Talkbox

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Talk Box)
Uma talk box usada por Peter Frampton.

Talk box, também guitarra falada, é um dispositivo utilizado para dar um efeito similar a voz em instrumentos musicais, normalmente guitarras (seu uso em outros instrumentos muitas vezes é confundido com um outro dispositivo, o vocoder) e teclados.

O Talk Box funciona produzindo uma amplificação com um dispositivo que direciona o som através de um tubo. O tubo normalmente é posicionado ao lado do microfone, de maneira que ele fique próximo ou na boca do músico. O músico então "modela" o som abrindo ou fechando sua boca. O músico também pode falar, fazendo com que sua voz pareça produzida pelo instrumento. Esse som sai da boca do músico e, quando vai para o microfone, uma voz híbrida do instrumento e do músico é ouvida.

Esse instrumento ficou muito caracterizado nos discos da banda estadunidense de hard rock Bon Jovi na música Livin' on a Prayer de 1986, com inspiração no pioneiro Peter Frampton, até então, expoente mor dessa técnica.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A origem do Talkbox não é muito clara. Alguns dizem que Doug Forbes inventou-o com seu Voice Bag, em 1963. Mas, Bob Heil da Heil Sound também diz que ele inventou o Talkbox em 1971 para Joe Walsh tocar "Rocky Mountain Way" ao vivo.[1]

Em 1973, Heil deu o Talk Box para Peter Frampton como um presente de Natal e Frampton usou ela extensivamente em seu álbum "Frampton Comes Alive!". Devido ao sucesso de seu álbum, e particularmente dos singles "Do You Feel Like We Do" e "Show Me the Way", Frampton se tornou de alguma maneira sinônimo do Talk Box, a despeito de estar usando apenas em uma pequena quantidade de seus trabalhos.

O grupo musical norte-americano Zapp & Roger Lançou seu primeiro disco em 1980, alcançando rapidamente o Top 20 daquele ano. Nos anos 1980, a banda Zapp revolucionou a música com o uso do Talk Box em seus vocais, marca registrada da banda. Formado pelos irmãos Troutman, Roger, Lester, Larry e Terry (cujo apelido deu o nome a banda). Também fizeram parte do grupo os vocalistas Bobby Glover e Janetta Boyce, os tecladistas Greg Jackson e Sherman Fleetwood e ainda com Eddie Barber, Jerome Derrickson e Mike Warren.

Em 1988, Heil vendeu os direitos de manufatura para Dunlop Manufacturing, Inc. que atualmente constrói a Talk Box de Heil segundo os mesmos padrões que Bob Heil projetou em 1971. Peter Frampton também vende sua própria linha customizada , incluindo Talk Boxes.[2]

Em 1999, O Foo Fighters também utilizou "talk box" durante a gravação do álbum "There is Nothing Left To Lose" na música "Generator". Durante a turnê desse álbum, a banda tocou alguns clássicos em que o talk box foi utilizado, como Rock Mountain Way do Joe Walsh e Show Me The Way do Peter Frampton.

Sonovox[editar | editar código-fonte]

Um efeito anterior de voz, usando os mesmos princípios de que a garganta fosse utilizada como filtro foi o Sonovox. Através de um tubo, são utilizados pequenas caixas de som presas na garganta do músico.[3] É utilizado em um número de músicas de 1940s até 1960s, e é utilizado para criar a voz de Casey Junior o Trem in Dumbo e The Reluctant Dragon, o instrumento em Rusty in Orchestraville e o piano em Sparky's Magic Piano. O Sonovox foi também utilizado em muitas vinhetas de rádio produzidas pela PAMS of Dallas e JAM Creative Productions. Desde 2006 também é produzido pela Audio Studio Produções (Brasil) www.audiostudio.com.br, existe ainda um site reunindo as melhores produções usando Sonovox produzidos pela JAM e também pela Audio Studio : www.sonovox.com.br .


Como Ligar o Talk Box[editar | editar código-fonte]

O Talk Box não é ligado como os pedais convencionais, ele substitui o alto-falante dos amplificadores. Ele é ligado numa espécie de looping na saída do cabeçote dos amplificadores, para a entrada “From Amplifier Output” e o alto-falante deve ser ligado na entrada “To Speaker Enclosure”, fechando o looping. Quando o pedal é acionado o alto-falante do amplificador é mutado e o cabeçote é direcionado para o alto-falante do Talk Box, por ele ser um alto-falante de pouca potência, o som que está vindo do cano deve ser amplificado por um microfone, que por sua vez sairá nos PAs.

Músicas que utilizam Talk Box[editar | editar código-fonte]

Os talk boxes têm sido usados por artistas de diferentes gêneros, incluindo os citados abaixo:

Usuários do Talkbox[editar | editar código-fonte]

Pink Floyd - David Gilmour - Música Keep Talking

Uso ocasional do Talkbox[editar | editar código-fonte]

Nome do grupo Título das canções
Above the Law "Summer Days", "Apocalypse Now"
Aerosmith (Joe Perry) "Sweet Emotion"
Alice in Chains (Jerry Cantrell) "Man in the Box", "Rotten Apple"
Anathema "Closer"
Dream Theater (John Petrucci) "Lines In The Sand", (Live In Bucharest, 2002)
Blackstreet "No Diggity", "Don't Leave Me"
Bootsy Collins "#1 Funkateer", "Shin-O-Myte"
Coheed And Cambria (Travis Stever) "The Light and the Glass", "The Final Cut"
DJ Quik "Safe + Sound", "Can I Eat It?"
Foo Fighters (Dave Grohl) "Generator"
Peter Frampton "Do You Feel Like We Do", "Show Me the Way", "Black Hole Sun"
Guns N' Roses, Slash's Snakepit e Velvet Revolver (Slash) "Rocket Queen", "Anything Goes", "Dust N' Bones", "Hair of The Dog"(Guns n' Roses), "Lower"(Slash's Snakepit), "Get out the Door" (Velvet Revolver), "Carolina" (Slash)
Kam "Trust Nobody", "In Traffic"
Kid Rock "I Am the Bullgod (Talkbox Version)", "Only God Knows Why"
The Lafayette Afro Rockband "Darkest Light", "Scorpion Flower", "Voodounon"
Lo-Fi Allstars "Dark is Easy", "Don't Be Afraid of Love"
Nickelback "Breathe", "Woke Up this Morning"
Motley Crue (Mick Mars) "Kickstart My Heart"
Pink Floyd (David Gilmour) "Keep Talking", "Pigs (Three Different Ones)"
Queen (Brian May) "Delilah"
Rage Against the Machine (Tom Morello) "Wake Up", "Guerrilla Radio", "Calm Like A Bomb"
Scorpions (Matthias Jabs) "The Zoo","Money And Fame", "To Be Number One", "Can You Feel It", "Cause I Love You", "Raised on Rock"
Snoop Dogg "What's My Name", "Snoop Bounce",´´Sensual Seduction``
Soullive "Romantic", "Back Again"
Steelheart "Late for the Party"
Steely Dan "Haitian Divorce"
Tool (Adam Jones) "Jambi", "Rosetta Stoned"
Johnny Guitar Watson "A Real Mother for Ya", "Your Love is My Love"
Weezer "Beverly Hills", "Perfect Situation"
The Wild Magnolias "Cory Died on the Battlefield", "Smoke My Peace Pipe (Smoke it Right)"
Stevie Wonder "1-2-3 Sesame Street", "Love Having You Around"
Michał Urbaniak "Street Talk", "Paris Groove"
Black Label Society (Zakk Wylde) "Fire It Up", "Concrete Jungle", "Blacked out World"
Godsmack (Robert Merrill) "No Rest For The Wicked"
Godsmack (Sully Erna) "I Stand Alone"
Nazareth ( Manny Charlton). Ao vivo quem faz o efeito é o vocalista Dan McCafferty utilizando uma gaita de fole como disfarce. "Hair of the Dog" (1975) e "Jet Lag" (1974)
Korn (Munky) "Dead Bodies Everywhere"
Rascal Flatts (Joe Don Rooney) "Me And My Gang"
Joe Satriani (Professor Satchafunkilus and the Musterion of Rock) "II Just Wanna Rock"
Ira! (Edgard Scandurra) "Flerte Fatal"
Weezer (Rivers Cuomo) "Beverly Hills"
Metallica (Kirk Hammett) "The House Jack Built"

Usos não musicais[editar | editar código-fonte]

Uma talk box foi conectada a um iPad juntamente a um programa de efeitos para criar a voz do personagem BB-8 em Star Wars: O Despertar da Força[4].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]