Stalker (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o perseguidor insistente, veja Stalker.
Stalker
Stalker (filme)
 União Soviética
 Alemanha Ocidental[1][2]
1979 •  cor-pb •  163 min 
Género ficção científica

drama

Direção Andrei Tarkovsky
Roteiro Arcady Strugatsky
Boris Strugatsky
Elenco Alexander Kaidanovsky
Anatoli Solonitsyn
Nikolai Grinko
Idioma russo

Stalker (cirílico: Сталкер) é um filme teuto-soviético de 1979 dirigido por Andrei Tarkovsky, vencedor do prémio especial do Júri do Festival de cinema de Cannes de 1980. Foi gravado, em sua maior parte, na Estônia, então integrante da União Soviética. É o oitavo filme do diretor e possivelmente o mais conhecido.

Stalker é um termo inglês que significa, em tradução livre, "o espreitador", "aquele que se esgueira".

Enredo[editar | editar código-fonte]

O Stalker (Alexander Kaidanovsky) trabalha em alguma área pouco clara, em um futuro indefinido, como um guia que leva as pessoas através da "Zona", uma vizinhança em que as leis normais da realidade já não se aplicam plenamente.

A Zona contém um lugar chamado "Quarto", que dizem conceder os desejos de qualquer um que entrar. A área que contém a Zona está envolta em segredo, isolada pelo governo e cercada de grandes perigos.

Em casa, sua esposa (Alisa Freindlich) implora para que ele não entre na Zona, mas ele ignora suas súplicas. Em um bar, o Stalker encontra seus próximos clientes para uma viagem à Zona. Seus nomes não são divulgados, e todos se referem uns aos outros pelos nomes de suas profissões. O Escritor (Anatoly Solonitsyn) e o Professor (Nikolai Grinko) concordam em colocar seus destinos nas mãos do Stalker.

Referências

  1. Stalker no AllMovie (em inglês)
  2. Stalker no AlloCiné (em francês)
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme soviético é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.