Spitz japonês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Spitz japonês
Populares no Instagram e Facebook, Bruno e Giovanna vem divulgando a raça no Brasil.
Nome original スピッツ (犬)#日本スピッツ
País de origem  Japão
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 5
Seção 5 - Cães de tipo Spitz e de tipo Primitivo - Spitzs asiáticos e raças semelhantes
Estalão #262 - 16 de junho de 1987
O corpo do Spitz Japonês é coberto por uma pelagem longa e abundante, conhecida por ser antiaderente, sendo assim, muito difícil de sujar. Bruno é um belíssimo exemplar puro da raça no Brasil.
Uma característica exclusiva do Spitz japonês, é o fato de seu pelo não causar reações alérgicas a pessoas com esta tendência. E melhor ainda, está raça é uma das poucas que não tem aquele odor típico de cachorro, seja seco ou molhado. Fonte: www.spitzjaponesbrasil.com.br

Spitz japonês[Nota] (em japonês: スピッツ (犬)#日本スピッツ) é uma raça oriunda do Japão. De acordo com o site Spitz Japonês Brasil, a origem da raça é incerta, porém, a teoria que tem sido mais aceita é de que o Spitz Japonês foi criado a partir de duas variedades de cães: O American Eskimo e o Spitz Alemão Branco, ambos exportados para o Japão em 1910, via Russia.

Entre 1920 e 1940, criadores japoneses escolheram os cães da tonalidade mais branca, saudáveis e com traços harmoniosos, buscando o aprimoramento genético. Através desses cruzamentos seletivos, chegou-se ao padrão Spitz Japonês tal qual conhecemos hoje. Após a Segunda Guerra Mundial, esta padronagem foi aceita pelo Kennel Clube do Japão, sendo mantida até os dias atuais.

Muitos dizem que o Spitz Japonês provém do Samoieda, porém esta afirmação não é verídica.[1]

Referências

  1. «Spitz japonês» (PDF). CBKC. Consultado em 3 de novembro de 2011. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Spitz japonês
Spitz Japonês é uma raça elegante, se assemelha muito com uma raposa do Ártico. Possui uma inteligência e intuição fora do comum. Giovanna é um exemplar puro da raça no Brasil.
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.