Região Econômica do Volga
A Região Econômica do Volga (russo: Пово́лжский экономи́ческий райо́н, tr.: Povolzhsky ekonomichesky rayon) é uma das doze Regiões Econômicas da Rússia.
Tem uma superfície de 536.400 km², com uma população aproximada de 16.905.000 habitantes (a densidade é de 31 hab/km²), dos quais 73% é de população urbana.
As principais cidades da Região Econômica do Volga são Astracã, Elista, Kazan, Naberezhnyye Chelny, Penza, Samara, Saratov, Ulianovsk e Volgogrado.
Composição
[editar | editar código-fonte]- República da Calmúquia
- República do Tartaristão
- Oblast de Astracã
- Oblast de Penza
- Oblast de Samara
- Oblast de Saratov
- Oblast de Ulianovsk
- Oblast de Volgogrado
Indicadores socioeconômicos
[editar | editar código-fonte]A aprovação popular das mudanças econômicas estão acima da média nesta Região, tanto em termos de valorização da economia nacional como nas expectativas de melhorias nas próprias vidas e na economia familiar. O índice de consumo também é maior aqui do que em outras partes da Federação Russa. A expectativa de vida para homens e mulheres está um pouco acima da média nacional.
De toda maneira, o PIB está abaixo da média russa, o valor dos salários regionais está 18% abaixo da média do país, e são pagos com regularidade menor do que no resto da Rússia. As discrepâncias entre estes dados e o otimismo positivo dos indivíduos nesta Região pode ser explicado porque no Volga a quantidade de gente com dois trabalhos também é superior à média nacional.