Ride the High Country

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ride the High Country
Os pistoleiros da noite (PRT)
Pistoleiros do entardecer[1] (BRA)
Ride the High Country
 Estados Unidos
1962 •  cor •  94 min 
Género cinema westernfaroeste
Direção Sam Peckinpah
Roteiro N.B. Stone Jr.
Robert Creighton Williams (não creditado)
Sam Peckinpah (não creditado)
Elenco Joel McCrea
Randolph Scott
Idioma inglês

Ride the High Country (Brasil: Pistoleiros do entardecer / Portugal: Os pistoleiros da noite) é um filme estadunidense de 1962, do gênero faroeste, dirigido por Sam Peckinpah. O roteiro é de N.B. Stone Jr., com a colaboração (não creditada) de Robert Creighton Williams e Sam Peckinpah. O filme reúne em um último grande trabalho, os antigos astros dos filmes de Velho Oeste, Randolph Scott e Joel McCrea.

Em 1992, Ride the High Country foi selecionado para preservação no National Film Registry pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos como sendo considerado "cultural, histórica ou esteticamente significativo". [2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Dois veteranos e grandes ex-homens da lei se encontram num show de entretenimento. Gil Westrum, junto com seu jovem parceiro Heck Longtree, demonstram suas habilidades com armas de fogo, a custa de alguns trocados. Já seu antigo colega Steve Judd, agora trabalha como guarda de segurança para uma grande mineradora. Ele conta que irá buscar uma carga de ouro em uma das jazidas e precisa de alguns homens de confiança para ajudá-lo na perigosa jornada.Westrum e Longtree logo aceitam o trabalho, mas na verdade planejam roubar o ouro na primeira oportunidade.

Durante a viagem e uma parada em um rancho, acabam aceitando levar Elsa, uma jovem noiva, que vai se casar com um dos garimpeiros, Billy. Mas ela quer mesmo é fugir dos maltratos de seu pai dominador. Quando chegam ao campo de mineração, a moça descobre que na verdade a intenção de seu noivo é transformá-la em prostituta dele e de seus três irmãos, semi-animalescos. O jovem Longtree, que se apaixonara por Elsa, ajuda-a a fugir dos homens, que passam a perseguir a moça e o trio de guardas. Além da perseguição, Judd terá que se confrontar com Westrum, que não desistiu do ouro.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «"Pistoleiros" profetiza fim do velho Oeste». Folha de S.Paulo. 19 de maio de 1994 
  2. Complete National Film Registry Listing - Library of Congress

Ligações externas[editar | editar código-fonte]