Saltar para o conteúdo

Roger Vadim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Roger Vadim

Vadim em 1971
Nome completo Roger Vladimir Plemiannikov
Nascimento 26 de janeiro de 1928
Paris, Ile-de-France
França
Morte 11 de fevereiro de 2000 (72 anos)
Paris, França
Ocupação Diretor, escritor, roteirista.
Cônjuge Brigitte Bardot (1952-57)
Jane Fonda (1965-73)
Catherine Deneuve (1975-77)
Marie-Christine Barrault (1990-2000)

Roger Vadim, nome artístico de Roger Vladimir Plemiannikov (Paris, 26 de janeiro de 192811 de fevereiro de 2000) foi um cineasta, produtor e roteirista cinematográfico francês.

Roger Vadim e Jane Fonda em Roma, 1967.

Seu primeiro filme de expressão, E Deus Criou a Mulher (1956) causou grande repercussão internacional devido ao modo como tratou a sexualidade, o que ajudou a mudar a cara da indústria cinematográfica. Entre outros filmes famosos de sua autoria estão Ao Cair da Noite (1958) e Barbarella (1968).

Biografia

[editar | editar código]

Vadim nasceu Roger Vadim Plemiannikov (às vezes transliterado Plemiannikoff) em Paris. Seu pai, Igor Nikolaevich Plemiannikov, foi um oficial militar e pianista russo que emigrou do Império Russo e se tornou um cidadão francês naturalizado. Ele foi vice-cônsul da França no Egito, estabelecendo-se em Alexandria e mais tarde na Turquia. A mãe de Vadim, Maria Antonieta (nascida Ardilouze), era uma atriz de teatro. Ele tinha uma irmã, Hélène Plemiannikov (1929–2022). Embora Vadim tenha vivido como filho de um diplomata no Norte da África e no Oriente Médio em sua juventude, a morte de seu pai quando ele tinha nove anos fez com que a família retornasse à França, onde sua mãe encontrou trabalho administrando um albergue nos Alpes franceses, que funcionava como um posto de passagem para judeus e outros que fugiam do nazismo.

Vadim estudou jornalismo e letras na Universidade de Paris.

Vadim iniciou sua carreira no cinema aos 19 anos como assistente de direção de Marc Allégret, com quem trabalhou em diversos roteiros e filmes nas décadas de 1940 e 1950. Durante esse período, participou da produção de filmes como Blanche Fury (1948), The Naked Heart (1950), Julietta (1953) e School for Love (1953). Seu talento como roteirista e assistente de direção o levou a escrever e colaborar em diversas obras de sucesso na França e no Reino Unido.

Nessa época, conheceu e iniciou um relacionamento com Brigitte Bardot, que se tornaria sua musa inspiradora e estrela de seu primeiro grande sucesso E Deus Criou a Mulher (1956), que lançou Bardot ao estrelato internacional e estabeleceu Vadim como diretor reconhecido. Seguiu com filmes como Sem Sol em Veneza (1957), A Noite Que o Céu Caiu (1958), e a elogiada adaptação de Les Liaisons Dangereuses (1959).

Ao longo dos anos 1960, dirigiu obras com apelo popular e artístico, como Love on a Pillow (1962), Vice and Virtue (1963), La Ronde (1964), The Game Is Over, (1966) e o grande sucesso Barbarella (1968), consolidando seu estilo voltado ao erotismo e à crítica social.

Nos anos 1980 e 1990, Vadim mudou-se para os Estados Unidos e passou a trabalhar principalmente na televisão, incluindo remakes e filmes de menor impacto, como a nova versão de And God Created Woman (1988) que não foi bem recebida. Seu último trabalho foi na TV francesa, encerrando uma carreira marcada por altos e baixos, mas também por forte influência no cinema erótico e nas representações femininas da época.

Vida Pessoal

[editar | editar código]

Além de conhecido pelo seu trabalho no cinema, também tornou-se famoso e foi celebrado por ter sido marido das belas atrizes Brigitte Bardot (que fez dois abortos, com seu consentimento), Catherine Deneuve (com quem tem um filho: Christian Vadim) e Jane Fonda (com quem tem uma filha Vanessa Vadim), casamentos sobre os quais escreveu um livro autobiográfico.

Roger foi ainda casado com Annette Vadim com quem tem uma filha, Nathalie Vadim.

Roger Vadim morreu em 11 de fevereiro de 2000, aos 72 anos de idade, vítima de um câncer. Suas ex-companheiras, Brigitte Bardot, Jane Fonda e Catherine Deneuve estiveram em seu funeral. Vadim está sepultado no Cemitério Marinho de Saint-Tropez, em Saint-Tropez, França.

Principais Trabalhos

[editar | editar código]

Ligações Externas

[editar | editar código]

Roger Vadim (em Inglês) no Internet Movie Database.

O Wikiquote tem citações relacionadas a Roger Vadim.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cineasta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.