Rio Santa Maria da Vitória

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Para o afluente do rio Doce, veja Rio Santa Maria do Doce.
Disambig grey.svg Nota: Para o rio Santa Maria no Rio Grande do Sul, veja Rio Santa Maria.
Rio Santa Maria da Vitória
Comprimento 122 km
Área da bacia 1 660 km²
País(es)  Brasil

O rio Santa Maria da Vitória é um curso de água do estado do Espírito Santo, no Brasil.

A bacia hidrográfica do rio Santa Maria da Vitória situa-se na região central do estado do Espírito Santo. Sua área é de aproximadamente 1 660 quilômetros quadrados. Percorrendo cerca de 122 quilômetros, desde sua nascente até sua foz, limita-se à leste com a Baía de Vitória, ao norte e a oeste com as bacias dos rios Reis Magos e Doce e, ao sul, com as bacias dos rios Jucu, Bubu e Formate.

Fazem parte da bacia os municípios capixabas de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Cariacica, Serra e Vitória.

As águas do rio são utilizadas para abastecimento, geração de energia elétrica e, principalmente, irrigação. Enquanto seus afluentes cortam várias comunidades com atividades econômicas voltadas para a agricultura, seu leito principal recebe os efluentes domésticos das cidades de Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina. Em seu médio curso, o rio sofre dois barramentos, rio Bonito e Suíça, responsáveis, respectivamente, pela produção de dez e trinta megawatts de energia elétrica.

Em seu curso final, tem parte de suas águas captadas para o abastecimento de cerca de trinta por cento da população da Grande Vitória.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.