Prysmian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prysmian S.p.A.
Prysmian
Fundação 1879 (145 anos)
Sede Milão, Itália
Empregados 29.000 (final de 2018) [1]
Produtos cabos para aplicações em energia e telecomunicações
Faturamento Aumento 10 bilhões (2018)
Antecessora(s) Pirelli Cavi e Sistemi (1879-2005)
Website oficial pt.prysmian.com
br.prysmian.com

Prysmian S.p.A. é uma empresa italiana com sede em Milão, especializada na produção de cabos para aplicações em energia e telecomunicações. A empresa está entre as líderes mundiais neste setor. Tornou-se uma empresa de capital aberto no ano de 2007.

História[editar | editar código-fonte]

A companhia foi fundada originalmente em 1879 como Pirelli Cabos e Sistemas. Em 1881 obteve o contrato para a criação de cabos telegráficos submarinos, em nome do Corpo de Engenheiros do Exército.

  • 1886: abre uma fábrica para a produção de cabos submarinos em La Spezia.

Posteriormente, contribui para a colocação da rede italiana de telégrafo, em nome da Telégrafos do Estado, administração pública e da instalação de eletricidade para uso doméstico em Milão. A Pirelli estabelece uma ligação telegráfica que atravessa o Mar Vermelho

  • 1902: cria uma filial na Espanha, com a construção de uma fábrica de Cabos da Pirelli.
  • 1914: cria uma filial na Grã-Bretanha com a construção de uma unidade de produção (outras foram criadas posteriormente na Argentina em 1917 e no Brasil em 1929).
  • 1925: a Pirelli Cavi cria uma subsidiária nos EUA após o contrato para o fornecimento e instalação do primeiro telégrafo submarino transatlântico de 5150 km de extensão, entre a Itália e a América. Nos anos subsequentes, a Pirelli duplica as ligações elétricas que alimentam Nova York e Chicago.
  • Anos 1930: a Pirelli realiza ligação transatlântica entre Brasil e África do Norte, configura uma fábrica no Canadá de alta potência de cabos elétricos.
  • 1950: O Ministério Italiano de Serviços Postais encomenda à Pirelli Cavi e Sistemi o fornecimento de cabos para uma rede telefônica interurbana e para telecomunicações. O Grupo também obtém o contrato para a reinstalação da linha telefônica submarina entre a Itália e o Brasil.
  • 1982: O grupo Pirelli se torna a primeira companhia da Itália a produzir fibras ópticas para telecomunicações e transmissão de dados, estabelecendo uma joint venture com o grupo STET.
  • Entre 1998 e 2001: A Pirelli Cavi e Sistemi adquire o negócio de cabos de energia da Siemens AG, BICC e Metal Manufacturers Ltd., além de duas fábricas da NKF, objetivando expandir sua operação comercial e industrial a nível internacional.
  • Entre 2001 e 2004: É lançado um rígido processo de reestruturação que proporciona uma organização mais enxuta, eficiente e flexível à companhia.[2]
  • 2005: Em junho, o banco norte-americano Goldman Sachs adquire as operações de Cabos e Sistemas de Energia e de Telecomunicações da Pirelli & C. S.p.A. surgindo assim a Prysmian Cables & Systems.[3]

Referências

  1. «2018 Annual Report» (PDF). Prysmian Group. Consultado em 21 de fevereiro de 2020 
  2. «Prysmian é o novo nome da Pirelli Cabos e Energia». Portal TN 
  3. Cavalcanti, Clarissa. «Banco troca o nome da Pirelli Cabos». Diário do Grande ABC 
  4. «Prysmian Group: História». Prysmian. 8 de abril de 2014. Consultado em 8 de abril de 2014. Arquivado do original em 8 de abril de 2014