Saltar para o conteúdo

Sinapse: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 201.20.115.98 para a última versão por 187.79.53.27 (usando Huggle)
coisas oxe
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Synapse diag2.png|thumb|right|200px| Esquema de uma sinapse.<br /> A - neurônio transmissor B - neurônio recetor 1. Mitocôndria 2. Péptido 3. Junção comunicante 4. Sinal elétrico 5. Canal de Cálcio 6. Conexinas.]]
[[Imagem:Synapse diag2.png|thumb|right|200px| Esquema de uma sinapse.<br /> A - neurônio transmissor B - neurônio recetor 1. Mitocôndria 2. Péptido 3. Junção comunicante 4. Sinal elétrico 5. Canal de Cálcio 6. Conexinas.]]
A '''sinapse''' é uma região de comunicação entre os [[neurônio]]s ,[[célula muscular|células musculares]] e [[Epitélio|epiteliais]] glandulares.
A '''sinapse''' é uma região de comunicação isso é uma idiotisse cara... vão estudar em um site que preste! entre os [[neurônio]]s ,[[célula muscular|células musculares]] e [[Epitélio|epiteliais]] glandulares.


==Sinapses nervosas==
==Sinapses nervosas==

Revisão das 17h58min de 24 de janeiro de 2014

Esquema de uma sinapse.
A - neurônio transmissor B - neurônio recetor 1. Mitocôndria 2. Péptido 3. Junção comunicante 4. Sinal elétrico 5. Canal de Cálcio 6. Conexinas.

A sinapse é uma região de comunicação isso é uma idiotisse cara... vão estudar em um site que preste! entre os neurônios ,células musculares e epiteliais glandulares.

Sinapses nervosas

As sinapses nervosas são os estímulos (Impulsos Nervosos) que passam de um neurônio para o seguinte por meio de mediadores químicos, os neurotransmissores, através da fenda sináptica. ¹

As sinapses ocorrem no contato das terminações nervosas, dos telodendros com os dendritos. O contato físico não existe realmente, pois por mais que as estruturas estejam muito próximas, há um espaço entre elas, chamado sinapse ou fenda sináptica. O Impulso Nervoso ainda consegue passar devido aos neurotransmissores localizados nos telodendros, que atravessam a fenda e estimulam receptor (bioquímica) nos dendritos e assim transmitem o impulso nervoso de um neurônio para o outro[1]

Tipos de sinapse

Sinapse excitatória

As sinapses excitatórias são aquelas onde a membrana pós-sináptica é despolarizada, como por exemplo as sinapses entre neurônios motores e músculos esqueléticos.

Sinapse inibitórias

As sinapses inibitórias causam a hiperpolarização da membrana pós-sináptica. Os neurotransmissores mais comuns em sinapses inibitórias de vertebrados são o ácido gama-aminobutírico (GABA) e a glicina. As células pós-sinápticas das sinapses inibitórias apresentam canais de cloro ligante dependentes. Quando esses canais são ativados por um neurotransmissor, eles podem hiperpolarizar a membrana pós-sináptica. Assim há uma probabilidade menor de lançamento de um potencial de ação.

Referências

Ver também


Ícone de esboço Este artigo sobre Fisiologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.