Salah Baouendi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Salah Baouendi
Nascimento 12 de outubro de 1937
Túnis
Morte 24 de dezembro de 2011 (74 anos)
La Jolla, Califórnia
Nacionalidade Tunisiano-estadunidense
Alma mater Sorbonne, Universidade Paris-Sul
Instituições Universidade de Purdue, Universidade da Califórnia em San Diego
Campo(s) Matemática

Mohammed Salah Baouendi (Túnis, 12 de outubro de 1937La Jolla, Califórnia, 24 de dezembro de 2011) foi um matemático tunisiano-estadunidense, que trabalhou com análise.

Vida[editar | editar código-fonte]

Baouendi frequentou a escola e estudou na França, onde obteve o bacharelado em matemática na Sorbonne em 1961 e um doutorado em 1967 na Universidade Paris-Sul em Orsay, orientado por Bernard Malgrange, com a tese Sur une Classe d'Opérateurs Elliptiques Dégénérés.[1] Foi depois professor da Université Nice-Sophia-Antipolis, Universidade de Túnis e em Paris, seguindo para os Estados Unidos em 1971.[2][3] Em 1972 foi professor da Universidade de Purdue, onde foi também temporariamente diretor da Faculdade de Matemática. A partir de 1988 foi professor da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD). Foi também professor visitante na Universidade de Chicago e na Universidade Rutgers. Trabalhou principalmente com análise complexa e equações diferenciais parciais.

Casou-se na segunda vez com a matemática Linda Rothschild, com quem também trabalhou. Ambos receberam o Prêmio Stefan Bergman de 2003.[4]

Foi palestrante convidado do Congresso Internacional de Matemáticos em Vancouver (1974: On a class of Fuchsian types partial differential operators). Em 2005 foi eleito membro da Academia de Artes e Ciências dos Estados Unidos.

Esteve no conselho (Board of Trustees) da American Mathematical Society, foi durante vários anos representante dos Estados Unidos na União Internacional de Matemática e conselheiro administrativo do US National Committee for Mathematics. Foi fundador e co-editor dos periódicos Communications in Partial Differential Equations e Mathematical Research Letters.

De seu primeiro casamento teve um filho, Moungi Bawendi, e uma filha.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • com Peter Ebenfelt, Linda Rothschild Real submanifolds in complex space and their mappings, Princeton University Press 1999

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]