Tútsis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tútsis
Batutsi
População total

3 milhões (oficialmente)

Regiões com população significativa
Ruanda
 Burundi
R.D.Congo Oriental (a maioria refugiados)
Línguas
kirundi, kinyarwanda, francês
Religiões
Catolicismo, Protestantismo, Islão Sunita, crenças nativas.
Grupos étnicos relacionados
hutus

Os tútsis[1] ou tutsis[1] (em kinyarwanda e kirundi: batutsi) são um grupo étnico existindo principalmente em Ruanda e no Burundi, mas também nas regiões vizinhas da RD Congo, do Uganda e da Tanzânia. São um povo banto e, tanto do ponto de vista linguístico, como cultural, não se distinguem dos hutus, o grupo étnico majoritário em Ruanda e no Burundi.

Pensa-se que a divisão entre estes dois grupos tem raízes sociais, uma vez que os tútsis foram a classe política dominante naquela região dos Grandes Lagos Africanos desde o século XV até à colonização do Ruanda e do Burundi primeiro pela Alemanha e depois pela Bélgica. Geneticamente, não existem grandes diferenças entre os tútsis e os hútus.

Referências

  1. a b Paulo Correia; Direção-Geral da Tradução — Comissão Europeia (Outono de 2012). «Etnónimos, uma categoria gramatical à parte?» (PDF). Sítio Web da Direção-Geral de Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. a folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (N.º 40): 30. ISSN 1830-7809. Consultado em 13 de janeiro de 2013.