Tela azul da morte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
BSOD do Windows XP, Vista e 7.

Tela Azul da Morte, no Brasil, e Ecrã Azul da Morte, em Portugal, conhecido simplesmente por "Blue Screen" (em inglês: Blue Screen of Death ou BSOD) é um ecrã (tela) apresentado nos sistemas operativos Windows em caso de erro grave de sistema. Este ecrã tornou-se muito famoso pelas suas regulares aparições. A mais famosa foi durante a demonstração do Windows 98, em 1998, quando Bill Gates acidentalmente, exibiu esta tela ao público. A tela também é encontrada em consoles portáteis de videogame (veja abaixo), como PlayStation Portable, Nintendo DS e Game Boy Advance.

Causa do erro[editar | editar código-fonte]

A primeira versão da BSOD no Windows 1.0
A BSOD do Windows 2000

No Windows NT, Windows 2000, Windows XP, Windows Server 2003, Windows Vista e até mesmo Windows 7 BSoD ocorre quando o núcleo ou um Driver de dispositivo em execução em modo núcleo encontra um erro que não pode recuperar. A única ação segura que o sistema pode executar é reiniciar o computador, gerando possíveis perdas de dados caso o utilizador não tenha guardado os seus documentos.

Esta mensagem de erro normalmente é causada por uma operação ilegal gerada por um processo que por algum motivo perdeu os dados ou o endereço de memória onde estavam guardados os dados. O sistema tenta aceder a esta informação, que é necessária para a continuidade do processo, mas que simplesmente não existe ou não é encontrada, fazendo com que gere um erro.

Por vezes a zona de memória onde está a informação foi utilizada por outro processo ou driver e quando o sistema tenta aceder essa mesma zona, encontra a informação errada. Este tipo de erro não deveria acontecer nos sistemas posteriores ao Windows 98, pois foi quando a Microsoft implementou segurança ao acesso à memória, impossibilitando que os processos possam ler ou escrever em zona de memória que não lhes pertencem, ficando a cargo do sistema lidar com todo o acesso. Entretanto a mensagem de erro persiste nas versões mais recentes.

No Windows Vista foi também implementado um Red Screen of Death, para erros mais graves, mas o famoso ecrã azul continua a existir no novo sistema operativo.

Significado do código[editar | editar código-fonte]

O texto apresentado no ecrã contem o código do erro em formato hexadecimal.Nas versões mais recentes do Windows é mostrado um conjunto de quatro valores hexadecimais entre parênteses que são úteis para detectar o processo causador do erro e o motivo. Dependendo do código de erro, pode ser mostrado o endereço de memória onde o problema ocorreu, junto com o driver que foi carregado neste endereço. No Windows NT e 2000, a segunda e terceira secções apresentam informações sobre todos os drivers carregados e a informação da pilha.[1]

Tipos de BSOD[editar | editar código-fonte]

Houve várias mudanças nos tipos de BSOD nos diversos sistemas operacionais da Microsoft. A seguir estão várias recriações desses ecrãs, onde se pode ver a evolução do famoso ecrã.

UNMOUNTABLE_BOOT_VOLUME[editar | editar código-fonte]

Uma das telas azuis mais frequentes. Tem várias causas, entre elas podemos citar:

• Um erro no sistema que danificou os arquivos de inicialização.

• Acúmulo de clusters e setores de inicialização danificados.

• Desligamento forçado pelo botão liga/desliga, que é perigoso e pode causar grandes danos no HD.

• Arquivo de boot (boot.ini) corrompido por vírus ou algum erro.

• Falha no HD.

O comando chkdsk :C r/f/ corrige essa tela azul de forma eficiente quando o problema não é físico, ou seja, quando o HD não está mais utilizável.

PAGE_FAULT_IN_NOPAGED_AREA[editar | editar código-fonte]

Esta tela azul pode ser causada por:

• Um driver ou programa tentando acessar uma página da memória que não existe. 

•  Uma sobrecarga na memória do computador. 

•  Memória com falha ou instalada incorretamente. 

•  Dados corrompidos no disco rígido.

Esta tela aparece comumente quando o PC executa jogos pesados, que podem causar sérios danos à memória RAM.

DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL[editar | editar código-fonte]

Essa tela azul indica que um driver tentou acessar uma determinada área da memória que não deveria, indicando que há uma falha no próprio driver. Muitas vezes a causa são drivers incompatíveis, ou que estão em algum conflito com outro hardware, como uma placa de som, placa de rede ou placa de vídeo. A correção deste problema é localizar este driver, atualizá-lo ou desativá-lo.

THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER[editar | editar código-fonte]

Este erro de tela azul indica que um driver, geralmente um driver da placa de vídeo, está travado aguardando que algo aconteça (normalmente uma operação de hardware). O arquivo nv4_disp.sys é geralmente associado a essa tela azul.

A troca da placa de vídeo ou a atualização do seu driver pode corrigir o problema.

KERNEL_MODE_EXCEPTION_NOT_HANDLED ou SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED[editar | editar código-fonte]

Esses dois erros indicam que um programa que está sendo executado no kernel falhou e que não pode se recuperar. Muitas vezes causada pela instalação de software ou hardware que alterou uma configuração do kernel.

Se a tela azul mencionar um driver ou biblioteca, atualize-o ou desative-o. Se você teve essa tela azul depois de instalar um programa ou um driver, tente uma restauração do sistema.

UNEXPECTED_KERNEL_MODE_TRAP[editar | editar código-fonte]

Erro no caso de overclock (quando a velocidade dos componentes de um computador são manualmente aumentados para a melhoria do desempenho, apesar de ser um processo perigoso). Mas também pode acontecer se a sua memória RAM, a placa mãe ou a BIOS estiverem defeituosas. Super aquecimento da máquina também pode causar esse erro.

Se você fez overclock, reverta o processo pela restauração do sistema. Troque a memória RAM ou placa-mãe, que podem estar seriamente danificadas. Se o problema for superaquecimento, verifique se não há muita poeira acumulada dentro do notebook ou PC.

INACESSIBLE_BOOT_DEVICE[editar | editar código-fonte]

É uma mensagem que indica que o seu disco não pode ser encontrado. Normalmente isso acontece por erro de configuração de cabos na placa mãe ou nas opções de BIOS. Mas pode ser também um vírus que causou o problema no setor de BOOT. Se a máquina funcionava corretamente, o cabo pode ter começado a apresentar defeito. Verifique qualquer dispositivo que pode estar causando boot na máquina, além de passar um antivírus.

NTFS_FILE_SYSTEM[editar | editar código-fonte]

Essa tela indica que o driver do sistema de arquivos NTFS se deparou com um problema que não é capaz de solucionar e que, na maioria dos casos, costuma ter três causas:

• Corrupção de dados no HD   

• Corrupção de dados na memória   

• Sistema completamente sem memória, que praticamente arruinou o HD.

O comando chkdsk :C r/f/ pode corrigir caso o problema não seja físico. Se o dano no HD for muito grave, a reinstalação do Windows solucionará o problema.

DATA_BUS_ERROR[editar | editar código-fonte]

Incompatibilidade no novo pente de memória RAM ou um defeito de fabricação nessa nova memória.

Solução: verifique qual o tipo de memória do seu notebook no site do fabricante.

VIDEO_DRIVER_INIT_FAILURE[editar | editar código-fonte]

Mensagem que indica erro causado pela instalação de drivers de forma incorreta para a placa de vídeo. Entre no modo de segurança e desinstale este driver.

BAD_POOL_CALLER[editar | editar código-fonte]

Esse erro aparece quando você instala um hardware com incompatibilidade. Normalmente ocorre quando é feito um upgrade do computador, mas com uma instalação incorreta. Ou seja, você atualizar o Windows 7 para o Windows 8, mas os hardwares não suportam os requisitos do Windows 8.

PFN_LIST_CORRUPT[editar | editar código-fonte]

Mensagem avisando sobre memória RAM defeituosa ou um conflito entre um software ou hardware, que resultou no corrompimento da lista do PFN , O PFN é usado por seu disco rígido para determinar a localização de cada um dos seus arquivos no disco físico. O diagnóstico de memória no prompt de comando ( msched) pode ter grande efeito para solucionar essa tela.

MACHINE_CHECK_EXCEPTION[editar | editar código-fonte]

Essa mensagem indica que sua CPU (processador) está defeituosa. Ou então sua fonte não consegue suportar a potência exigida pelo computador.

Verifique no site do fabricante o seu tipo de hardware para saber qual fonte é capaz de suportá-lo.


Veja também: Red Screen of Death

Windows XP e Windows 7[editar | editar código-fonte]

No Windows XP e no Windows 7 o ecrã azul sofreu algumas alterações, existindo até mais de um tipo.

Exemplo 1 em português

Foi detectado um problema e o Windows foi desligado para evitar danos ao computador

Se esta for a primeira vez que você vê esta tela de erro de parada, reinicie o computador. Se a tela foi exibida novamente, siga estas etapas:

Certifique-se de que existe espaço suficiente em disco. Se um driver for identificado na mensagem de parada, desative o driver ou solicite atualizações do driver ao fabricante, experimente trocar os adaptadores de vídeo

Consulte o fornecedor do hardware para obter atualizações de BIOS. Desative opções de memória BIOS, como cache ou sobreamento. Se precisar usar o modo de segurança para remover ou desativar componentes, reinicie o computador, pressione F8 para selecionar as opções avançadas de inicialização selecione o modo de Segurança.


Informações técnicas:

*** STOP: 0x000008E (0C0000005, 0XBFABFF1B, 0XB8F61B14, 0X00000000)

*** nv4_disp.dll – Address BHABBF1B base at BF9D4000, Datestamp 4410c8d4


Iniciando despejo de memória física.
Despejo de memória física concluída.
Entre em contato com o administrador.
do sistema ou grupo de suporte técnico para obter a informação.
Exemplo 2

A problem has been detected and Windows has been shut down to prevent damage
to your computer.

PFN_LIST_CORRUPT

If this is the first time you've seen this error screen,
restart your computer. If this screen appears again, follow
these steps:

Check to make sure any new hardware or software is properly installed.
If this is a new installation, ask your hardware or software manufacturer
for any Windows updates you might need.

If problems continue, disable or remove any newly installed hardware
or software. Disable BIOS memory options such as caching or shadowing.
If you need to use Safe Mode to remove or disable components, restart
your computer, press F8 to select Advanced Startup Options, and then
select Safe Mode.


Technical information:

*** STOP: 0x0000004e (0x00000099, 0x00000000, 0x00000000, 0x00000000)


Beginning dump of physical memory
Physical memory dump complete.
Contact your system administrator or technical support group for further
assistance.
Exemplo 3

A problem has been detected and Windows has been shut down to prevent damage
to your computer.

An attempt was made to write to read-only memory.

If this is the first time you've seen this error screen,
restart your computer. If this screen appears again, follow
these steps:

Check to make sure any new hardware or software is properly installed.
If this is a new installation, ask your hardware or software manufacturer
for any Windows updates you might need.

If problems continue, disable or remove any newly installed hardware
or software. Disable BIOS memory options such as caching or shadowing.
If you need to use Safe Mode to remove or disable components, restart
your computer, press F8 to select Advanced Startup Options, and then
select Safe Mode.


Technical information:

*** STOP: 0X000000BE (0XF90A0905, 0X01CD5121, 0X8055616C, 0X0000000A)

*** NDIS.sys – Address F90A0905 base at F9083000, Datestamp 41107ec3


Beginning dump of physical memory
Physical memory dump complete.
Contact your system administrator or technical support group for further
assistance.
Exemplo 4

A problem has been detected and Windows has been shut down to prevent damage
to your computer.

The problem seems to be caused by the following file: Wikipedia.exe

PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA

If this is first time you've seen this Stop eeor screen, restart your computer. If this screen appears again, follow these steps:

Check to make sure any new hardware or software is properly installed. If this a new installation, ask your hardware or software manufacturer for any windows updates you might need.:

If problems continue, disable or remove any newly installed hardware or software. Disable BIOS memory options such as caching or shadowing. If you need to use Safe mode to remove or disable components, restart your computer, press F8 to select Advanced Startup Options, and then select Safe Mode.


Technical information:

*** STOP: 0X00000050(0xFO3094C,0X0000001, OxFBFE7617, 0X0000000)

*** SPCMDCON.SYS - Adress F8FE7617 base at F8FE5000. DateStamp 3d6dd67c


Windows Me[editar | editar código-fonte]

                                   Windows 


   Ocorreu um erro. Para Continuar:
   Pressisone ENTER para retornar ao Windows, ou Pressione CTRL+ALT+DEL para reniciar
   seu computador. Você perderá todas as informações não salvas
   em todas as aplicações abertas.

   ***  Erro: 0D : 0157 : 00005ED7

                         Pressione qualquer tecla para continuar _

Windows 2000[editar | editar código-fonte]


STOP: c000026c {Unable to Load Device Driver}
\SystemRoot\System32\Drivers\Fdc.SYS device driver could not be loaded.
Error Status was 0xc000012f

If this is the first time you've seen this Stop error screen,
restart your computer. If this screen appears again, follow
these steps:

Check to make sure any new hardware or software is properly installed.
If this is a new installation, ask your hardware or software manufacturer
for any Windows 2000 updates you might need.

If problems continue, disable or remove any newly installed hardware
or software. Disable BIOS memory options such as caching or shadowing.
If you need to use Safe Mode to remove or disable components, restart
your computer, press F8 to select Advanced Startup Options, and then
select Safe Mode.

Refer to your Getting Started manual for more information on
troubleshooting Stop errors.

Windows NT e Xenix[editar | editar código-fonte]


*** STOP: 0x0000000A (0x00000000, 0x00000002, 0x00000000, 8038c510)
IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL*** Address 8038c510 has base at 8038c000 - Ntfs.sys

CPUID:AuthenticAMD irq1:1f SYSVER 0xf0000565

Dll Base DateStmp - Name               Dll Base DateStmp - Name
80100000 336546bf - ntoskrnl.exe       80010000 33247f88 - hal.dll
80000100 334d3a53 - atapi.sys          80007000 33248043 - SCSIPORT.SYS
802ab000 33013e6b - epst.mpd           802b5000 336016a2 - Disk.sys
802b9000 336015af - CLASS2.SYS         8038c000 3356d637 - Ntfs.sys
802bd000 33d844be - Floppy.sys         803e4000 33d84553 - viaide.sys
f9328000 31ec6c8d - Siwvid.sys         f95c9000 31ec6c99 - Null.SYS
f9468000 31ed868b - KSecDD.sys         f95cb000 335e60cf - Beep.SYS
f9348000 335bc82a - i8024prt.sys       f95cb000 3373c39d - ctrl2cap.SYS
f947c000 31ec6c94 - kbdclass.sys       f9474000 3324806f - mouclass.sys
f9370000 33248011 - VIDEOPORT.SYS      fe9d7000 3370e7b9 - NDIS.SYS
f9480000 31ec6c6d - vga.sys            f93b0000 332480dd - Msfs.SYS
f90f0000 332480d0 - Npfs.sys           fe957000 3356da41 - ati.sys
a0000000 335157ac - win32k.sys         fe914000 334ea144 - ati.dll
fe0c9000 335bd30e - Fastfat.SYS        fe110000 31ec6c9b - Parport.SYS
fe108000 31ec6c9b - Serial.sys         f93b4000 31ec7c9d - ParVdm.SYS
f9050000 332480ab - Parallel.sys

Address dword dump Build [1314]                                - Name
801afc24 80149905 80149905 ff8e6b8c 80129c2c ff8e6b94 8025c000 - Ntfs.SYS
801afd24 80129c2c 80129c2c ff8e6b94 00000000 ff8e6b94 80100000 - ntoskrnl.exe
801afd34 801240f2 80124f02 ff8e6cf4 ff8e6d60 ff8e6c58 80100000 - ntoskrnl.exe
801afd54 80124a16 80124a16 ff8e6f60 ff8e6c3c 8015ac7e 80100000 - ntoskrnl.exe
801afd64 8015ac7e 8015ac7e ff8e6cf4 ff8e6f60 ff8e6c58 80100000 - ntoskrnl.exe
801afc70 80129bda 80129bda 00000000 80088000 80106f60 80100000 - ntoskrnl.exe

Restart and set the recovery options in the system control panel
or the /CRASHDEBUG system start option. If this message reappears,
contact your system administrator or technical support group.

Windows 95/98[editar | editar código-fonte]

                                   Windows 


   Ocorreu um erro fatal OE em 0157:BF7FF831. O aplicativo em uso
   será encerrado.

   *  Pressione qualquer tecla para encerrar este aplicativo.
   *  Pressione CTRL + ALT + DEL para reiniciar seu computador. Você irá perder
      os dados não salvos em todos os aplicativos.

                         Pressione qualquer tecla para continuar _

BSOD em Videogames[editar | editar código-fonte]

A BSOD também tem suas aparições comuns em videogames portáteis.

PlayStation Portable[editar | editar código-fonte]

A BSOD ocorre no PlayStation Portable quando o cartão é removido enquanto o console está desligando. Também pode acontecer quando o espaço de disco está cheio e o usuário pretende salvar o seu progresso no game.

Nintendo DS[editar | editar código-fonte]

No Nintendo DS original, a tela é azul. Já no Nintendo DS Lite, a tela é púrpura. Ela aparece quando o usuário está utilizando o PictoChat, e remove um cartão de Nintendo DS ou Game Boy Advance. Se usuário, ainda utilizando o PictoChat, fecha o console, com um cartucho dentro, o console é automaticamente desligado para prevenir o erro.

Game Boy Advance[editar | editar código-fonte]

No Game Boy Advance e Game Boy Advance SP a tela aparece simplesmente, quando um cartucho em execução é removido.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Microsoft Corporation. Microsoft Windows NT Workstation Resource Kit. 1º ed. [S.l.]: Microsoft Press, 1996. ISBN 1-57231-343-9
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Tela azul da morte