Rocker (motoqueiros): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Helpmaster (discussão | contribs)
Linha 14: Linha 14:
* [[Greasers]]
* [[Greasers]]
* [[Roqueiro]]
* [[Roqueiro]]
* Sâo parecidos.


{{esboço-rock}}
{{esboço-rock}}

Revisão das 20h40min de 20 de fevereiro de 2012

 Nota: Para a tribo urbana centrada em rock geral, veja roqueiro.
Rockers

Rocker ou Ton-up boys é a denominação para uma subcultura juvenil (sobretudo da classe operária) surgida no Reino Unido nos anos 50, centrada nas motocicletas do tipo café racer e na música rock and roll e rockabilly. Os Rockers também eram conhecidos pela sua rivalidade com os mods (a temática central do filme Quadrophenia de 1979).

Embora a subcultura já existisse na década de 1950, eles eram conhecidos como o Ton Up Boys/Girls, porque ton-up era uma gíria inglesa para a condução de 100 mph (160 kmh). Foram os primeiros a aderirem ao nome rocker, isso no início da década de 1960. São diferentes dos Greasers , Rockabillies , Teddy Boys e Punks . No entanto, os roqueiros nos anos de 1960 eram comumente referidos como greasers ou graxa como um insulto pelos mods, e hoje o uso dos termos, greasers e roqueiros são bastante intercambiáveis no Reino Unido. Em 1965, o termo americano greaser tinha atravessado para o Reino Unido, com uma escrita no The Sun. "Greasers apenas significa que eles costumavam trabalhar suas motocicletas"

Tem semelhanças com outros fenómenos surgidos na mesma época noutros países, como os Greasers nos Estados Unidos (embora estes fossem mais entusiastas dos carros hot rod do que das motocicletas), os Blouson noirs na França, os Bodgies e Widgies na Austrália e Nova Zelândia ou os Kaminari-zoku (Tribo do trovão) no Japão.


Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre Rock é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.