Taboo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Taboo
Taboo
Informação geral
Nome completo Jaime Luis Gómez
Também conhecido(a) como Taboo, Jimmy
Nascimento 14 de julho de 1975 (40 anos)
País  Estados Unidos
Gênero(s) Hip hop, Electro, R&B
Instrumento(s) Vocal, Guitarra, teclado eletrônico
Período em atividade 1995 - presente
Gravadora(s) A&M / will.i.am Music Group
Afiliação(ões) Black Eyed Peas, Will.i.am, Fergie, Apl.de.ap
Página oficial Taboo.com

Taboo, nome artístico de Jaime Luis Gomez, (Boyle Heights, Los Angeles, Califórnia, 14 de Julho de 1975), é um cantor e rapper norte-americano, integrante do grupo de hip-hop Black Eyed Peas. Tem uma aparência mista: seu pai é mexicano e a mãe índia.[1] [2] Dança Hip hop desde os 12 anos de idade por influência dos amigos. Teve um filho, Joshua, que nasceu em 1993. Foi o terceiro a entrar no grupo Black Eyed Peas, em 1995. Seus hobbies são breakdance, hip hop e artes marciais.

Carreira solo[editar | editar código-fonte]

Em 2008, Taboo lançou seu primeiro álbum de estúdio solo, auto-intitulado. Do álbum, foi extraído um single ainda em 2008, chamado You Girl. O single logo foi lançado nas rádios norte-americanas mas infelizmente não apresentou muito sucesso. Pouco tempo depois, ainda em 2008 Taboo voltou a trabalhar com o grupo Black Eyed Peas e em 2009 arrasou junto ao grupo, com o hit que alcançou o primeiro lugar da Billboard Hot 100, I Gotta Feeling. No ano de 2011, o grupo decidiu parar de trabalhar para tirar umas férias e Taboo anunciou então que voltaria a trabalhar solo na divulgação do seu álbum auto-intitulado, e ainda afirmou que talvez começaria a trabalhar em um novo álbum.

Problemas com drogas e bebida alcoólica[editar | editar código-fonte]

Taboo também teve problemas, entre meados de 2003 a 2007. Durante essa época ele foi preso várias vezes e afirma ter sido consumidor de maconha/liamba e outros tipos de drogas. Em uma entrevista recente afirma estar sem consumir há 4 anos e que o seu anterior comportamento envergonhava os membros do The Black Eyed Peas. Ele diz que agora o relacionamento entre os integrantes é mais diplomático."Eu era uma vergonha para a equipe e isto aconteceu durante muito tempo. Entre 2003 e 2007, quando fui preso, era uma confusão. Estava sempre a ser preso, drogado, não interessa. Perdi quase tudo. Agora estou sóbrio há quatro anos, a amar a vida e aproveitar as grandes coisas que acontecem agora que estou limpo e sóbrio."

Discografia[editar | editar código-fonte]

Em 1995, Taboo, Will.I.Am e Apl.de.Ap, formaram o grupo pop chamado The Black Eyed Peas. Em 1998, Taboo lançou junto ao grupo o álbum Behind the Front. O álbum foi sucedido por Bridging the Gap, Elephunk, Monkey Business, The E.N.D. e The Beginning.

Estes álbuns citados acima, são álbuns de Taboo junto ao grupo The Black Eyed Peas. Entre 2005 (Monkey Business) e 2009 (The E.N.D.) Taboo lançou seu primeiro projeto solo, em 2008, auto-intitulado.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Outras notas Gênero
2009 Street Fighter: The Legend of Chun-Li Vega Ação
2005 Be Cool Ele mesmo Comédia
2005 Dirty Ramirez Policial
2007 Cosmic Radio Marcus

Referências

  1. Cristina Verán (2004-04-13). Rap, Rage, REDvolution - Page 1 - News - New York Village Voice. Visitado em 2010-11-11.
  2. "Black Eyed Peas hold benefit concert", USA Today, October 1, 2007. Página visitada em May 24, 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons