Patricinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Maio de 2011). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O termo patricinha (pt-BR) ou betina (pt) é uma gíria que remete a uma mulher que na maioria das vezes é bem cuidada, rica, mimada, consumista, modista, protegida pelos pais e geralmente tem uma ótima autoestima (as vezes de forma excessiva). Em meados da década de 1990, o símbolo das patricinhas foi representado pelo filme ''As Patricinhas de Beverly Hills''. Em alguns círculos sociais o termo é usado de forma pejorativa como sinônimo de adolescente esnobe, desagradável e não focado em "Problemas Relevantes".

A gíria pode ter origem em Patrício (em latim: patricius), que originalmente eram os cidadãos que constituíam a aristocracia da Roma Antiga, equivalendo a uma forma de nobreza hereditária.

No Brasil, o equivalente a patricinha na idade adulta costuma ser associado a socialite, uma mulher que vive uma vida luxuosa.

Apesar de serem pejorativos, os termos "mauricinho" e "patricinha" designam pessoas que possuem um elevado nível social e se preocupam com a aparência.

Gramática/Origem: Diminutivo do nome próprio Patrícia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.