Satélite de observação da Terra
Satélite de observação da Terra ou satélite de sensoriamento remoto é todo satélite em órbita da Terra especificamente projetado para observar a Terra por sensoriamento remoto, de forma similar aos satélites espiões, mas com finalidades não necessariamente militares, tais como: monitoração ambiental, meteorologia, cartografia, etc.
Tipos
[editar | editar código-fonte]Meteorologia
[editar | editar código-fonte]Um satélite meteorológico é um tipo de satélite usado primariamente para monitorar o tempo e o clima da Terra.[1]
Ambiente
[editar | editar código-fonte]Satélites ambientais permitem monitoração ambiental, detectando alterações na vegetação, composição dos gases na atmosfera, estado dos mares, cores dos oceanos e estado das massas de gelo.
O monitoramento das alterações de vegetação ao longo do tempo é feito comparando o estado atual com as médias obtidas ao longo do tempo.[2]
Cartografia
[editar | editar código-fonte]Mapas podem ser obtidos a partir do espaço com o uso de satélites como o RADARSAT-1[3] e o TerraSAR-X.
Ver também
[editar | editar código-fonte]- Observação da Terra
- Sistema de Observação da Terra - programa da NASA composto por uma série de missões com satélites
- Television Infrared Observation Satellite - (TIROS)
Referências
- ↑ NESDIS. Satellites. Retrieved on 2008-07-04.
- ↑ NASA. Drought. Retrieved on 2008-07-04.
- ↑ Grunsky, E.C. The use of multi-beam RADARSAT-1 satellite imagery for terrain mapping. Retrieved on 2008-07-04.
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- eoPortal directory - Portal Earth Observation da ESA
- As estações de terra TIROS I e TIROS II = rastrearam, monitoraram e receberam fotos do primeiro satélite de observação da Terra, o TIROS-1.