Saltar para o conteúdo

Predefinição Discussão:Info/Jornal

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sem título

[editar código-fonte]

Caro sr. RafaAzevedo, já que acha que esta predefinição é sua, agradecia que acrescenta-se os campos em falta.

  • nome_org = Nome Original do Jornal/Revista (caso seja uma tradução)
  • género (ou gênero) = Politica/Desporto/Banda Desenhada/etc
  • preço = Preço
  • país = País de origem (caso seja uma tradução)

Se não estão na versão que diz estar a traduzir (já que não se sente habilitado a fazer uma de raiz) fazem falta na versão Lusófona, como tal acrescente os campos onde bem entender. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 09h04min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)

Não me oponho a que estes campos sejam acrescentados, obviamente; mas sim a que eles sejam obrigatórios, aparecendo o campo vazio em todos os artigos que usam a predefinição e não contêm dados no campo. Recomendo-lhe mais atenção ao editar predefinições, pois uma besteira salva pode pontencialmente danificar diversos artigos. Recomendo também, como já lhe fizeram em sua página de discussão, que leia Wikipedia:Normas de conduta antes de sair atacando outros editores. RafaAzevedo msg 09h08min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)
Também não me oponho exceto a Preço que não é informação enciclopédica nem relevante! Tumnus msg 09h48min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)

De certa maneira concordo com a história do preço... É que se em relação aos Jornais e Revistas actuais não à relevância, em relação aos que já saíram de circulação à. É interessante saber-se o preço de determinado jornal ou revista, na altura em que era comercializado, para se fazer um paralelismo com a actualidade. O único inconveniente é que quando esse jornal ou revista atravessa um período temporal vasto o campo preço, torna-se um pouco complexo... Mas não deixa de ser interessante. Por exemplo, sabem quanto é que custava a revista do Mikey quando foi lançada no Brasil? E não me venham dizer que não é de interesse enciclopédico, porque é. Pelo Poder do Z Alaf Ogimoc 14h21min de 25 de Novembro de 2008 (UTC)


Noto que a versão actual não está em consonância com a documentação, nomeadamente nalguns parâmetros (p. e. "preço") e nas possibilidades de versões base pt-pt ou pt-br (p. e. em "editordeesportes"/"editordesporto"). Talvez seja uma questão para a "discussão" da "doc" mas achei que não valia a pena criá-la só para este aviso.
Se me permitem ainda, algumas opiniões:
  • nome_org - também para o caso de outras versões de português como em O Occidente
  • género (ou gênero) - talvez (se não puder ser incluído no tipo)
  • preço - Apesar de ser complicado para alguns casos, noutras situações (p. e. nalguns extintos como O Académico) creio que realmente se reveste de interesse.
  • país - Apesar de poder ser colocado em "sede", não só poderá salvaguardar o "País de origem (caso seja uma tradução)" mas também uma distinção visual mais rápida entre países lusófonos (p.e. quando há nomes similares: Só me lembro da revista Super Interessante/Superinteressante (PT e BR) mas há, p. e. os casos do Diário de Notícias (mesmo desambiguado) ou O Impacto (do Pará) que creio ter homónimo extinto em Portugal)
Creio então que seria ideal duas revisões: a da predef com inclusão destes parâmetros e a da doc com todos os parâmetros (actuais e revistos) e duas versões (PT e BR).
Se não houver inconveniente, eu mesmo posso aplicá-las. Txus, NelsonCM (discussão) 19h55min de 24 de abril de 2014 (UTC)Responder
E já agora mais um parâmetro: "subtitulo" pois vejo que muitas edições extintas como O Académico a utilizavam... Txus, NelsonCM (discussão) 19h58min de 24 de abril de 2014 (UTC)Responder
[editar código-fonte]

Ver Wikipédia Discussão:Projetos/Padronização. --Stegop (discussão) 20h48min de 6 de julho de 2011 (UTC)Responder

Tópico que diz uma cousa, e mostra OUTRA

[editar código-fonte]

E lá vemos uma das coisas "esdrúxulas" aplicadas aqui: o tópico sugerido para preenchimento equipe (ou equipa) não é a mesma coisa que "conselho de redação", que é o que surge quando se publica a infocaixa!

O "Conselho de redação" ou "Conselho editorial" é a equipe que determina a linha da publicação; já a "equipe(a)" são todos aqueles que escrevem o jornal!

Sugiro criar-se um tópico específico para isso - "conselho de redação" (e, por favor, atualizem a ortografia!), e façam com que equipe(a) seja destinada àquilo que as instruções dizem. Do jeito que está somos enganados ao editar a infocaixa, tendo por resultado no local da "equipe" um título falso de "Conselho"!

Grato aos que puderem corrigir. André Koehne (discussão) 15h37min de 3 de janeiro de 2019 (UTC)Responder

Remover campo "posicionamento político"

[editar código-fonte]

Com base em declaração de Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP e da ESPM: "Sem dúvida, o jornalismo cobre a política. É seu dever. Mais ainda, é uma atividade essencialmente política, pois lida o tempo todo com o poder e com os direitos da cidadania. Mas um jornal não é (mais) a mesma coisa que um partido (quanto mais partidário, pior é) e sua qualidade não vem (mais) do fato de ele ser visto como “de direita” ou “de esquerda”. Vem, antes, da disposição que tem de refletir o pluralismo, da transparência com que expõe sua própria opinião, da sua independência e da capacidade que demonstra de investigar a fundo os assuntos que reporta. Aí está o núcleo da identidade (e da qualidade) de um órgão de imprensa – e esse núcleo não é meramente “de esquerda” ou de “direita”, ainda que muitos se tenham acomodado a essa visão reducionista."Fonte.Theys York (discussão) 18h55min de 23 de agosto de 2019 (UTC)Responder