Saltar para o conteúdo

Santa Izabel do Oeste: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 50: Linha 50:
'''Santa Izabel do Oeste'''<ref group="nota" name="nome"/> é um [[município]] [[brasil]]eiro do [[estados do Brasil|estado]] do [[Paraná]]. Sua população estimada em [[2004]] era de 13.132<ref>http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=412380</ref> habitantes. É uma das maiores potências paranaenses, superando as cidades vizinhas de [[Realeza]], [[Ampére]] e [[Salto do Lontra]].
'''Santa Izabel do Oeste'''<ref group="nota" name="nome"/> é um [[município]] [[brasil]]eiro do [[estados do Brasil|estado]] do [[Paraná]]. Sua população estimada em [[2004]] era de 13.132<ref>http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=412380</ref> habitantes. É uma das maiores potências paranaenses, superando as cidades vizinhas de [[Realeza]], [[Ampére]] e [[Salto do Lontra]].


É uma verdadeira megalópole, e reúne várias empresas como as fábricas Pádova, pertencentes ao empresário Vilmar Pádova<ref>http://jornalnovotempo.com.br/regional/11611-como-foi-iniciar-a-expoiza</ref>, Supermercado Scalco<ref>http://jornalnovotempo.com.br/regional/11606-empresas-associadas-da-acesio-e-empresas-expositoras-da-3o-expoiza</ref>, além de várias outras empresas como AGGE Camisaria, Rádio Danúbio Azul, Jornal Novo Tempo, Grupo Mundomar, Bocchi, e muitos outros que não são citados na cidade.



== História ==
== História ==

Revisão das 22h19min de 16 de maio de 2012

Santa Izabel do Oeste
  Município do Brasil  
Avenida - Praça das Palmeiras
Avenida - Praça das Palmeiras
Avenida - Praça das Palmeiras
Símbolos
Bandeira de Santa Izabel do Oeste
Bandeira
Brasão de armas de Santa Izabel do Oeste
Brasão de armas
Hino
Gentílico izabelense
Localização
Localização de Santa Izabel do Oeste no Paraná
Localização de Santa Izabel do Oeste no Paraná
Localização de Santa Izabel do Oeste no Paraná
Santa Izabel do Oeste está localizado em: Brasil
Santa Izabel do Oeste
Localização de Santa Izabel do Oeste no Brasil
Mapa
Mapa de Santa Izabel do Oeste
Coordenadas 25° 49' 15" S 53° 29' 02" O
País Brasil
Unidade federativa Paraná
Municípios limítrofes Ampére, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, Realeza (Paraná)
Distância até a capital 496 km km
História
Fundação 29 de novembro de 1963
Administração
Prefeito(a) Olivio Brandelero
Características geográficas
Área total [1] 321,169 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 13 134 hab.
Densidade 40,9 hab./km²
Clima subtropical (Cfa)
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,767 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 123 905,387 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 10 542,45

Santa Izabel do Oeste[nota 1] é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2004 era de 13.132[5] habitantes. É uma das maiores potências paranaenses, superando as cidades vizinhas de Realeza, Ampére e Salto do Lontra.

É uma verdadeira megalópole, e reúne várias empresas como as fábricas Pádova, pertencentes ao empresário Vilmar Pádova[6], Supermercado Scalco[7], além de várias outras empresas como AGGE Camisaria, Rádio Danúbio Azul, Jornal Novo Tempo, Grupo Mundomar, Bocchi, e muitos outros que não são citados na cidade.

História

Por volta de 1948, chegou no território onde hoje é Santa Izabel Do Oeste - PR, o primeiro morador o Senhor João Ribeiro Cordeiro, natural de Campos Novos ( Santa Catarina), o qual se deslocou para Santa Izabel do Oeste atraído pela propaganda da terra fértil.

A chegada não foi muito fácil, pois seu João chegou no local descendo o rio Sarandi , nome dado devido a uma planta nativa da região. O Senhor João denominou o local em que estava desbravando também de Sarandi.

Juntos com o Senhor João Cordeiro veio seu cunhado João Druhm e em seguida chegaram Lauro Vidal, António Maria Viana, Elzino Tolomiotti e a primeira professora D. Laura Etelvina Gonçalvez.

As roças foram feitas através de abertura na mata com picadas de facão e foice. Em 1950 , os primeiros moradores já se encontravam instalados e com condições de abrigar as famílias. Por esse motivo retomaram a terra natal (Campos Novos e São Domingos SC ) para buscar a família.

Inicialmente, o território de Santa Izabel Do Oeste pertencia ao município de Capanema e em 1961 coma emancipação de Ampere a população Izabelense passou a lutar pela própria emancipação. Em 1° de março de 1962 pela lei n° 18/62 que criava o distrito administrativo de Santa Izabel Do Oeste. O Senhor João Cordeiro foi nomeado para o cargo de sub-prefeito. A partir daí, formou-se um comissão pró-emancipatória composta por Lino Rockembach, José Penso, Severino Bernardes, Valdir Ribas e Nestor Bocchi.

A emancipação política do município foi conseguida pela lei n° 4788 de 29 de novembro de 1963, conforme Decreto Lei em anexo 01:

O nome do município. Santa Izabel Do Oeste, foi escolhido em homenagem à mãe do fundador e colonizador João Ribeiro Cordeiro.

O primeiro prefeito eleito foi o Senhor Lino Rockembach , o qual criou cinco distritos:

O primeiro foi Sarandi, criado pela lei Municipal n° 06 de 16 de janeiro de 1965

Esta localidade, na época era maior que a sede, possuindo três casas comerciais, um hotel, uma farmácia, uma sapataria, um gabinete dentário, um moinho, duas serrarias, dois bares e várias residências.

O Distrito de rio da Prata foi criado pela lei n° 07 de 16 de janeiro de 1965, em 26 de outubro de 1967 torno-se Distrito Judiciário por lei estadual, sendo o único desta categoria.

Da mesma forma a Lei n° 08 de 16 de janeiro de 1965 criou o Distrito administrativo de Jacutinda; assim como a lei n° 09 criou o Distrito de Anunciação. Nesta mesma data a lei n° 10 determina a criação do quinto e último Distrito: União do Oeste.

Somente em agosto de 1964 a GETSOP fez a demarcação dos lotes rurais e do perímetro urbano. Seus limites foram definidos pela Lei n° 43 de 25 de novembro de 1968. Na mesma data a Lei n°42. Fixou os nomes das praças, os quais são todos nomes de árvores que existiam em abundância na ocasião da ocupação. Tais como: pinheiro, acácia, jacarandá, cedro, imbuía, ipê, coqueiro, carvalho, canela, marfim.

Comercialização

A primeira comercialização foi madeira[8]. Santa Izabel, assim como todas as cidades vizinhas, tinham árvores em abundância. Ao decorrer do tempo, ela foi arrancando árvores para construir casas, enquanto as cidades mais próximas, arrancava uma parte para construção de casas, e as outras, aumentavam um pouco mais na economia primitiva. Assim, a economia foi-se baixando cada vez mais, enquanto a economia das cidades principalmente Ampére, foram subindo em um alto índice de elevamento.

A cidade, possui poucas memórias do passado, pois com o decorrer do tempo, as casas foram sendo destruídas, e foram sendo criadas casas mais modernas, e ideológicas. Na cidade, alguns locais ficaram até os tempos atuais, como o hospital, a rodoviária, e outros locais mais "fechados".

Notas


Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=412380
  6. http://jornalnovotempo.com.br/regional/11611-como-foi-iniciar-a-expoiza
  7. http://jornalnovotempo.com.br/regional/11606-empresas-associadas-da-acesio-e-empresas-expositoras-da-3o-expoiza
  8. http://www.e-prefeituras.pr.gov.br/sites/prefeitura/santaizabeldooeste/index.htm
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Paraná é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.