Ricardo Vignini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ricardo Vignini
Informação geral
Nome completo Ricardo Vignini
Origem São Paulo  São Paulo
País  Brasil
Gênero(s) moda de viola, MPB, Rock
Instrumento(s) viola de dez cordas,viola caipira
Período em atividade  ?-presente
Página oficial www.ricardovignini.com.br

Ricardo Vignini é um violeiro, compositor, professor de música e produtor fonográfico e cultural brasileiro, também atua como pesquisador de musica tradicional. O selo Folguedo, dedicado à música caipira é de sua propriedade.[1] É endorse da corda de viola americana D'Addario no Brasil.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Começou integrando a banda de rock e blues Cheap Tequila como guitarrista na capital paulista, ainda adolescente. Toca na banda Matuto Moderno desde 2002, que mistura música caipira com rock. Já acompanhou os músicos americanos Bob Brozman, e Woody Mann em suas turnês brasileiras. Em sua carreira já atuou ao lado de Fernando Deghi, Vinícius Alves, Ricardo e Ivan Vilela, Almir Sater e Roberto Correa.

Como produtor[editar | editar código-fonte]

Produziu CD´s e um DVD do cantor Índio Cachoeira. Produziu o CD Moço das Estrelas, de Costa Senna. Em 2004 produziu o álbum "Música Raiz, Catira e Folia de Reis", de Os Favoritos da Catira, Os Mensageiros de Santos Reis e Oliveira e Olivaldo.

Como curador e diretor musical, realizou os projetos "Do Velho Chico ao Mississipi", em 2006. O festival foi premiado pela Revista Bravo, como um dos 100 mais importantes do Brasil em 8 anos. Em 2007 foi um dos palestrantes no "Primeiro Seminário Nacional de Viola Caipira ", realizado em Belo Horizonte, MG. Lançou e produziu o CD "Moda de Rock - Viola Extrema", uma parceria sua com o violeiro Zé Helder. Projeto que trouxe regravações de clássicos do rock internacional, adaptados para viola caipira. No repertório, constaram sucessos como "Kashmir", de Led Zepelin, "In the Flesh", de Pink Floyd, "Aces High", de Iron Maiden, "Smells like teen spirit", de Nirvana e "Norwegian wood", dos Beatles. No mesmo ano, realizou, com Zé Helder, uma turnê pela Europa do projeto "Moda de Rock". Com o mesmo projeto, já haviam realizado turnê pelo Brasil e pelos EUA.

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Moda de Rock - Viola Extrema (c/ Zé Helder) - DVD - (2012)
  • Na zoada do Arame - Folguedo - CD - (2011)
  • Moda de Rock - Viola Extrema (c/ Zé Helder) - Folguedo - CD - (2010)
  • No Oco do Bambú (c/ Zé Helder) - Folguedo/ Tratore - CD - (2009)

Referências