Taboo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Taboo
Taboo
Informação geral
Nome completo Jaime Luis Gómez
Também conhecido(a) como Taboo, Jimmy
Nascimento 14 de Julho de 1975 (38 anos)
País  Estados Unidos
Gênero(s) Hip hop
Instrumento(s) Guitarra, teclado eletrônico
Período em atividade 1995 - presente
Gravadora(s) A&M / will.i.am Music Group
Afiliação(ões) Black Eyed Peas, Will.i.am, Fergie, Apl.de.ap
Página oficial Taboo.com

Taboo, nome artístico de Jaime Luis Gomez, (Boyle Heights, Los Angeles, Califórnia, 14 de Julho de 1975), é um cantor e rapper norte-americano, integrante do grupo de pop rap Black Eyed Peas. Tem uma aparência mista: seu pai é mexicano e a mãe índia.[1] [2] Dança Hip hop desde os 12 anos de idade por influência dos amigos. Teve um filho, Joshua, que nasceu em 1993. Foi o terceiro a entrar no grupo Black Eyed Peas, em 1995. Seus hobbies são breakdance, hip hop e artes marciais.

Carreira solo[editar | editar código-fonte]

Em 2008, Taboo lançou seu primeiro álbum de estúdio solo, auto-intitulado. Do álbum, foi extraído um single ainda em 2008, chamado You Girl. O single logo foi lançado nas rádios norte-americanas mas infelizmente não apresentou muito sucesso. Pouco tempo depois, ainda em 2008 Taboo voltou a trabalhar com o grupo Black Eyed Peas e em 2009 arrasou junto ao grupo, com o hit que alcançou o primeiro lugar da Billboard Hot 100, I Gotta Feeling. No ano de 2011, o grupo decidiu parar de trabalhar para tirar umas férias e Taboo anunciou então que voltaria a trabalhar solo na divulgação do seu álbum auto-intitulado, e ainda afirmou que talvez começaria a trabalhar em um novo álbum.

Problemas com drogas e bebida alcoólica[editar | editar código-fonte]

Taboo também teve problemas, entre meados de 2003 a 2007. Durante essa época ele foi preso várias vezes e afirma ter sido consumidor de maconha/liamba e outros tipos de drogas. Em uma entrevista recente afirma estar sem consumir há 4 anos e que o seu anterior comportamento envergonhava os membros do The Black Eyed Peas. Ele diz que agora o relacionamento entre os integrantes é mais diplomático."Eu era uma vergonha para a equipe e isto aconteceu durante muito tempo. Entre 2003 e 2007, quando fui preso, era uma confusão. Estava sempre a ser preso, drogado, não interessa. Perdi quase tudo. Agora estou sóbrio há quatro anos, a amar a vida e aproveitar as grandes coisas que acontecem agora que estou limpo e sóbrio."

Discografia[editar | editar código-fonte]

Em 1995, Taboo, Will.I.Am e Apl.de.Ap, formaram o grupo pop chamado The Black Eyed Peas. Em 1998, Taboo lançou junto ao grupo o álbum Behind the Front. O álbum foi sucedido por Bridging the Gap, Elephunk, Monkey Business, The E.N.D. e The Beginning.

Estes álbuns citados acima, são álbuns de Taboo junto ao grupo The Black Eyed Peas. Entre 2005 (Monkey Business) e 2009 (The E.N.D.) Taboo lançou seu primeiro projeto solo, em 2008, auto-intitulado.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Outras notas Gênero
2009 Street Fighter: The Legend of Chun-Li Vega Ação
2005 Be Cool Ele mesmo Comédia
2005 Dirty Ramirez Policial
2007 Cosmic Radio Marcus

Referências

  1. Cristina Verán (2004-04-13). Rap, Rage, REDvolution - Page 1 - News - New York. Village Voice. Página visitada em 2010-11-11.
  2. "Black Eyed Peas hold benefit concert", USA Today, October 1, 2007. Página visitada em May 24, 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons