Saltar para o conteúdo

Tabaco: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Revertida para a edição de ChristianH
Linha 35: Linha 35:
*''[[Amphipleis]]'' [[Raf.]]
*''[[Amphipleis]]'' [[Raf.]]
*''[[Blenocoes]]'' [[Raf.]]
*''[[Blenocoes]]'' [[Raf.]]
*''[[Dittostigma]]'' [[Phil.]]
*''[[Dittostigma]]'' [[Phil.]]hjjçl
*''[[Eucapnia]]'' [[Raf.]]
*''[[Eucapnia]]'' [[Raf.]]
*''[[Langsdorfia]]'' [[Raf.]]
*''[[Langsdorfia]]'' [[Raf.]]

Revisão das 11h25min de 18 de janeiro de 2010

Tabaco
Nicotiana obtusifolia
Classificação científica
Reino:
Divisão:
Subdivisão:
Ver texto
Classe:
Ordem:
Família:
Gênero:
Nicotiana
Espécies
Ver texto
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies

Tabaco é o nome comum dado às plantas do género Nicotiana L. (Solanaceae), em particular a N. tabacum, originárias da América do Sul, das quais é extraída a substância chamada nicotina. Os povos indígenas da América acreditavam que o tabaco tinha poderes medicinais e usavam-no em cerimónias. Foi trazido para a Europa pelos espanhóis no início do século XVI. Era mascado, ou então aspirado sob a forma de rapé (depois de secar as suas folhas). O corsário Sir Francis Drake foi o responsável pela introdução do tabaco em Inglaterra em 1585, mas o uso de cachimbo só se generalizou graças a outro navegador, Sir Walter Raleigh. Um diplomata francês, de nome Jean Nicot (de onde deriva o nome da nicotina) aspirava-o moído rapé e percebeu que aliviava suas enxaquecas. Desta forma, enviou uma certa quantidade para que a então rainha da França, Catarina de Médicis, o experimentasse no combate às suas enxaquecas. Com o sucesso deste tratamento, o uso do rapé começou a se popularizar.

O hábito de fumar o tabaco como mera demonstração de ostentação se originou na Espanha com a criação daquilo que seria o primeiro charuto. Tal prática foi levada a diversos continentes e, somente por volta de 1840, começaram os relatos do uso de cigarro. Neste ponto, a finalidade terapêutica original do tabaco já havia perdido seu lugar nas sociedades civilizadas para o hábito de fumar por prazer. Embora o uso do cigarro tenha tomado enormes proporções a partir da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi apenas em 1960 que foram publicados os primeiros relatos científicos que relacionavam o cigarro ao adoecimento do fumante. Pesquisas em âmbito mundial a respeito dos perigos do tabagismo são amplamente divulgadas, não cedendo espaço para dúvidas ou más interpretações. Tais pesquisas vêm demonstrar que o significado médico-terapêutico do tabaco caiu por terra há décadas, cedendo lugar ao combate à dependência química que as substâncias constantes do cigarro causam.

Plantação de tabaco
Pé de Tabaco em destaque

Sinonímia do género

Espécies

  • Nicotiana tabacum
  • Nicotiana glauca
  • Nicotiana longiflora
  • Nicotiana rustica
  • Lista completa

Classificação do gênero

Sistema Classificação Referência
Linné Classe Pentandria, ordem Monogynia Species plantarum (1753)

Imposto especial sobre o tabaco

No dia 24 de Março, o Parlamento Europeu aprovou um relatório sobre o aumento do imposto especial de consumo sobre o tabaco, que tem por objectivo reduzir o consumo, reduzir as diferenças entre os níveis de tributação e combater o contrabando intracomunitário.[1]

Referências

Ver também

Ligações externas

Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Tabaco.
Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.