Rio Santa Maria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2014). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rio Santa Maria
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Localização
País
Coordenadas
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Área da bacia
15.739 km²
Afluentes
principais
Foz

O rio Santa Maria é um rio brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Nasce ao nordeste do município de Dom Pedrito e tem sua foz no rio Ibicuí, desembocando no rio Uruguai.

A sua bacia hidrográfica, localiza-se na fronteira sudoeste do Rio Grande do Sul, cobrindo seis municípios (Rosário do Sul, Cacequi, Santana do Livramento, Dom Pedrito, São Gabriel, Lavras do Sul), e abrange uma área de 15.739 quilômetros quadrados, correspondendo a aproximadamente 5,6% da área do Rio Grande do Sul.

A Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria situa-se a sudoeste do Estado do Rio Grande do Sul, entre as coordenadas geográficas 29°47' a 31°36' de latitude Sul e 54°00' a 55°32' de longitude Oeste. Abrange as províncias geomorfológicas Planalto Meridional e Depressão Central. Possui área de 15.609,11 km², abrangendo municípios como Bagé, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Santana do Livramento e São Gabriel, com população estimada em 220.296 habitantes. Os principais cursos de água são os arroios Três Divisas, da Divisa, da Cruz e os rios Santa Maria, Cacequi e Upamaroti. O rio Santa Maria nasce à nordeste do município de Dom Pedrito e desemboca no rio Ibicuí. O principal uso de água se destina à irrigação. Déficits hídricos são verificados na bacia, principalmente nos meses de verão, quando ocorrem as demandas para orizicultura.[1]

Referências

  1. «Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria». Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Consultado em 11 de junho de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.