lado A duplo (automaticamente formatado com aspas).

Stringopcional
Ano anteriorano anterior

Apenas o ano de lançamento do single anterior.

Stringopcional
Título seguintetítulo seguinte

Nome do single seguinte (automaticamente formatado com aspas).

Stringopcional
Faixastítulo seguinte2

Nome do outro lado do single seguinte se este for um lado A duplo (automaticamente formatado com aspas).

Stringopcional
Ano seguinteano seguinte

Apenas o ano de lançamento do single seguinte.

Stringopcional
Faixasfaixas

Para lista completa das faixas do álbum.

Stringopcional
Faixa anteriorfaixa anterior

Nome da faixa anterior no álbum.

Stringopcional
Posição da faixa anteriorfaixa anterior pos

Número da posição da faixa anterior no álbum.

Stringopcional
Faixa seguintefaixa próxima

Nome da faixa seguinte no álbum.

Stringopcional
Posição da faixa seguintefaixa próxima pos

Número da posição da faixa seguinte no álbum.

Stringopcional
Borda da imagem da capaborda

Insere uma borda cinzenta em torno da imagem de capa, quando esta se confunde com o fundo branco da caixa de informação.

Padrão
sim
Stringopcional
Legenda da imagem da capalegenda

Em casos em que existem duas ou mais versões oficiais da capa da canção, use este parâmetro para informar qual versão da capa é mostrada.

Stringopcional

Ver também