Patricinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Maio de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O termo patricinha (português brasileiro) ou betinha (português europeu) é uma gíria que remete a uma mulher que na maioria das vezes é bem cuidada, mimada, consumista, modista, protegida pelos pais e geralmente tem uma ótima auto-estima (as vezes de forma excessiva). Em meados da década de 1990, o símbolo das patricinhas foi representado pelo filme ''As Patricinhas de Beverly Hills''. Em alguns círculos sociais o termo é usado de forma pejorativa como sinônimo de adolescente esnobe, desagradável e não focado em "Problemas Relevantes".

No Brasil, o equivalente a patricinha na idade adulta costuma ser associado a socialite, uma mulher que vive uma vida luxuosa.

Para ser patricinha não é necessário ter uma classe social elevada apesar da imagem que foi criada devido aos filmes americanos, quando na verdade elas são de diversas etnias e classe sociais.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Mauricinho - equivalente masculino

Referências

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.