Straw Dogs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para a refilmagem com James Marsden e Kate Bosworth, veja Straw Dogs (2011).
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde maio de 2013). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Straw Dogs
Cães de Palha (PT)
Sob o Domínio do Medo (BR)
Cartaz do filme
 Estados Unidos
1971 •  cor •  118 min 
Direção Sam Peckinpah
Roteiro Livro: Gordon Williams
Adaptação:David Zelag Goodman,

Sam Peckinpah

Elenco Dustin Hoffman

Susan George

Género ação
suspense
drama
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Straw Dogs (Sob o Domínio do Medo BRA ou Cães de Palha POR) é um filme estadunidense de 1971, do gênero ação e suspense, dirigido por Sam Peckinpah.

Mais um filme polêmico do diretor, que foi criticado pela violência explícita mostrada, que incluía um estupro. Pouco tempo depois outros lançamentos trariam esse tipo de cena, como Operação França e Desejo de Matar, confirmando uma nova tendência seguida pelo cinema dos anos 1970: o de aumento do realismo nos filmes de ação. Baseado na novela The Siege of Trencher's Farm de Gordon Williams, o filme é considerado um dos melhores de Sam Peckinpah.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Os cães de palha da trama são os jogadores de futebol, os heróis estudantis, as líderes da torcida, todos aqueles que tiveram seus momentos de fama em algum momento e que agora pouco valem aos olhos dos outros e, principalmente, para si mesmos. São estas pessoas que entram em conflito com o casal interpretado por James Marsden (X-Men 3: O Confronto Final, 2006) e Kate Bosworth (Superman: O Retorno, 2006). David e Amy Sumner, ele um roteirista e ela uma atriz de Hollywood, decidem voltar para a cidade natal dela, no sul dos Estados Unidos, em busca de uma vida mais calma e pacífica – tudo o que não lhes espera. De imediato os locais se sentem inferiorizados com a presença dos “famosos”, e o fato de um dos principais valentões (Alexander Skarsgard, de Melancolia) ser ex-namorado dela não ajuda em nada no processo de “ambientação”.

As dificuldades vão surgindo aos poucos. Primeiro, o casal precisa contratar mão-de-obra para arrumar o telhado do celeiro, já velho e desgastado. Os escolhidos são os conhecidos dela, que agora passam a tratá-los como empregadores. As relações ficam piores com a presença de um retardado mental que é acusado de abusar de uma menina. A maioria se coloca contra o rapaz, que no entanto é defendido pelos recém-chegados, piorando o sentimento geral contrário que enfrentam. Mas isso é apenas a cobertura do bolo, que esconde reações muito mais exageradas e violentas. Estupro, assassinatos, rebeldia, abuso de poder e muitas outras infrações serão cometidas neste conto sobre como o ambiente pode mudar as pessoas e como a sensação interior de cada pessoa não passa de um reflexo de como ela própria se vê diante a visão dos outros. Quando os limites desaparecem, o que o filme parece querer dizer, somos todos animais, e as respostas a estes instintos é que fazem toda a diferença. Ou não.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]