Windows 1.x

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Windows 1.0)
Windows 1.0x
Versão do sistema operativo MS-DOS
Logótipo
Windows1.0.png
Microsoft Windows
Produção Microsoft
Lançamento 20 de novembro de 1985; há 36 anos
Versão estável 25 de abril de 1987; há 35 anos
Estado de desenvolvimento
Suporte de base encerrado em Junho de 1997
Suporte estendido encerrado em 12 de novembro de 2000
Cronologia
Windows 2.x

Windows 1.0 foi uma interface gráfica de usuário (GUI) entre o sistema operacional Microsoft DOS e o computador, é a primeiro versão da família Windows desenvolvido pela empresa norte-americana Microsoft. Inicialmente, este não era um sistema operacional próprio, era apenas uma interface no modo gráfico que com o auxílio do dispositivo mouse facilitava o uso do computador com sistema MS-DOS, com funcionalidades relativamente limitadas. A primeira tentativa de criar um sistema multitarefa. Foi desenvolvido até versão 1.04 lançada em 1987. Sendo sucedido pelo Windows 2.x, lançado em 9 de dezembro de 1987.

História[editar | editar código-fonte]

Em 20 de Novembro de 1985, foi lançado a versão final do Windows 1.0. Em 1984 foram lançadas as versões Alpha, Beta e Developer Release 5.[1] Para usá-lo, era necessário no mínimo ter uma máquina contendo o sistema MS-DOS 2.0, com 256 kB de RAM e um disco rígido (na época a maioria dos computadores não possuía armazenamento interno, sendo usado disquetes de 5¼ (antecessor do pendrive) para tal função - O MS-DOS 1.0 rodava usando um disquete). Na época, o MS-DOS só conseguia suportar 1024 kB de aplicações. Foi instalado em computadores IBM XTs que tinham apenas 512 kB de memória lógica RAM, ocupando praticamente toda a memória do computador.

Inicialmente, o sistema foi lançado divido em 5 disquetes de 5.1/4" de capacidade de armazenamento de 360 kB. Acompanhado de: um Calendário, Bloco de Notas, Calculadora, Relógio, o CardFile, o editor Microsoft Writer, o editor Paint, programas de comunicação e, o jogo Reversi. A primeira tentativa de criar um sistema multitarefa, mas não possuía sobreposição de janelas (tinha os comandos "Zoom" e "Iconize"). Possuía muitos erros principalmente na versão 1.0 Premiere Edition e na versão 1.01.

Versões[editar | editar código-fonte]

A primeira versão é numerada como Windows 1.0 Premiere Edition.[2] A versão 1.01 foi lançada logo depois. A versão 1.02 foi lançada internacionalmente em maio de 1986 e ganhou edições em várias línguas europeias. A versão 1.03 foi lançada em agosto de 1986 internacionalmente. A versão 1.04 foi lançada no começo de 1987 (algumas fontes afirmam que foi em janeiro, outras falam que foi em abril).

Interface[editar | editar código-fonte]

O Windows 1.0 trouxe uma interface com cores vibrantes ao usuário, porém somente possível sua reprodução em monitores com cores, pouco comuns à época de seu lançamento. Foi também o primeiro sistema da Microsoft a utilizar Mouse, janelas e ícones. Nesta versão ainda não havia sobreposição de janelas, apenas comandos de "Zoom" para maximizar e "Iconize" para minimizar.

PowerPoint e Excel[editar | editar código-fonte]

Em 1985 a Microsoft e a IBM assinam acordo para desenvolvimento conjunto de um futuro sistema operacional, no mesmo ano lança o Microsoft Windows 1.0. Em 1987 a Microsoft compra o programa de apresentações PowerPoint e lança a planilha eletrônica Excel.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Chaitanya Sareen (20 de novembro de 2008). «The Windows 7 Taskbar». Microsoft. Consultado em 27 de agosto de 2009 
  2. Virtual PC Guy's WebLog : The other reason why I love Virtual PC