Lista de personagens de Les Schtroumpfs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Smurfette)
Ir para: navegação, pesquisa

A seguir se apresenta a lista de personagens de Les Schtroumpfs, uma franquia de mídia (nomeada como Os Smurfs no Brasil e, em Portugal, Os Estrumpfes), criada por Peyo. A história se passa em uma vila localizada no meio de uma floresta na era medieval e nela vivem criaturas pequenas que se autonomeiam Smurfs.[1]

Primeiramente os Smurfs apareceram como coadjuvantes na história em quadrinhos La Flûte à Six Trous, de Johan e Peewit, e a personagem que houve mais destaque foi o líder da aldeia, Papai Smurf. Devido ao sucesso das novas criaturas, surgiram a própria série de histórias em quadrinhos e, assim, a medida que foram aparecendo novas histórias, cada Smurf foi aparecendo com suas próprias personalidades e características.[2]

Nas primeiras histórias em quadrinhos, que eram um conjunto de mininarrativas, surgem os primeiros Smurfs que ganharam características próprias. Também, a medida do tempo, vai-se adicionando mais Smurfs dentro da história.[3]

Os Smurfs (Os Estrunfes)[editar | editar código-fonte]

Os Smurfs podem ser considerados as personagens principais da franquia. Apesar dessa consideração alguns recebem mais destaque do que outros, que no geral fazem participação em somente uma história ou como coadjuvante, no caso de um filme.[4]

  • Smurfette (Estrumpfina ou Smurfina), criada por Gargamel com objetivo original de caçar os Smurfs, é uma das poucas Smurfs femininas da vila. Ela ajuda nas atividades da vila e é cobiçada por praticamente todos os Smurfs masculinos da vila. Caracterizada por usar vestido branco e gostar de flores. Ela é a verdadeira protagonista da série.
  • Papai (ou Grande) é o chefe da vila dos Smurfs. Ele guia e orienta os Smurfs visando a solução dos problemas. É um do que possuem mais idade do que os demais, juntamente com Vovô e Vovó; caracterizado por vestir a roupas tradicionais dos Smurfs na cor vermelha e de ser um grande alquimista.
  • Gênio (ou Óculos) é um Smurf estudioso e leitor, aprendiz do Papai Smurf. Também é a origem de atitudes desagradáveis como contestar, corrigir e mandar nos outros, levando os outros darem marretadas nele ou a expulsá-lo de onde está. Caracterizado por usar os óculos e comumente ser encontrado segurando ou lendo um livro.
  • Robusto é um Smurf que possui uma força extraordinária. Comumente pode vê-lo fazendo trabalhos pesados. Caracterizado por possuir tatuagem de coração flechado e de gostar de exercitar-se.
  • Joca é o brincalhão da aldeia. Comumente ele distribui presentes explosivos dizendo às vitimas "Surpresa", mas realiza outras "brincadeiras", como pintar-se de roxo/preto para assustar os Smurfs (essa cor simboliza uma epidemia que aconteceu no quadrinho Les Schtroumps noirs, traduzido no Brasil como Os Strunfs Pretos). Normalmente é vítima da brincadeira o Gênio. Caracterizado pela sua risada e, normalmente, carregar um presente nas mãos.
  • Ranzinza (ou Resmungão) é um Smurf misantropo resmungão, apesar de não ser assim sempre. Nos quadrinhos, tornou-se em um ranzinza por ser picado pela mosca que torna os Smurfs Roxo/Preto. No desenho animado, ele já é um resmungão desde sempre. No filme, ele é assim por ser inseguro. Caracterizado por seu bordão "Eu odeio (o assunto discutido)".
  • Desastrado (ou Trapalhão) é um Smurf marcado por sua capacidade extraordinária de ser desajeitado e trapalhão, geralmente tropeçando em objetos que estão no chão e atrapalhando o cotidiano dos Smurfs. Tenta sempre ajudar no que é possível, normalmente, Gênio. Caracterizado por ser aquele que cai toda hora e atrapalha, mesmo querendo ajudar, estragando as coisas em tombos; no desenho animado, usa roupas largas e tem sotaque variado do sudeste estadunidense (na dublagem original).
  • Fominha é um Smurf que gosta de comer de tudo, principalmente doces. Caracterizado por usar um lenço no pescoço; no filme por ser visivelmente fora do peso. Fominha também pode se referir a um Smurf que igual ao Fominha normal, gosta de comer de tudo e tudo, mas também cozinha, algo que o Fominha original não faz, o que faz ser uma união do personagens Fominha e Chef. Caracterizado por vestir, além do lenço, um barrete em forma de chapéu de cozinheiro.
  • Vaidoso é um Smurf narcisista. Caracterizado por possuir uma flor no seu barrete e quase sempre segura um espelho para admirar-se.
  • Habilidoso é o Smurf faz-tudo. Ele é quem conserta e cria tudo na vila. É o criador do Clockwork Smurf e Clockwork Smurfette (Smurfs robôs). Caracterizado por usar um lápis na sua orelha e usar um macacão e, em ação, por vezes, uma viseira.
  • Pintor é um grande e ativo pintor e famoso por suas pinturas e esculturas. Está sempre a falar com um sotaque francês. Caracteriza por estar quase sempre pintando ou esculpindo e por vestir uma jaqueta vermelha com uma gravata preta.
  • Harmonia é um músico que adora sua trombeta, embora que na hora de tocar demonstre sua falta de harmonia, não tocando bem. Caracterizado por carregar sua trombeta.
  • Bebê é um Smurf bebê que foi trazido durante a lua azul por um cegonha. Possui poderes mágicos na versão animada.
  • Natural (ou Nat) teve sua idade revertida em um acidente, transformando-se em Smurfinho (Smurf criança). Veste-se com um macacão marrom claro, chapéu de palha e não usa calçado algum. Caracteriza-se por conseguir falar com animais e amar tudo relacionado com a natureza e meio ambiente.
  • Esperto teve sua idade revertida em um acidente, transformando-se em Smurfinho. Veste-se com uma camiseta amarela com uma imagem de uma nuvem trovejando. Caracterizado por uma disposição impulsiva.
  • Preguiçoso teve sua idade revertida em um acidente, transformando-se em Smurfinho. Veste-se com uma camiseta vermelha. Caracterizado por não ser muito entusiasmado e, por vezes, ficar relaxado com olhos semicerrados.
  • Sassette foi criada pelos Smurfinhos para servir como irmã da Smurfette; é uma Smurfinha. Veste-se com um macacão rosa. Caracterizada por brincar com coisas de menino, apesar de perder essa característica com o tempo, e de chamar o Papai Smurf de "Papi" e Gargamel de "Papi Gargamel".
  • Vovô retornou à vila após cem anos de abstinência. Veste-se com roupas amarelas, óculos e possui uma longa barba branca e uma bengala. Apesar de sua idade, é caracterizado por ser aventureiro, andando em seu balão mágico.
  • Selvagem, perdido ainda bebê durante uma tempestade, foi criado por uma família de esquilos. Veste-se com roupas feitas de folhas. Caracterizado por viver no ambiente selvagem e socorrer animais em perigo.
  • Vovó é salva pelos Smurfs após de viver aprisionada por séculos em um castelo amaldiçoado e foi viver na vila junto com seu bichinho, o Smoogle.
  • Vexy foi criada por Gargamel para que pudesse extrair a essência dela, que não foi realizado por não ser originalmente um Smurf. Como seu irmão Hackus, transformou-se em um Smurf graças a mesma poção que foi usado na Smurfette.
  • Hackus foi criado por Gargamel para que pudesse extrair a essência dele, que não foi realizado por não ser originalmente um Smurf. Como sua irmã Vexy, tranformou-se em um Smurf graças a mesma poção que foi usado na Smurfette.

Antagonistas[editar | editar código-fonte]

  • Gargamel, também chamado nas primeiras publicações brasileiras como Gasganete,[5] é um humano que vive nos arredores da aldeia dos Smurfs junto a seu gato Cruel. O feiticeiro persegue os smurfs. A intenção de Gargamel com os Smurfs varia, pode ser: transformá-los em ouro ou pedra filosofal, comê-los ou extrair sua essência. Embora Gargamel já tenha capturado Smurfs e os tenha levado à sua casa inúmeras vezes, ele jamais conseguiu matar nenhum. Ele também não conhece a localização da vila dos Smurfs, fato que constantemente o frustra (algumas vezes, até conseguiu descobrir, mas esquecia o caminho). Embora, assim como o Papai Smurf, sua principal atividade seja a alquimia, seu conhecimento não é tão apurado ou aprofundado quando o do líder dos smurfs. Enquanto no caso do Papai Smurf, erros e acidentes nos experimentos sejam raras exceções, no caso de Gargamel, são a regra. Muito raramente algum experimento resulta 100% correto, quase sempre há falhas e o resultado não sai como o esperado pelo feiticeiro.
  • Azrael (em Portugal) ou Cruel (no Brasil) é o gato e companheiro fiel do feiticeiro Gargamel.

Referências

  1. «Os Estrumpfes "estrumpfam" hoje 50 anos». Público.pt. 23 de outubro de 2008. Consultado em 1 de julho de 2015 
  2. «Smurfs passam de coadjuvantes dos quadrinhos para o estrelato no cinema em 3D». EFE. UOL Notícias. 21 de julho de 2011. Consultado em 5 de outubro de 2015 
  3. «Les noms des Schtroumpfs» (em francês). BDoubliees. Consultado em 28 de novembro de 2015 
  4. «Os Smurfs: de coadjuvantes em HQ ao sucesso na TV». Último Segundo.ig. 3 de agosto de 2015. Consultado em 28 de novembro de 2015 
  5. Mazinho (23 de setembro de 2011). «Os Smurfs, ou Strunfs». Mania de Gibi. Consultado em 3 de outubro de 2015