Tarot Nouveau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tarot nouveau)

O Tarot Nouveau ("Novo Tarot") ou Tarot Français Nouveau ("Novo Tarot Francês"), Tarot à Jouer ("Tarot para Jogar"), Tarot Bourgeois ("Tarot Burguês") é um baralho destinado ao tarô. Assim como outros jogos de cartas de tarô, como exemplo o Tarot de Marselha (e ao contrário dos A. E. Waite e Pamela Colman-Smith ), o Tarot Nouveau foi originalmente concebido para o jogo, um uso separado dos usos em cartomancia, adivinhação ou práticas ocultistas, por qual o tarô é freqüentemente mais conhecido fora da Europa continental.

Origem[editar | editar código-fonte]

Uma carta do trunfo de um Tarock alemão, com índices no centro da carta.

O tarot foi criado no início do séc. XV no norte da Itália, antes de se espalhar para os países vizinhos: no séc. XVI na França, no séc. XVIII no resto da Itália e na Alemanha. Em meados do séc. XVIII, o tarô alemão passa a usar naipes franceses e trajes profanos[1]

.

Os motivos do Tarot nouveau teriam sua origem em uma série criada no final do séc. XIX século por C. L. Wüst, cartier em Frankfurt[2]. Esta edição não apresenta os índices de cunha encontrados em versões posteriores, mas os valores de trunfo são escritos em algarismos arábicos, não em algarismos romanos. Esses valores são colocados no centro dos painéis na escrita Fraktur, semelhante ao Tarock alemão de Cego.

No início do séc. XX, fabricantes de cartas franceses como Grimaud se apropriaram desses padrões e, posteriormente, adicionaram índices de canto, dando origem ao formato atual das cartas.

Cartas[editar | editar código-fonte]

Em geral[editar | editar código-fonte]

O baralho de tarot consiste em 56 cartas regulares e 22 trunfos, em um total de 78 cartas. As cartas comuns do Tarot Nouveau usam os naipes franceses (espadas, copas, ouros, paus ) em vez dos naipes italianos de padrão alemão (espadas, copas, bolotas, folhas) tipicamente usados nos baralhos de Tarock e Skat da Alemanha Oriental, Áustria e Hungria. Os pontos e as figuras são semelhantes aos do baralho de 52 cartas, com a adição da figura do Cavaleiro entre o Valete e a Dama .

Os trunfos descrevem cenas de gênero de atividades sociais da alta burguesia europeia do séc. XIX, daí seu nome alternativo de "Tarot burguês"[2]. Essas cenas contrastam com os triomfi dos jogos do tarocco italiano, os triomphes do tarot conhecido como "de Marselha" e os arcanos maiores dos jogos esotéricos, que possuem ilustrações alegóricas. Os 22 trunfos consistem em 21 trunfos numerados de 1 a 21 e do excuse (bardo, equivalente ao tolo no tarot tradicional).

 A partir de um certo período todas as cartas passaram a usar índices de canto, em vez de índices centrais na parte superior e/ou inferior das cartas de baralhos de tarot mais antigos; esta disposição permite que as cartas sejam seguradas com uma das mãos. Eles também têm ilustrações reversíveis, enquanto os baralhos de tarot tradicionais e divinatórios usam ilustrações que ocupam toda a carta.

A tabela abaixo resume todas as cartas:

Ás 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Valete Cavaleiro Dama Rei
Espadas
Copas
Ouros
Paus
Trunfos

Formato[editar | editar código-fonte]

O formato das cartas é mais longo do que o dos jogos de cartas no formato bridge ou poker e as dimensões convencionalmente encontradas são 60 x 120 milímetros. O número de cartas distribuídas no tarot sendo bastante grande (18 cartas por jogador com 4, 15 com 5 e 24 com 3), seria difícil mantê-las em mãos com um formato comum. Além disso, este formato é encontrado na maioria dos tipos de cartas de tarot (tarot de Marselha, etc.)

Trunfos[editar | editar código-fonte]

Cada um dos 21 trunfos do Tarot nouveau inclui duas cenas ocupando a parte gráfica da carta. Elass são colocados uma sobre a outra, de modo que uma apareça para cima e a outra de cabeça para baixo. Ao contrário das outras cartas, os trunfos não são rotativos simétricos: em cada carta, uma das cenas tem um tema "urbano" enquanto o outro descreve um tema "rural"[3][4][5].

Tema geral Número Tema da carta Representação urbana Representação rural Imagem
As quatro idades 2 Infância Crianças brincando em um parque Meninos brincando em uma festa
3 Juventude Grupo de jovens em um parque Três mulheres jovens em roupas de rua
4 Maturidade No escritório Mulheres com filhos
5 Velhice O Avô A Avó
As quatro partes do dia 6 Manhã Café da manhã Roçada de trigo
7 Tarde Discussão na sala de estar Descanço no campo
8 Anoitecer Sala de musica A familia reunida na porta
9 Noite Volta para casa após a caça A vigia da noite
Os quatro elementos 10 Terra A mina
Ar Pastor nas montanhas
11 Água Passeios de barco no lago
Fogo Piquenique
Os quatro hobbies 12 Dança Sarau Dança popular
13 Compras A loja A loja da vila
14 Ao ar livre Caça Pesca
15 Artes visuais Fotografia Pintura
As quatro estações 16 Primavera Jardineiro no parque Tosquia de ovelhas
17 Verão Nas corridas Secagem de trigo
18 Outono No mercado Debulha de trigo
19 Inverno Patinação Vigília
O jogo 20 O jogo Cartas Boliche
Loucura 21 Coletiva Carnaval Desfile militar
1 Individual O palhaço triste O bobo da corte e a bailarina

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências