Sara-Teodora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sara-Teodora
Imperatriz-consorte da Bulgária
Sarah-Theodora of Bulgaria.jpg
Iluminura no Tetraevangelia de João Alexandre
Reinado 13491371
Consorte João Alexandre
Antecessor(a) Teodora da Valáquia
Sucessor(a) Ana da Valáquia (em Vidin)
Maria Ceratza (em Tarnovo)
Dinastia Sismanes
Morte 17 de dezembro de 1439
  Constantinopla
Filho(s) Kera Tamara
Keratsa
João Sismanes
João Asen
Desislava da Bulgária
Vasilisa??

Sara, Teodora ou Sara-Teodora foi a segunda esposa do czar João Alexandre (r. 1331–1371).

História[editar | editar código-fonte]

As fontes concordam que ela era de ascendência judia e vivia com a família no bairro judaico de Tarnovo. João Alexandre se divorciou de sua esposa de longa data, Teodora da Valáquia, que foi forçada a tornar-se freira, e Sara converteu-se ao cristianismo ortodoxo, aceitando o nome de Teodora. Logo em seguida, em algum momento da década de 1340, eles se casaram e ela tornou-se a imperatriz-consorte.

A nova czarina era conhecida pela defesa feroz de sua nova religião e foi uma das principais defensoras da realização de um concílio contra os judeus. Ela reformou diversas igrejas e mandou construir muitos mosteiros e é por isso que ela é tida em alta estima pela Igreja Ortodoxa Búlgara.

Não há dúvidas sobre o papel que Teodora teve na fragmentação do Segundo Império Búlgaro, que se dividiu entre seu primogênito, João Sismanes, e João Esracimir, o único filho ainda vivo de Teodora da Valáquia e primogênito de João Alexandre. Como João Sismanes foi era o filho mais velho nascido depois de sua ascensão ao trono (porfirogênito - "nascido no púrpura"), Teodora insistiu que ele seria o único digno de receber a coroa. João Sismanes foi então coroado co-imperador pelo pai, que entregou a Esracimir a posição de déspota de Vidin em troca. Depois que João Alexandre morreu, em 1371, João Sismanes tornou-se o novo czar e João Esracimir declarou Vidin um novo império. Daí em diante, a relação entre os dois "impérios búlgaros" se tornou difícil e permaneceu assim mesmo frente à ameaça da invasão otomana.

A data da morte da czarina é desconhecida, embora alguns historiadores assumam que ela tenha morrido no final da década de 1380.

Família[editar | editar código-fonte]

Sara-Teodora e João Alexandre tiveram cinco filhos: Kera Tamara, Keratsa (Kera Maria), João Sismanes, João Asen V, Desislava e Vasilisa[1].

Árvore genealógica[editar | editar código-fonte]


Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Иван Божилов, "Фамилията на Асеневци (1186-1460). Генеалогия и просопография", Издателство на Българската академия на науките "Марин Дринов", София, 1994, стр. 168 - 170 (in Bulgarian; in English: Ivan Bozhilov, "The family of the Asens (1186-1460). Genealogy and prosopography", Publishing house of the Bulgarian Academy of sciences "Marin Drinov", Sofia, 1994, p. 168-170).
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sara-Teodora
Sara-Teodora
Nascimento:  ? Morte:  ?
Precedido por:
Teodora da Valáquia
Imperatriz-consorte da Bulgária
1349–1371
Sucedido por:
Ana da Valáquia
(em Vidin)
Sucedido por:
Maria Ceratza
(em Tarnovo)