Star Wars: Clone Wars (série de TV de 2003)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Star Wars: Clone Wars
Star Wars: Guerra dos Clones (PT)
Star Wars: Guerras Clônicas (BR)
Informação geral
Formato série de desenho animado
Duração 3-12 minutos
Criador(es) Genndy Tartakovsky
Henry Gilroy
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Distribuição Cartoon Network
Disney-ABC Domestic Television
Empresa(s) produtora(s) Lucasfilm
Exibição
Emissora original Cartoon Network
Transmissão original 7 de novembro de 2003 –
25 de março de 2005
Temporadas 3
Episódios 25
Cronologia
Star Wars: The Clone Wars

Star Wars: Clone Wars (Star Wars: Guerra dos Clones (título em Portugal) ou Star Wars: Guerras Clônicas (título no Brasil)) é uma série de desenho animado estadunidense produzido pela Lucasfilm e exibida pelo Cartoon Network entre 2003 e 2005. Foi concebida por Genndy Tartakovsky, criador de Samurai Jack, a pedido de George Lucas. Cronologicamente, os eventos da série situam-se entre os Episódios II e III, e foi nesta série que os vilões Asajj Ventress e General Grievous apareceram pela primeira vez.[1]

A série foi ao ar no Cartoon Network por três temporadas, consistindo de 25 episódios no total, de 2003 a 2005, e foi a primeira série de televisão de Star Wars desde Ewoks (1985-1986). As duas primeiras temporadas de Clone Wars, lançadas em DVD como "Volume Um", foram produzidas em episódios variando de dois a três minutos, enquanto a terceira temporada consistiu em cinco episódios de 12 minutos compreendendo o "Volume Dois".[1] Desde o seu lançamento, a série recebeu aclamação da crítica e ganhou vários prêmios, incluindo o Primetime Emmy Award de Melhor Programa de Animação para ambos os volumes. Seu sucesso o levou a ser desmembrado como a série em computação gráfica The Clone Wars. Depois que a The Walt Disney Company adquiriu a Lucasfilm e os direitos da franquia Star Wars em 2012, a série animada de 2003 foi declarada não canônica e colocada sob a a marca Star Wars Legends, embora elementos da série tenham sido referenciados em obras canônicas.[2]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Nota: nas duas primeiras temporadas, cada episódio tinha apenas cinco minutos de duração. Na terceira temporada, a duração aumentou para 15 minutos.

1ª Temporada (2003)[editar | editar código-fonte]

  • Episódio 2: Os jedis iniciam o ataque à Muunilist.
  • Episódio 3: O exército dos jedis vai avançando dentro da cidade de Muunilist e explode o canhão localizado na base da torre do clã-bancário intergalático.
  • Episódio 4: O clã-bancário intergalático envia Durge para a batalha contra o exército dos jedis. Durge e suas forças começam a virar a luta para o clã-bancário.
  • Episódio 5: No planeta Calamari, Kit Fisto ajuda os habitantes do planeta à venceram as forças separatistas, dando mais uma vitória à República.
  • Episódio 8: Obi-Wan Kenobi enfrenta Durge e, aparentemente, consegue derrotá-lo. Assim, ele parte para forçar a rendição do clã-bancário integalático.
  • Episódio 9: Durge ressurge, mas é derrotado por Obi-Wan Kenobi e pelos soldados repúblicanos. O prédio do clã-bancário é tomado e o seu líder aceita a rendição.
  • Episódio 10: Na batalha no espaço sob Muunilist, Asajj Ventress aparece.

2ª Temporada (2004)[editar | editar código-fonte]

  • Episódio 12: Em Dantooine, Mace Windu lidera uma batalha contra as forças andróides dos separatistas.
  • Episódio 14: Em Ilum, duas jedis são atacadas pelos dróides dos separatistas, e acabam ficando presas em baixo de um monte de pedras. Yoda sente que algo errado aconteceu.
  • Episódio 15: Yoda parte para Ilum para resgatar as jedis.
  • Episódio 19: Anakin Skywalker fica furioso com Asajj Ventress, dá tudo de si contra ela e consegue derrotá-la. Asajj cai de um penhasco e, aparentemente, morre.
  • Episódio 20: Anakin Skywalker retorna a Muunilist, onde todos estão comemorando a vitória sob o clã-bancário intergalático. Eles recebem então um sinal de socorro: em um outro planeta, chamado Hypori, o General Grievous aniquilou as forças jedis em combate e os últimos jedis sobreviventes estão préstes a serem mortos por Grievous.

3ª Temporada (2005)[editar | editar código-fonte]

  • Episódio 21: Um exército repúblicano é enviado a Hypori e consegue salvar três jedis de serem mortos pelo General Grievous. O Conselho Jedi decidi então promover Anakin à um cavaleiro Jedi.
  • Episódio 23: Os separatistas iniciam um ataque à Coruscant, e os jedis e suas tropas iniciam uma luta para defender o planeta. O General Grievous tenta sequestrar o Chanceler Palpatine. Enquanto isso, em Nelvaan, Anakin e Obi-Wan encontram um grupo de nativos, cujos homens foram sequestrados pela União Tecnológica. Anakin parte para resgatar os desaparecidos.


Referências

  1. a b Star Wars on TV: The Original Clone Wars - IGN (em inglês), consultado em 10 de outubro de 2020 
  2. «The Legendary Star Wars Expanded Universe Turns a New Page». StarWars.com (em inglês). Consultado em 10 de outubro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.