Rheu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rheu
Le Rheu
—  Comuna francesa França  —
Le Rheu - mairie.jpg
Rheu está localizado em: França
Rheu
Localização de Rheu na França
48° 6' N 1° 48' O
País  França
Região COA fr BRE.svg Bretanha
Departamento Blason département fr Ille-et-Vilaine.svg Ille-et-Vilaine
Área
 - Total 18,89 km²
Altitude 30 m (98 pés)
População (2010)[1]
 - Total 7 669
    • Densidade 406/km2 
Código Postal 35650
Código INSEE 35240
Sítio http://www.ville-lerheu.fr/

Rheu ou Le Rheu-Moigné (Reuz em bretão) é uma comuna francesa na região administrativa da Bretanha, no departamento Ille-et-Vilaine. Ela faz parte da aglomeração metropolitana de Rennes.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A Comuna de Rheu é composta por três principais focos de povoamento: O centro de Rheu (centre-ville), as Landes d'Apigné e o burgo de Moigné. A leste, como fronteira natural da comuna, está o rio Vilaine, onde a comuna faz fronteira com Rennes, e a nordeste o rio Flume. O riacho ’’le Lindon’’ atravessa o burgo de Rheu, apesar de a maior parte de sua extensão ser coberta. A comuna de Rheu tem como comunas adjacentes Rennes, Vezin-le-Coquet, L'Hermitage, Cintré, Mordelles, Chavagne e Saint-Jacques-de-la-Lande.

Os dois principais acessos a comuna são a via expressa Rennes-Lorient (RN24) e a segunda ceinture rennaise (rodovias que contornam a cidade de Rennes) RD288. A vila de Le Rheu-Moigné é atendida pelos serviços de ônibus Star (Service des Transport de l'Agglomération Rennaise ou Serviço dos transportes da Aglomeração de Rennes) das linhas 54,55,56 e 76 bem como a linha escolar "VHB5" que atende o liceu Victor et Hélène Basch.

Economia[editar | editar código-fonte]

A zona artesanal e comercial de Chêne Vert criada em 1960 em Landes d'Apigné é o centro da economia da comuna. Ali estão mais de 100 empresas, entre as quais o centro de triagem da Coliposte -- o serviço de encomendas postais da França -- encarregado da triagem de encomendas postais para o oeste francês, assim como a futura implantação da plataforma logística do grupo Carrefour e a futura sede regional de Amec Spie.

O centro INRIA de Rennes tem duas unidades de pesquisa situadas em Rheu próximas ao bosque de Motte desde 1966 (dedicados ao aprimoramento de plantas e biotecnologias vegetais, e a biologia de organismos e populações aplicada a proteção das plantas), um campo experimental de 307 ha, uma unidade experimental de testes com suínos e uma estação de pesquisas cidrícolas e de biotransformação das frutas e legumes. O centro emprega cerca de 250 pessoas.

Referências

  1. Populations légales des communes en vigueur au 1er janvier 2013 (em francês). www.insee.fr. INSEE (dezembro de 2012). Página visitada em 3 de abril de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.